canas para pesca embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"canas para pesca embarcada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por CANIVETE »

Com a ajuda de um amigo:um pega na cana pela base,situada na area do porta carretos o outro pela ponteira se levantares a cana na vertical consegues perceber o tipo de cana que tens.


abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Ó Manuel ajudar-te para quê, acho que fizeste uma explicação impecável e quem tiver dúvidas coloca-as, como já fizeram e a uma delas já a destes.

Vou só reforçar algumas ideias.

As adaptações às canas são deveras importantes, não querendo dizer que por eu gostar de pescar mais com esta, essa mesma cana resulte com aquele.

Estou farto de dizer que não gastem dinheiro em material, do género só para remediar, porque dias mais tarde estão a comprar outro e são duas despesas, mais vale esperar mais um mês e fazer um investimento melhor e que sirva as nossas necessidades, pelo menos por uns tempos largos.

As canas de pesca embarcada para os vários, deve ser uma cana polivalente e fiável, pois nesta pesca muitas vezes temos surpresas bem agradáveis.

A maioria do pessoal adapta-se facilmente às canas progressivas, sendo muitas delas bem leves, com boa resistência e nem por isso muito caras, temos é de procurar.

Adaptar ponteiras, conheço um indivíduo da pesca de competição, compre a cana que comprar, as ponteiras são sempre as mesmas que usa, adaptou-se aquelas e não quer outras. Não podemos comprar ponteiras por comprar, uns gostam mais de fibra, outros de carbono, etc, temos de ter uma ideia do que queremos. Para adquirir ponteiras temos de saber o diâmetro interior do elemento onde a vamos encaixar, eu prefiro que o diâmetro da ponteira que quero adquirir, tenha diâmetro inferior, pois prefiro aumentá-lo, do que diminuir.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por Joao Rodrigues »

Olá :fixe:
Bem....vou dar a minha opinião!

Estou plenamente de acordo com tudo o que disseram, apenas quero reforcar o seguinte:

Comecei a pescar com uma cana de pura acção de ponteira.
Adoro esta cana, tem uma ferragem muito facil, mas para peixe maiorzito já não gosto, pois sendo acção de ponteira, quando estou a puxar o peixe noto que as pancadas e arranques que o peixe dá são muito fortes e podem partir a linha pois a cana não dá margem para o trabalhar.
Acredito que seja uma excelente cana para pescar douradas, pois é muito facil nos apreceber-mos dos toques, e inclusive se tiverem bem concentrados, até se nota o peixe a comer antes de ferrar.

Actualmente pesco com uma progressiva....semi-parabolica.... :hummm:
Digam-lhe o que quiserem, facto é que já tenho mais confiança quando estou a recolher o peixe pois a cana absorve grande parte das porradas do peixe.

Mas uma coisa é certa......até à data só tenho pescado com uma ponteira (que felizmente dá nas duas canas) e até ver não vou experimentar outra.
sabinonet
Mensagens: 43
Registado: segunda mai 24, 2010 4:04 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por sabinonet »

Boas

Excelente tópico, para quem deseja iniciar-se na pesca embarcada, assim já pode ter uma ideia da diferença entre os vários tipos de canas que existem no mercado

eu só deixo a sugestão ao pessoal mais experiente para indicarem um ou dois modelos de cada tipo de canas mais faceis de encontrar nas lojas, é só uma sugestão

em relação ás ponteiras, isso é um assunto completamente diferente e que vai muito do gosto de cada um


Boa Pesca
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por mcll »

Boas pessoal,como disse anteriormente tenho alguma dificuldade em diferenciar na prática os diferentes tipos de cana. Enchime de paciência e acho que essa dificuldade advem do fato de todas as minhas canas serem iguais. Junto imagens de 2 delas sujeitas a 1,4 kg e 0,5 kg. devido ás restriçoes de URL's posto a minha cana actual depois.


Uma velha SILSTAR PT70BW SA com mais de 15 anos, muito fiel que já pescou em 3 continentes
url=http://imageshack.us/photo/my-images/211/1400a1.jpg/]Imagem[/url]
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Uma cana clássica de que os mais velhos se lembram - Hiro Princess BRS 270 sujeita aos mesmos pesos

URL=http://imageshack.us/photo/my-images/833/1400b1.jpg/]Imagem[/URL]
Imagem

Na minha opinião serão progressivas. Estou enganado ?
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por joaonumberone »

a 1ª parece ser semi parabolica, a 2ª parece mais parabólica ou semi :hummm:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por NelsonP »

Não percebo mesmo nada disso mas a informação que aqui está está muito boa. O teste está á maneira :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Vou fazer umas fotos de duas canas, com cargas suspensas, de 500 g e 1,5 Kg, as quais tem 4 e 4,5 m de comprido e depois falamos.

Penso que amanhã irá ser difícil meter cá isso, vamos ver.

Abraço.

Braga
Responder