Ponteiras sensiveis!!! ou não!!?? :)

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ponteiras sensiveis!!! ou não!!?? :)"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Ora bem e continuando pardiante a conversa do Pzeca, o "poder" de antecipação pouco tem a ver com o movimento da ponteira (na minha opinao), mas o que ele diz está certo, ou seja não com a ponteira vergada mas direita consegue-se perceber outra e qualquer coisa que não seja a picada dita normal, mas a antecipação ou seja aquele segundo antes de sentirmos a picada não se consegue com muito vento, mas em condições normais e com MUITA ATENÇÃO, e apos perder muitas opurtunidades de ferrar à picada, consegue-se pressentir que o peixe vai picar, temos é que tentar perceber que especie de peixe andar por lá, os habitos, o modo de ferrar, etc. Penso que em pouco tempo e com vontade consegues. Em relação à cana e após a observação (principalmente quando "descanso") penso que precisas duma maior com já tenho opinado pessoalmente, não pelo facto de ferrar mas pelo "transporte" do peixe para cima. Uma cana maior (tipo 3 a 3,10mts) dá-nos a oportunidade de "controlar" melhor a subida, mas tudo vai com o tempo e a experiencia adquirida. Continua na Escola da vivencia de pescar, e mantem sempre o interesse, nos testes, no experimentar, e a olhar para o lado 8)
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Tambem como já deves ter reparado, nas ultimas 3 pescarias pouco peixe capturei, pelo facto de estar a experimentar ponteiras na Nautica, mas cheguei à conclusão de que a original é que é boa, mas não foi tempo perdido, aprende-se sempre "quelque chose" 8)
Avatar do Utilizador
AGoncalves
Mensagens: 447
Registado: quarta jul 13, 2005 2:37 pm

Mensagem por AGoncalves »

Boas a todos.
Não conconcordo com algumas das vossas opinioes... :twisted:
Ja exprimentei algumas ponteiras de carbono em canas de pesca embarcada e pessoalmente não gosto de pescar com ponteiras de carbono.
É verdade que ferram o peixe mais rapido, nisso concordo, mas que é mais dificil sentir o peixe, sobretudo naqueles dias de "mamar de faca e garfo" ou quando se pesca a alguma profunidade (40/60 braças). A menos que o peixe se mate! Situação que não assim tão dificil de encontrar como isso...
Ja vi e ja testei (o meu grupo de pesca de Peniche) varias canas com as ponteiras em carbono, o trabalhar da cana é logo outro, vibra menos, etc...
Afecta substencialmente o comportamento da cana em completo. As canas de barco que vi partirem, tinham TODAS as ponteiras em carbono! Como se costuma dizer, o material tem sempre razão, fica mais barato comprar uma ponteira do que um elemento novo para a cana!
Os reflexos, o instinto que cada pescador tem, tb variam muito!
O sentir das vibrações no punho da cana, ou saber ler as vibrações da linha no dedo... tudo conta.
Costumo pescar em Peniche a 40/60 braças e com a agua a correr muito, chumbadas de 200/240gr, mas em vez de ter a ponteira mais vergada faço o inverso, dou mais fio para ponteira fica sempre o mais direita possivel. Mas atenção, nao ferro o peixe ao menor toque!
Sobretudo porque pescar a 60 braças não é o mesmo que pescar a 20 braças, á que poupar o cabedal! Se cada vez que sentisse o peixe picar o puxasse para cima, em 3 horas tinha o cabedal feito em farrapos...
Tento SEMPRE ferrar 3 peixes para os tres anzois disponiveis.
Na minha humilde opinião, não é a ponteira que faz a TAL diferença, pode influenciar mas... é o "conjunto" que faz a diferença.
"Conjunto"= jogo de pernas+instinto+noite bem dormida+material de confiança

Um Abraço! :wink:
jopinto
Utilizador Regular
Mensagens: 2388
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

De perfeito nada existe a não ser a Natureza e outras coisas do Alem, mas em relação às ponteiras, posso concordar ou discordar sobre o tipo de material o que é um facto, pelo menos comigo, que pesquei durante alguns anos com ponteiras de fibra, mas dispenso. Reconheço que em algumas situações pouco frequentes poderão ser mais eficazes, isto se estiver à espera que o peixe se ferre sozinho visto que quando o peixe pica a pesca fica quase estatica no fundo, como a ponteira não tem "força" o peixe anda ali a comer o isco e às tantas ferra-se (é a persepção que tenho). Tendo em conta que para aproveitar apanhar 3 peixes duma vez será necessario pescar dessa forma e se esse é o objectivo talvez seja mais comodo e prático. O facto de vibrar menos é natural, mas a ponteira de carbono é até mais sensivel se se pescar da forma que já tenho referido com o movimento do braço a acompanhar o balanço da embarcação de modo a manter a ponteira direita e estatica, com o tal jogo de pernas.
Nunca parti ponteiras de carbono, penso que vai do "pescador" ou acidente.
O ler as vibrações na linha do dedo, faz-me evitar olhar para a ponteira e consegue-se só com ponteiras de fibra.
Nunca se deve puxar para cima ao menor toque, deve-se ter sensibilidade suficiente para perceber que trazemos peixe, e até perceber que não temos isco. perceber que tipo de peixe está ferrado, e por onde vem ferrado, penso que este tipo de sensibilidade adquire-se a pescar em fundos até 30 braças.
Se vos disser que a 330 metros de fundo, com o multifilamento no carreto se sente o peixe nas canas de 30 libras com se fosse a 50 metros, acreditavam? e que se consegue ferrar bem o peixe?
Aquilo de que me estou a aperceber é que o nosso amigo Gonçalves tem "A SUA TÉCNICA" e quando funciona bem e é eficaz para o objectivo defenido para uma pescaria, há que manter, mas não podemos perder de vista que outras poderão resultar igualmente bem. Estas trocas de opiniao são sempre enriquecedoras, e faz-me sempre reflectir na definição que tenho de que nada é perfeito nesta arte, e andamos sempre a aprender.
Mas uma coisa tenho a certeza, é que aquela pesca que se faz nas 20/30 braças, com os peixes dificeis, aguas lusas, etc. é que nos dão experiencias para outros voos.
Responder