Nova legislação

Questões / Sugestões / Críticas

Acham que mudou alguma coisa?

Votação encerrada em quinta jul 24, 2008 7:46 am

Sim.
12
24%
Não, continua tudo na mesma.
39
76%

Total de votos: 51

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova legislação"
na nova versão do site.

wildcat
Registado: sábado mai 06, 2006 9:51 pm

Re: Nova legislação

Mensagem por wildcat »

Penso que está na altura das licenças de pesca em águas interiores serem obtidas via multibanco ou via Net.
ATLANTIS
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Mensagem por ATLANTIS »

Acho que no essencial ficou tudo +/- na mesma, excepto a contribuição extra que temos que pagar.
Uma das coisas que me faz confusão e não acredito que seja por falta de informação, porque qualquer pescador consciente não precisa de leis para não fazer isto, é que continuo a assistir com frequencia demasiada o não se respeitar os tamanhos minimos do peixe. [-X [-X
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Bom sempre que se fala deste assunto o mesmo revela-se polémico.
De facto com a nova lei muita coisa mudou, foi imposta uma licença, maior defesa dos peixes pela obrigatoriedade das medidas das espécies, limite nas capturas, zonas que foram interditas, aplicação das taxas das licenças para um fundo dos pescadores profissionais e para a fiscalização, etc. etc. Por tudo isto muita coisa mudou.

Se esta Lei foi positiva ou não, de facto tenho pessoalmente muitas dúvidas, mas deixo as críticas para quem melhor souber avaliar. Pois eu estou mais virado para a vertente da pesca de rios interiores.

Carpa Real
LMCS
Registado: domingo jan 13, 2008 1:46 pm

Mensagem por LMCS »

Quando vou pescar, tenho de tirar uma licença por 12 euros e não é por isso que vou pescar para sítios melhores ou apanhe peixe maior ou melhor que anteriormente. O mesmo se passa com a pesca submarina que também pratico em que a licença teve um aumento de 1600%.
Outra alteração que verifiquei foi a criação de uma reserva (Luiz Saldanha-Arrabida) que veio a limitar ainda mais os locais onde podia pescar.
Se alguém ficou a ganhar com esta nova legislação certamente não foram os praticantes destas modalidades.
alvamarte
Registado: sexta mar 21, 2008 1:55 pm

Mensagem por alvamarte »

Se algo mudou foi no preço que se paga e a "aprender" que uma Licença Trianual é mais cara que uma Anual a multiplicar por três.
Até os Legisladores falham na Matemática e ao fim de Dois Anos ainda não corrigiram.
Outra coisa que mudou foi o terem criado uma Legislação que continua com muitas coisas por esclarecer junto das Entidades Oficiais.
Este Verão fui apanhado de surpresa pela Policia Maritima que me proibiu de pescar dentro de toda a Cidade de Vila Real de S.António.
Gostaria que alguém me esclarecesse, porquê?
Boas pescarias

Alvamarte
toalhas

Mensagem por toalhas »

Entretanto era bom que talvez saisse uma lei tipo robin dos bosques, onde as traineiras arrastoes etc chegavam a terra e era confiscado algum peixe para nós levarmos para casa.Esta sim era de mestre =D> =D>
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

toalhas Escreveu:Entretanto era bom que talvez saisse uma lei tipo robin dos bosques, onde as traineiras arrastoes etc chegavam a terra e era confiscado algum peixe para nós levarmos para casa.Esta sim era de mestre =D> =D>
:P :P :P :P :P :P =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Carpa Real
sparus
Registado: sábado fev 21, 2004 12:00 am

Mensagem por sparus »

O meu voto foi: Continua tudo na mesma.
Como só tinha uma opção de resposta foi a que dei e foi consciente, agora posso dividir o meu voto em várias partes.
1º Continua tudo na mesma porque assisto à Policia Maritima, por exemplo em Setubal no mês de Maio num Domingo a fazer de "cego" aos tais amigoss dos chocos e polvos, mais alguns robalos das anzoladas nocturnas, estava com o binoculo a ver a actuação da PM e o que vi foi abordarem e "chatearem" uma embarcação que estava mais chegada aos navios na SECIL, abordar a Maritimo Turistica na entrada da barra e a passarem junto destes senhores que estão lá todos os dias a encher baldes e a ir vender, note-se que a embarcação é de recreio, assim indica a sua matricula.
Desci até junto do parque da SECIL e estacionei o meu carro, observo a saida do pescado e conto: 3 baldes de chocos, 1 de polvos e 1 caixa azul bem cheia de robalotes que de certeza foram apanhados nas anzoladas nocturnas, isto para dois pescadores. Subentende-se o resto???
2º Continua tudo na mesma, o ano passado em Setembro fui passar uns dias a Sagres e estava tudo na mesma, pesca-se e vende-se por fora, só não vê quem não quer.
3º A semana passada estive a norte da Ericeira a pescar da rocha, deviam ter estado durante o dia mais de vinte pescadores, pasmem-se porque este Governo e esta Lei encomendada ao Sr. Dr. L.B. em 2000 e da qual ainda guardo alguns recortes, em que este, além desta aberrante Lei, ainda queria fazer do mar uma COUTADA!!! em que só ele e os amigos pescavam... Dizia eu, vinte e tal pescadores que em principio pagaram a sua licença não sei se cara ou não, a minha são 60,00 eur. e não vi sair um único peixe, talvez lá para a noite uns carapauzitos.
Será no minimo imoral obrigar os pescadores a pagarem licenças, sabendo os responsavéis por esta Lei que, quem pesca DESPORTIVAMENTE, não esgota os recursos marinhos nem põe em perigo o ecossistema.
4º PESCA DESPORTIVA, PESCAR DESPORTIVAMENTE, PESCADOR DESPORTIVO, PESCADOR DESPORTIVO DE COMPETIÇÃO, eram estas palavras que deviam vir no preâmbulo da lei. Peço a todos vós para consultar num qualquer dicionário o que quer dizer a palavra, LÚDICO, aqui começa o insulto a quem vive o gosto de pescar uns peixes puramente por desporto, para ter o prazer de utilizar a sua inteligência de humano para vencer um peixe, seja ele um sargo ou um espadarte, LÚDICO, é aquele que aprende por observação qual simio, é o que se entretem na infância, com jogos infantis, etc. etc.
Muito mais há a dizer e pelos vistos os pescadores desportivos compartilham a opinião que nada mudou, uns e outros por motivos diferentes mas no todo pensam que esta Lei não devia de existir, pelo menos enquanto não houvesse razão para isso.

Já agora, o que mudou foi a arrogância, e a má interpretação das Leis pelos agentes da PM, (Já passei por isto) o que mudou também são os belos 4x4 da PM a passearem e a fazer rali e ainda o nosso dinheiro não foi todo gasto, verão daqui por mais algum tempo como vai ser.

Desculpem o desabafo, já há muito tempo que não punha aqui uma linha, agora é só morder no isco e puxar com toda a força, zaragateiem comigo como um belo sargo costuma fazer com um pescador DESPORTIVO.
Valdemar
sparus
Responder