Ajuda compra carreto p/traineira

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda compra carreto p/traineira"
na nova versão do site.

malena
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: Ajuda compra carreto p/traineira

Mensagem por malena »

Boas.
Um dos meus melhores carretos de sempre foi um Daiwa Emblem Z, dos primeiros (azul acinzentado). Tinha um ratio muito baixo (+-3.5) o que lhe conferia uma recuperação muito baixa que era compesada pela pouquissima força que se tinha de exercer para rebocar o que quer que fosse.
Quanto aos Emblem Pro, só pesquei com um e não desgostei mas tem bastante menos força do que um ultrega ou do Cabo.
De qualquer das formas para melhor o ajudar-mos seria necessário que desse uma breve descrição da zona onde pesca e as especies que procura, porque se for para sitios pouco profundos (-50mts) e chumbadas leves pode optar por carretos mais leves e pequenos; se por outro lado, for para pescas mais pesadas as opções já terão de ser outras.
De qualquer das formas, mais uma vez lhe digo, que por pouco mais comprava o excelente Quantum Cabo, que é um carreto não muito pesado, pequeno, elegante, extremamente forte, muita força e recuperação qb, ou seja, alia num só as vantagens das outras opções aqui apresentadas.
Com este carreto consegue fazer a maioria das pescas efectuadas nas nossas águas, incluindo jigging, a mais exigente e, que nenhuma das outras opções apresentadas o consegue se exceptuarmos o GTW, que também tem uma resistencia assinalável, pelo menos em termos teoricos,porque na pratica nunca pesquei com nenhum.
PedroRocha
Registado: terça nov 10, 2009 10:38 am

Mensagem por PedroRocha »

malena Escreveu:Boas.
Um dos meus melhores carretos de sempre foi um Daiwa Emblem Z, dos primeiros (azul acinzentado). Tinha um ratio muito baixo (+-3.5) o que lhe conferia uma recuperação muito baixa que era compesada pela pouquissima força que se tinha de exercer para rebocar o que quer que fosse.
Quanto aos Emblem Pro, só pesquei com um e não desgostei mas tem bastante menos força do que um ultrega ou do Cabo.
De qualquer das formas para melhor o ajudar-mos seria necessário que desse uma breve descrição da zona onde pesca e as especies que procura, porque se for para sitios pouco profundos (-50mts) e chumbadas leves pode optar por carretos mais leves e pequenos; se por outro lado, for para pescas mais pesadas as opções já terão de ser outras.
De qualquer das formas, mais uma vez lhe digo, que por pouco mais comprava o excelente Quantum Cabo, que é um carreto não muito pesado, pequeno, elegante, extremamente forte, muita força e recuperação qb, ou seja, alia num só as vantagens das outras opções aqui apresentadas.
Com este carreto consegue fazer a maioria das pescas efectuadas nas nossas águas, incluindo jigging, a mais exigente e, que nenhuma das outras opções apresentadas o consegue se exceptuarmos o GTW, que também tem uma resistencia assinalável, pelo menos em termos teoricos,porque na pratica nunca pesquei com nenhum.
obrigado pela opinião. Eu procuro um carreto para pescar de traineira na zona de setubal e quiça ir até peniche, que aconselhas dentro de valores aceitáveis, visto que ainda sou iniciante mas estou farto de fazer força e venho de lá cansado, lol. Normalmente pesca-se 50/60 m de profundidade e por vezes menos.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Boas companheiro, quanto ao emblem, o Paulo disse tudo, não fique com ele. Esse ratio não é aconselhavel, pois vai obrigá-lo a dispender maior esforço.
Dentro desses valores, claramente o Banax gtw 4000. é uma bela máquina, tem muita força, os seus braços vão agradecer. O Quantum é tbambém muito bom, mas fica bem mais caro. Houve aqui algúem que falou no trinton, olhe que tb é muito bom, se bem que é feito de material um pouco menos resistente do que o gtw, mas tem muita força, e um ratio muito baixo, o ideal para o que pretende. Ah e arranja-se a 70 euros. Da Tica, não opino, pois pouco lhes toquei até hoje, não dá para ter uma opinião formada. Já ouvi dizer maravilhas, e já ouvi dizer muito mal. O shimano ultegra tb não é o mais aconcelhado para esta pesca, já paguei no corpo isso. é um carreto suberbo para surfcasting, mas para embarcada, não tanto.
Tenha atenção ao drag(força), e ao ratio. Julgo que nesta pesca isso é essencial, e se tem 150 euros para gastar, os que lhe indico, ainda lhe sobram para umas caixas de comprimidos para o enjoo. Divirta-se.
PedroRocha
Registado: terça nov 10, 2009 10:38 am

Mensagem por PedroRocha »

FILIPEPC Escreveu:Boas companheiro, quanto ao emblem, o Paulo disse tudo, não fique com ele. Esse ratio não é aconselhavel, pois vai obrigá-lo a dispender maior esforço.
Dentro desses valores, claramente o Banax gtw 4000. é uma bela máquina, tem muita força, os seus braços vão agradecer. O Quantum é tbambém muito bom, mas fica bem mais caro. Houve aqui algúem que falou no trinton, olhe que tb é muito bom, se bem que é feito de material um pouco menos resistente do que o gtw, mas tem muita força, e um ratio muito baixo, o ideal para o que pretende. Ah e arranja-se a 70 euros. Da Tica, não opino, pois pouco lhes toquei até hoje, não dá para ter uma opinião formada. Já ouvi dizer maravilhas, e já ouvi dizer muito mal. O shimano ultegra tb não é o mais aconcelhado para esta pesca, já paguei no corpo isso. é um carreto suberbo para surfcasting, mas para embarcada, não tanto.
Tenha atenção ao drag(força), e ao ratio. Julgo que nesta pesca isso é essencial, e se tem 150 euros para gastar, os que lhe indico, ainda lhe sobram para umas caixas de comprimidos para o enjoo. Divirta-se.
obrigado pelas dicas é que hoje estava para ir comprar o emblem por 144 euros e tb estava desconfiado assim para o que quero e pesco acho que o Banax gtw deve chegar e bem, obrigado companheiro.
malena

Mensagem por malena »

Boas se pesca a essa profundidade e se o que procura é força então o Cabo é excelente. O GTW só o experimentei agora o
Cabo já tem muito milhares de metros puxados e alguns com peixes bem grandes e problemas 0 e o primeiro que comprei já o fi-lo em segunda a um dono duma MT....logo deve já deve ter "dado a volta ao conta-quilometros" :shock:

Agora o preço também é mais elevado do que o GTW mas só pela comparação a "seco" acho que vale a pena a diferença.

Quanto ao facto de ser iniciante, o grande mal de quem inicia qualquer actividade é o seu pensamento: como sou novo nisto não vou investir muito; o problema é que se compra mais barato e ao fim de 2-3 vezes experimentamos outros materiais melhores e queremo-los, o que nos leva a gastar muito mais dinheiro além de ficarmos com a casa cheia de coisa novas que nunca mais lhe damos uso.

É preferivel investir um bocadinho mais naquilo que queremos do que depois ficarmos arrependidos.

Aconteceu ainda à pouco tempo com um amigo meu: também me pediu conselhos mas não os seguiu; agora passados 2 anos, quando falamos disso dá-me razão já que tem encostado um Vega, um dolphin, um super ultrega, utilizando neste momento um cabo e um biomaster pg, isto só em carretos fora as canas...... se de inicio tivesse comprado logo aquilo que queria não tinha gasto dinheiro em material que agora está encostado.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Concordo que muitas vezes o comprar barato sai caro. Mas também acho que por vezes temos de adequar o material à utilização que fazemos do mesmo.

Acho realmente o Cabo mais carreto que o GTW, agora se estivermos a falar de uma pesca esporádica digamos até umas 10 ou 12 saídas por ano, se calhar o investimento superior pode não justificar. Isto assumindo que o dinheiro / custo do material é problema. Foi por esta razão que comprei o GTW porque me pareceu que por volta dos 100€ era o melhor que havia na altura. :join:

Já agora o GTW que tenho é o 3000, estiver interessado neste carreto penso que é suficiente e não há necessidade de comprar o 4000, e com isto sempre fica com menos 100gr no conjunto.
malena

Mensagem por malena »

Pois concordo consigo mas, a diferença será assim tão grande???
O GTW andará por que valores? 130-140€? o Cabo que comprei novo custou-me 150€ mas agora penso que anda por volta dos 175€.
Se estes preços se confirmarem estamos a falar de 35-45€ de diferença, valor "insignificante" para alguém como nós que gasta pelo menos 50€ numa saída de embarcada!!!
Mas cada um é livre de pensar da forma como quer e o que para mim é muito bom para outro pode não valor um chavo.
Convém também salientar que as minhas intervenções defendendo esta opção nada têm a ver com questões comerciais, opino somente para ajudar os outros porque estas também já foram e, continuam a ser, relativamente a outros produtos.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Se a inclinação é para o GTW que é um optimo carreto, faço aqui um apelo a que se tenha muito cuidado com as batidas nas bordas e varandins dos barcos com este e outros carretos e especialmente na bobine pois commo é muito fina na parte superior, pode abrir fendas que depois é dificil corrigir. Existem outros carretos com esta forma, e que niguem liga, mas na hora do fio sair se tiver esses "cortes na parte superior da bobine, o mesmo prende e pode ficar danificado.
Um carreto com bobine cuja parte superior seja muito fina, pode criar problemas se estiver danificada, coisa que é dificil acontecer se a parte superior da mesma bobine for mais grossa e por conseguinte, mais arredondada, não existirá impedimentos para a saida de fio, e mesmo se houver batidelas é mais facil rectificá-las. :fixe:
Jo Pinto
Responder