MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por FILIPEPC »

JO, isto dava conversa sem fim, não leste bem as minhas críticas( mas como és o 1º a dizer que elas não transmitem emoções), eu percebo.
Quem se meteu nesta guerra(que para mim será perdida, é uma questão de tempo), já sabia ao que ia, logo ou se adapta ao que tem, ou mais vale desistir.
Fico satisfeito que existam pessoas que tenham vontade de defender a pesca, imagino, que as dificuldades são muitas, quer de organização, quer económicas, mas acho que se podia fazer mais no sentido de chegar aos pescadores, pois continuo a dizer, que a maioria nem sabe o que fazem essas associações, nem o que pretendem, e isso joga contra elas. Por mim podem continuar a cansar-se, mas enquanto não conseguirem ser mais globalizadoras, vai ser remar para trás, ou quanto muito para o lado.
Eu também gostava de ver os pescadores mais unidos, mas eu quero uma coisa, tu queres outra, o manel outra, o joão outra, e por aí, e sem bom senso, e um jogo de cintura enorme, é impossível conseguir unir qualquer coisa. O que tenho pena é de não existir um grupo forte que realmente pegasse numa associação, e que a projectasse como algo de todos, mas duvido que exista tal grupo. Todos olham muito para o seu umbigo.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por Ramiro »

Não tenho participado em algumas das 'conversas' mais profundas aqui no Sítio, já que requerem alguma meditação para se poder dar um contributo/resposta adequados, e tempo para isso é coisa que ultimamente tem sido escasso para mim. Portanto, se eu der aqui alguma calinada, que me perdoem... e estarei cá para esclarecer algum mal-entendido.
Dito isto, assim pela rama não posso deixar de concordar com os três mais interventivos (até à data) neste tópico (Paulo 'Boss', FilipePC e Jopinto). Cada qual aponta razões e motivos, crenças e descrenças, ânimos e desânimos e quando digo concordar é mais no sentido de compreender. Apesar de tudo, revejo-me mais nas palavras do Jopinto, em que um 'edifício' bem construído nunca se inicia pelo telhado e estabelecer fundações fiáveis e duradouras é trabalhoso. A maior parte do trabalho desenvolvido pela ANPLED até hoje tem tido por base a carolice de talvez 1 dúzia mal contada de pescadores, que se alguma têem feito é dar o seu melhor em prol da defesa da pesca lúdica e desportiva.
Quando se fala que a associação tem pouca exposição mediática e que a sua existência (e por tabela a sua mensagem) não chega à maior parte dos pescadores, é uma grande verdade, já que a grande maioria não recorre à internet nem a revistas da especialidade. Mas mesmo assim chega a muitos, os quais o melhor contributo que às vezes dão é o de dizer que a ANPLED 'anda um bocado parada', que o site da mesma não aponta nada de especial, assim, assado, frito e cozido. Eu gostava de saber quantos desses (ao menos) se deram ao trabalho de imprimir meia-dúzia de cartazes da ANPLED (sim, o site tem lá ficheiros para essa finalidade) para espalhar pelas lojas de pesca e cafés/pontos de convívio de pescadores e assim ir passando a palavra.
Por outro lado, e como já foi referido, o estado 'atirou uns ossos' corrigindo algumas das aberrações que existiam na lei, e a onda de fundo que se estava a criar e a sua respectiva inércia esboroou-se. Para ter uma pequena ideia, aqui o Sítio é um bom tubo de ensaio. Basta para isso ir observar alguns tópicos da época e tão simplesmente ver o n.º de visualizações desses tópicos, e comparar por exemplo com o tópico "A ANPLED em Bolonha na EFTIAC" colocado a 13/Fev/2010 ( http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =11&t=5780 ), neste momento com menos de 40 visualizações. Há tópicos mais recentes nas "Pescarias" com mais visualizações... o que mostra bem interesse da 'população pescadora' actualmente. A partir do momento em que : "Ah e tal... já posso outra vez engodar e usar uma faca para apanhar umas lapas" que positivamente se passaram a estar nas tintas para o assunto. Serão esses os mesmos que, no dia em que, por exemplo, o estado voltar a regurgitar alguma aberração legislativa, virão a correr e a gritar "Ó da guarda!!! Onde anda a ANPLED?!?!?".
Finalizando:
A Associação pretende representar os pescadores lúdicos e desportivos. Claro que não se pode pedir a toda a gente que contribua com o seu tempo e trabalho... afinal cada um tem a sua vida. Mas não ter tempo para colaborar não é desculpa. Quem não tem tempo, no mínimo associa-se e outros tratarão de os representar... afinal é essa a finalidade de uma associação... alguns a representar muitos. Para isso é preciso dotar essa associação com o mínimo de meios de actuação, e sem sócios ou com poucos, vai-se cada vez tornando mais difícil.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:Não tenho participado em algumas das 'conversas' mais profundas aqui no Sítio, já que requerem alguma meditação para se poder dar um contributo/resposta adequados, e tempo para isso é coisa que ultimamente tem sido escasso para mim. Portanto, se eu der aqui alguma calinada, que me perdoem... e estarei cá para esclarecer algum mal-entendido.
Dito isto, assim pela rama não posso deixar de concordar com os três mais interventivos (até à data) neste tópico (Paulo 'Boss', FilipePC e Jopinto). Cada qual aponta razões e motivos, crenças e descrenças, ânimos e desânimos e quando digo concordar é mais no sentido de compreender. Apesar de tudo, revejo-me mais nas palavras do Jopinto, em que um 'edifício' bem construído nunca se inicia pelo telhado e estabelecer fundações fiáveis e duradouras é trabalhoso. A maior parte do trabalho desenvolvido pela ANPLED até hoje tem tido por base a carolice de talvez 1 dúzia mal contada de pescadores, que se alguma têem feito é dar o seu melhor em prol da defesa da pesca lúdica e desportiva.
Quando se fala que a associação tem pouca exposição mediática e que a sua existência (e por tabela a sua mensagem) não chega à maior parte dos pescadores, é uma grande verdade, já que a grande maioria não recorre à internet nem a revistas da especialidade. Mas mesmo assim chega a muitos, os quais o melhor contributo que às vezes dão é o de dizer que a ANPLED 'anda um bocado parada', que o site da mesma não aponta nada de especial, assim, assado, frito e cozido. Eu gostava de saber quantos desses (ao menos) se deram ao trabalho de imprimir meia-dúzia de cartazes da ANPLED (sim, o site tem lá ficheiros para essa finalidade) para espalhar pelas lojas de pesca e cafés/pontos de convívio de pescadores e assim ir passando a palavra.
Por outro lado, e como já foi referido, o estado 'atirou uns ossos' corrigindo algumas das aberrações que existiam na lei, e a onda de fundo que se estava a criar e a sua respectiva inércia esboroou-se. Para ter uma pequena ideia, aqui o Sítio é um bom tubo de ensaio. Basta para isso ir observar alguns tópicos da época e tão simplesmente ver o n.º de visualizações desses tópicos, e comparar por exemplo com o tópico "A ANPLED em Bolonha na EFTIAC" colocado a 13/Fev/2010 ( http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =11&t=5780 ), neste momento com menos de 40 visualizações. Há tópicos mais recentes nas "Pescarias" com mais visualizações... o que mostra bem interesse da 'população pescadora' actualmente. A partir do momento em que : "Ah e tal... já posso outra vez engodar e usar uma faca para apanhar umas lapas" que positivamente se passaram a estar nas tintas para o assunto. Serão esses os mesmos que, no dia em que, por exemplo, o estado voltar a regurgitar alguma aberração legislativa, virão a correr e a gritar "Ó da guarda!!! Onde anda a ANPLED?!?!?".
Finalizando:
A Associação pretende representar os pescadores lúdicos e desportivos. Claro que não se pode pedir a toda a gente que contribua com o seu tempo e trabalho... afinal cada um tem a sua vida. Mas não ter tempo para colaborar não é desculpa. Quem não tem tempo, no mínimo associa-se e outros tratarão de os representar... afinal é essa a finalidade de uma associação... alguns a representar muitos. Para isso é preciso dotar essa associação com o mínimo de meios de actuação, e sem sócios ou com poucos, vai-se cada vez tornando mais difícil.
Em boa hora falaste (escreveste) é mesmo isso que em grande parte eu queria passar nos meus últimos posts acerca do assunto =D> =D> =D> , felizmente tens mais jeito/calma que eu para explicares as coisas. :fixe: :fishcool:
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por FILIPEPC »

Ramiro, eu escrevo e escrevo, e respondo a tudo, a ver se pico o pessoal(assumo que o faço, embora sempre com as ideias que tenho, se respondo muitas vezes é para ver se mexo o mar, que o peixe anda muito escondido), depois passam semanas, e nada. Quando dizes que o tópico tem 40 visualizaçoes(e ainda tens que pensar que muitas são dos mesmos intervenientes, logo visualizações de utilizadores se calhar são menos de 15), só vais ao encontro das minhas palavras, mas com o pensamento inverso, ou seja, também sentes que o pessoal não se vai mexer, nem tão pouco, a menos que lhe caia à frente dos olhos, ou a situação piore demasiado, vai alguma vez ter vontade própria. Até aqui é o mesmo que penso, daí eu dizer que a ANPLED, e demais associações, têm que perceber o contexto em que estão inseridas(eu sei que não devia ser assim, mas é mesmo assim), e ou vai ter com os pescadores, ou esqueçam, não se vai a lado algum. Vou repetir infinitivamente esta ideia, porque sou pescador, ando pelas praias, pelos pontoes, pelas lojas, e cafés, e sei o que "a casa gasta". O pessoal prefere beber 2 minis do que pagar 1 euro por mês a uma associação. Está mal? São parvos? Epa, sei lá se são ou não, sei que é assim, e que a menos que lá fosse alguem, a chatear, a percentagem dos que se mexeriam será sempre innferior a 10%.
Ramiro a percentagem dos pescadores que frequenta sites, ou compra revistas, não é de certeza superior a uns 15 ou 20% pois não? Eu tenho essa ideia. Não chega.
Se já imprimi e passei a mensagem, já entreguei a algumas pessoas chegadas, mas como não sei o que se passa, é me dificil ajudar mais, e também tenho tido pouco tempo, para investigar, bem tento aqui obter respostas, mas ninguem da ANPLED me vem cá mandar à fava. Era para mim um prazer dialogar com alguem da associação.
Já agora porque sei que também andas te por lá(forum da ANPLED), QUAL O MOTIVO DAQUILO NÃO SER UM FORUM MAIS FREQUENTADO? uTILIZADORES NORMAIS PODEM PARTICIPAR? OU SÓ QUEM PAGA QUOTAS?
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por Paulo »

FILIPEPC Escreveu:Ramiro, eu escrevo e escrevo, e respondo a tudo, a ver se pico o pessoal(assumo que o faço, embora sempre com as ideias que tenho, se respondo muitas vezes é para ver se mexo o mar, que o peixe anda muito escondido), depois passam semanas, e nada. Quando dizes que o tópico tem 40 visualizaçoes(e ainda tens que pensar que muitas são dos mesmos intervenientes, logo visualizações de utilizadores se calhar são menos de 15), só vais ao encontro das minhas palavras, mas com o pensamento inverso, ou seja, também sentes que o pessoal não se vai mexer, nem tão pouco, a menos que lhe caia à frente dos olhos, ou a situação piore demasiado, vai alguma vez ter vontade própria. Até aqui é o mesmo que penso, daí eu dizer que a ANPLED, e demais associações, têm que perceber o contexto em que estão inseridas(eu sei que não devia ser assim, mas é mesmo assim), e ou vai ter com os pescadores, ou esqueçam, não se vai a lado algum. Vou repetir infinitivamente esta ideia, porque sou pescador, ando pelas praias, pelos pontoes, pelas lojas, e cafés, e sei o que "a casa gasta". O pessoal prefere beber 2 minis do que pagar 1 euro por mês a uma associação. Está mal? São parvos? Epa, sei lá se são ou não, sei que é assim, e que a menos que lá fosse alguem, a chatear, a percentagem dos que se mexeriam será sempre innferior a 10%.
Ramiro a percentagem dos pescadores que frequenta sites, ou compra revistas, não é de certeza superior a uns 15 ou 20% pois não? Eu tenho essa ideia. Não chega.
Se já imprimi e passei a mensagem, já entreguei a algumas pessoas chegadas, mas como não sei o que se passa, é me dificil ajudar mais, e também tenho tido pouco tempo, para investigar, bem tento aqui obter respostas, mas ninguem da ANPLED me vem cá mandar à fava. Era para mim um prazer dialogar com alguem da associação.
Já agora porque sei que também andas te por lá(forum da ANPLED), QUAL O MOTIVO DAQUILO NÃO SER UM FORUM MAIS FREQUENTADO? uTILIZADORES NORMAIS PODEM PARTICIPAR? OU SÓ QUEM PAGA QUOTAS?
Filipe tens estado a falar com malta da ANPLED... Não estás a falar com a direcção da ANPLED mas se quiseres posso fazer uma perninha e pedir ai João para falar aqui. Provavelmente ele nem sabe que se está a falar disto aqui.

O Jopinto e o Ramiro fazem parte da ANPLED, eu faço parte de um órgão consultivo da ANPLED. :join:

Não me digas que nem foste ao site ver quem faz parte dos órgãos sociais [-X [-X

http://www.anpled.org/orgaossociais.html
Realizou-se no dia 4 de Abril de 2009 a Assembleia Geral de Associados Fundadores da ANPLED, na União Recreativa e Desportiva de Fontanelas e Gouveia. De acordo com a ordem de trabalhos divulgada, informa-se que foi apresentada e eleita a lista infra reproduzida pelo período de um ano.

Lista A

Assembleia Geral

Presidente: João Miguel Costa
Vice-Presidente: Dinis Ermida
Secretário: Nuno Monteiro
Suplente: Raul Ferrão

Direcção

Presidente: João Emílio Borges
Vice-Presidentes: Fernando Encarnação e Jó Pinto
Secretários: Gil Monteiro, Fernando Sousa e Ricardo Cascais
Tesoureiro: Rui Rodrigues
Suplente: Luís Nabais

Conselho Fiscal

Presidente: José Amorim
Vogais: Vítor Maia e Ramiro Santos
Suplente: Paulo Correia

Conselho Permanente

Sócios Fundadores: Mário Barros, José Afonso, Júlio Monteiro, Diogo Águas e Paulo Santos
Suplente: Alberto Reis
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por FILIPEPC »

Se responderes a tudo, nunca ninguem se vai acusar, estou à espera à semanas de um debate a serio, sei o que faço :fixe: .
Como te disse falei com o Gil, sobre algumas questões, sei quem faz parte do quê, e acho que como membros... devem dizer algo ao pessoal, informações precisam-se.
Vejo muita gente com implicações/interesses na pesca, vejo apaixonados, vejo membros/administradores/colaboradores, de alguns sites de pesca, em suma vejo gente bem relacionada, que da mesma forma, que tem facilidade em responder a tantas mensagens nos foruns, também o deve ter para expor o que se pretende como membros da ANPLED. Se não se anda a fazer isso então algo vai mal. Espero então por respostas, se bem que estamos resumidos a meia duzia de participantes.
Paulo, não devia ser eu a mexer com estas questões nos tópicos devidos, embora perceba o vosso desânimo, e a vossa pouca vontade de remar, por um país que dificilmente vos irá algum dia agradecer, mas como sabes, já te disse, que essa música já a sei toda, passei por situações semelhantes, e poucos agradeciam. Passados alguns anos, em que outros lá andaram, quando me veem, dizem, epa que saudades tuas, aquilo agora está ao abandono, ninguem quer saber, ninguem defende os alunos, ninguem se mexe, e eu recordo e penso, bem feito, agora arranjem-se. Mas enquanto lá andei, tive que me aperceber que iria ser assim.
Passando ao que interessa, no dia em que quiserem exprimentar fazer a minha sugestão( não sei quanto custaria), veremos se não aumenta significativamente, o número de utilizadores no site da ANPLED.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por FILIPEPC »

Ah, uma ideia, o facto de eu tentar opinar de uma forma mais ligeira, não significa, que não seja totalmente consciente, e muito menos que não esteja do vosso lado :fixe: , bem pelo contrário, apenas tenho é uma visão diferente sobre a forma de se tentar avançar, ou chamar a atenção a todos, pois considero que as vossas queixas, são a prova que as coisas não estão a correr como era esperado, logo há que reagir.
É que eu sou um dos que visualiza estes tópicos em muitos locais, logo se me dou ao trabalho, é porque estou interessado, e nem imaginam, por vezes, onde estou a fazê-lo. Desde cafés(com o portátil), ao trabalho, casa, e até mesmo na faculdade(ando a tirar mestrado), chego a abrir o p.c., só para ler e participar, logo sinto-me no direito, ou dever de dizer algo, agora, como disse ao JO, o que ele defende, pode não ser o mesmo que eu defendo, ou que outros defendem, sem um bom jogo de cintura, e uma forte vertente pedagógica, aliada a uma linguagem fácil e simples para os pescadores, e bem elaborada, mas directa, na hora de reunir com quem de direito.
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: MOVPNSACV Reunião no Ministério do Ambiente, 12 Março 2010

Mensagem por jopinto »

Atenção que eu não me "alarguei" muito sobre a ANPLED porque apesar de pertencer à Direcção, não estou À vontade para falar sem a restante equipa ter conhecimento. Gosto muito de trabalhar em equipa. :fixe:
Como o Ramiro disse e bem, os objectivos desta Direcção são muito especificos. Pôr a casa em pé, e "ajuntar" trabalhinho para quando chegar À altura termos material. Pena tenho de, conhecendo a realidade deste mundo da Pesca, não ter meios para conseguir dar a volta a algumas coisas. A realidade é tão má que é preciso coragem para (alguns...poucos)quererem fazer alguma coisa por isto, mas caso não se consiga, só vamos ter aquilo que merecemos. :moca:
Infelizmente existe mais gente a destruir (ou a tentar)do que a ajudar a construir. Os interesses dúbios neste sector são tantos que até "enoja"... :2dedos:
Responder