Material p/ pesca á bóia, o melhor.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Material p/ pesca á bóia, o melhor."
na nova versão do site.

TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Pesca á bòia, o melhor sem duvida.

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
romeu32 Escreveu:Já nao me lembro de tirar um peixinho a boia.....
Tenho que ir a bruxa...
Mas sem duvida que para mim tambem é a minha pesca favorita,mas é claro que as outras tem as suas alegrias e desventuras...
Abraço.
Eu também já não apanho um peixinho à bóia à muito tempo, mas por não ir pescar à bóia à algum tempo, só tenho de arranjar uma oportunidade.
Boa continuação.
Braga.
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

É sem dúvida uma pesca orgásmica no entanto é preciso saber, pelo menos um pouco, do que estamos a fazer.
De contrário a pesca à Bóia poderá traduzir-se simplesmente em pesca a bóia.
E este último tipo de pesca é uma constatação bem real por esse Portugal a fora. Vemos cada uma que até parecem duas.
90% ou mais dos praticantes de pesca com bóia nem sabem o que é uma bóia quanto muito pescar com uma.
A pesca à Bóia requer, entre muitas outras coisas, um auxiliar muito importante – Engodo.
E se reparar-mos bem a maior parte dos pescadores praticantes deste tipo de pesca não usa engodo…porque será?

Duarte Nóbrega
catotas
Registado: quarta jul 15, 2009 9:22 am

Mensagem por catotas »

á boia....ao fundo...ao spinning...ao corrido....ao sentir....a zagaia.... até com as mãos.....importa que estamos lá por gosto, e ainda assim, apesar de através dos toques e luta ganharmos a pratica de saber +- o que lá vem...quando a cana se dobra...upa upa...que sensação!!! :hahaha: eu...ou de barco...ou na praia....pela minha imagem vejam a sensação de trazer o "babalozito" com 6,200 que estaria a 100 metritos da costa quando ferrou....uiiiiiii que gozo!!! :beer:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Pegando no post do sargalhão.

Já os antigos diziam, pesca à bóia sem engodo = grade.

Claro que nem tudo é assim tão linear, mas realmente o engodo têm extrema importância na pesca à bóia.

Mas atenção que engodar não é mandar engodo para o mar. Devemos conhecermos o pesqueiro, se não o conhecermos devemos observar, se engodarmos por engodar, podemos estar a afastar o peixe em vez de o atrair ao nosso local de pesca. :pay:
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

O porque é assim? :hummm:
Porque afinal é necessário engodo para pescar à Bóia, quando em Surfcasting, ou pesca de fundo como a maioria lhe chama, os níveis de captura até são consideráveis, sem no entanto ser usado qualquer chamariz auxiliar?
Tenho a minha teoria… :pay: mas gostava de ouvir (ver) a vossa.
DNN
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

sargalhão Escreveu:O porque é assim? :hummm:
Porque afinal é necessário engodo para pescar à Bóia, quando em Surfcasting, ou pesca de fundo como a maioria lhe chama, os níveis de captura até são consideráveis, sem no entanto ser usado qualquer chamariz auxiliar?
Tenho a minha teoria… :pay: mas gostava de ouvir (ver) a vossa.
DNN
Isso nem sempre é assim, mesmo na praias há muita gente que engoda para pescar ao fundo, mas aqui ainda mais cuidado é necessário ter acerca do local onde se engoda.

Acho que qualquer tipo de pesca pode beneficiar com a utilização do engodo (excepto o facto de podermos atrais espécies menos nobres), desde que essa utilização seja bem feita.
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

sim...sim
Mas...
O que faz a final a pesca à Bóia uma pesca amada por muitos? (como diz o proprio tema deste forúm)
DNN
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Indo ao encontro do que o Paulo diz, que o engodo também é usado noutros tipos de pesca…
Sim é uma constatação.

E a pesca à bóia o que tem de especial? Será só pela utilização do engodo?
Penso antes de mais que a análise deverá ser feito sob duas formas de entendimento:
1º Forma de actuação e de pensamento, na utilização deste método de pesca por uma maioria de praticantes sem o mínimo de consciencialização da essência dos porquês – Pesca por imitação e por comodismo (redução da perda de material em acto de pesca).
2º Forma de pesca com objectivos específicos onde os alvos são concretos, ou seja direccionados para captura de uma espécie ou quanto muito, de 2 ou 3 no máximo.

Ou seja ainda, a pesca à bóia aqui tem níveis de parâmetros de conhecimentos que uma forma ou outra fascina o seu praticante.
Volto a perguntar será pelo engodo; pela forma de aplicação do mesmo, de saber-se usa-lo; da alquimia milagrosa de cada um; das quantidades…ou será de outra coisa qualquer…levando à dedução generalista que a “Pesca à bóia, é melhor sem dúvida”?
DNN
Responder