pesca ao robalo!

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"pesca ao robalo!"
na nova versão do site.

luis
Registado: segunda mar 14, 2005 12:00 am

Mensagem por luis »

Tenta pescar mais com a maré vazia, se possivel em croeiros em que ficam com um palmo de àgua (na vazia), já os croeiros que ficam totalmente secos penso eu que são piores. :wink:
Eu comecei a pescar à relativamente pouco tempo(10 anos) mais à bóia do que ao fundo e ao corrico.
Aprendi a vêr os outros pescar, perguntando tambem como é que se faz e ir tentando fazer parecido com o que achamos ser o correcto.
Com o passar dos anos percebi que fazia e ainda faço algumas asneiras, :oops: mas uma coisa eu tenho a certeza, já consigo olhar para o mar e saber vêr numa praia onde está um sitio bom para tirar uns robalos. :wink:
Se tivesse nascido aqui, por ex.na lourinhã que é onde vivo, e começado a pescar desde miúdo se calhar a história era outra.
E não percas tempo, porque já chegou a altura deles encostarem.
Abraço
Luis
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

visão

Mensagem por ABEL POLICIA »

óra aí está um pormenor que na minha opinião é 90% de possibilidades de eixito numa boa pescaria ,de facto chegar á praia e saber ler o que o mar diz não é pra toda gente ,eu sinceramente gostaria de ser mais perfeito ,ou melhor dizendo ,mais perspicaz nessa realidade ,embora acho que já fui mais tóto nisso ,mas.......... :roll: :roll:
morgas
Registado: terça out 17, 2006 10:32 am

Re: visão

Mensagem por morgas »

Epá, estamos todos muito perto, eu vou tantas vezes para a ATALAIA. (Lourinhã) pois tenho um primo que comprou lá casa e vamos muitas vezes para a praia em frente pescar e é aí que tenho pescado muitas vezes. O amigo Ramiro tem um POST com pesqueiros ali na zona espectacular, até vou usar esse POST como referência ainda este Fim-de-semana. Vou tentar seguir as vossas indicações.

Abraço a todos

Morgas
octopus
Registado: domingo jan 15, 2006 4:55 am

Mensagem por octopus »

olá a todos!

para verificar a topografia de uma praia à um truque que se calhar os mais novos nestas andanças não sabem e trata-se simplesmente de utilizar óculos com lentes polarizadas!.
depois de olhar com atenção basta verificar que há zonas mais escuras onde as ondas não rebentam ( fundões) e outras zonas mais claras onde se dá a rebentação ( coroas de areia).

Mestre Ramiro, onde é que devo colocar a chumbada na maré vazia, ponto 1,2,3,4 ou 5?

e na maré cheia?

- considera que para os robalos´( ou bailas) é melhor sobre a coroa ou nas suas margens ?
Anexos
praia com duas coroas de areia e um fundão ( azul + escuro)
praia com duas coroas de areia e um fundão ( azul + escuro)
praia.jpg (61.51 KiB) Visto 2166 vezes
frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

morgas Escreveu:Caro aranha,

Não encontro nada especifico, quero saber qual a melhor isca e técnica, se é que se pode dizer "melhor técnica". Eu penso que me enquadro no estilo "Surfcasting" e não costumo apanhar muito este tipo de peixe. Já pesquei á boia, mas não me fascinou daí procurar sempre pesqueiros onde possa fazer uns bons lançamentos... mas o robalo não pega muito. estou curioso por outras maneiras de apanhar o "bicho". Será o isco ou a montagem que não são as mais correctas? Será a técnica? Epá... sargos, safias, douradas, etc... é a pontapé... mas o robalo está a deixar-me preocupado, sabes porquê? Porque quando começei a pescar (já faz longos anos), ia com o intuito de apanhar peixe, independentemente do que fosse. Hoje em dia preocupo-me com o tamanho e com a qualidade e fico lixado quando apanho um sargo e me dizem: -"Áhhh é um sarguito... não é mau!" - Porra, não é mau... epá, diz-me lá onde é o teu caixote. Logo de seguida o gajo tira um robalito, e diz: -"Epá, isto é que é um peixe..." - Ya, o sargo é um bife! Quero bons exemplares e parece que parei de evoluir, começei a pescar muito puto e tudo aquilo que aprendi foi sozinho. E aqueles "cotas" que têm a mania que sabem muito e depois ficam a olhar para mim a tirar peixe e dizem. "Estes putos têm uma sorte..." -Ya! Um gajo olha para a cana deles e vê-a bater com peixe a debicar isco, e eles estão a fumar ou finjir que percebem muito daquilo e nem notam. Quando começam a recuperar, dizem que vem lá peixe e trazem um molho de algas... Dá-me uma vontade de rir!!!! Coloquei o POST aqui nos TÓTÓS, não por me achar um, mas por pensar que era o sitio onde colocava algumas dúvidas, óbvias aos mais experientes!

Cumprimentos

Morgas

Caro Morgas

Tótos somos todos, porque ninguem sabe tudo, à é pescadores com mais experiência que outros e alguns com mais capacidade para ler o mar e adequar o tipo de pesca ás condições que lhe são oferecidas, é precisamente com essa intensão que foi criado este sit pôr á disposição dos pescadores mais inesperientes informação dos mais experientes. Quanto à pesca de Robalos em surfcasting já vi pescar Robalos em sítios que para mim era quase impossivel estar uma sargueta quanto mais um Robalo de 4 Kilos e ele estava lá, durante o este Verão com mares parados aprendi realmente onde e como pescar Robalos e Bailas mesmo junto aos nossos pés estão aqui no site alguns postes onde falo da pesca à cagadinha nome que damos aqui na zona a esse tipo de pesca, mas para mim o sargo tambem é um excelente peixe tanto desportivamente com no prato não vejo nenhuma razão para que seja desprezado nem desconsiderado, um sargo com 400g assado na brasa é uma maravilha.
Quanto a conversas na praia com pescadores que não conheço o meu lema é ouvir e depois tirar as minhas conclusões já tenho ouvido coisas que não lembra ao diabo mas também já retirei muitos ensinamentos daquilo que alguns pescadores mais velhos e não só me transmitiram.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

O meu ponto preferido é o 4 principalmente se tiver fundão, não tanto para os robalos mas para todo o tipo de peixe, principalmente para as douradas.

Quanto aos robalos, pelo menos aqui para estes lados, costumam sair bem em cima das coroas, principalmente quando começa a época da desova.

O ponto 1 também é a considerar, se eu estivesse perante um fundão desse tipo, direito ao mar, até levava era umas sardinhas para engodar e colocava a pesca bem perto (cagadinha). Esta técnica é muito utilizada pelos velhotes de Peniche e Nazaré que vêem pescar aqui para a costa da Lourinhã no Inverno, por vezes apanham bons robalos assim.

Entre os pontos 2 e 3 optaria principalmente pelo ponto 2, porque apanha a aba do croeiro junto ao fundão, mas para a chumbada se manter aí no ponto certo, o mar não podia estar a correr nada, senão ficava sempre no meio do fundão.

Em resumo todos os pontos são bons, uns melhores que outros, conforme o estado do mar e a altura do ano.

Mas não há nada como experimentar no dia, quantas vezes estou num sítio e depois passado algum tempo começo a reparar noutro que me parece melhor a poucos metros… não há nada como testar se não estiver a sair nada, por vezes somos recompensados por isso.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

JC, como já disseram acima, esses spots para se colocar a chumbada variam, principalmente com o Robalo.
E para além dos spots, temos de considerar o estado do mar. O mar, se por exemplo estiver a levantar demasiada areia em cima das coroas, é para esquecer... vale mais ir para casa.
Socorrendo-me do teu desenho, o fundão entre coroas (ponto 1) pode ser um bom local, desde que o mar faça por aí escoa. Se assim fôr, há boas possibilidades que encontremos aí peixe, já que o mesmo espera que essa escoa lhe traga comedia trazida pela corrente.
Mas num caso desses e havendo possibilidade, nada melhor que pescar com 2 canas e tentar localizar onde pára o peixe, se na coroa, se para lá dela se para cá, se na aba da coroa, etc, etc.
Todas estas manobras podem parecer disparatadas aos olhos de outros pescadores presentes no local, que se limitam a mandar lá para dentro e esperar. Por vezes ainda comentam "olháquele, não pára sossegado" mas... no fim é que se fazem as contas. :wink:
Concluindo, os factores são tantos e variam de zona para zona, que só podemos tentar melhorar as nossas probabilidades de sucesso... certezas nunca há. 8)
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

geralmente aposto mais no ponto 1, por vezes gostava de ir ao 4 mas geralmente está muinto longe
Responder