Monofilamento ou Multifilamento? Ajudem aqui, ó faxavor...

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Monofilamento ou Multifilamento? Ajudem aqui, ó faxavor..."
na nova versão do site.

toalhas

Mensagem por toalhas »

Um contra, se entocar o multi fica lá todo isto a pescar nas rochas.
bodao
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

se estivermos a pescar com multi não a absorverão de luz no multi ou seja o multi se a luz apontar no fio não transmite essa luz ate aos anzóis se estivermos a pescar com o mono se a luz incidir no fio e transmitida ate ao fundo, experimentem fazer a experiência na praia apontando uma lanterna para o mono e veram o resultado. :wink:

cumps
quicksilva
Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm

Mensagem por quicksilva »

paulo Escreveu:Eu multi utilizo em 2 tipos de pesca apenas:

Barco: Carreto cheio de multi e depois uma baixada de mono.

Razão, como o multi é 0% elástico, fico mais sensibilidade.

Corrico com amostra directa: Multi directo à amostra.

Razão, com um fio é fino (mas têm resistência) consigo lançar mais longe.

Agora uma questão, estão a dizer para começar a usar multi porquê???? Qual a vantagem em concreto que dizem que vai conseguir com esse tipo de fio em detrimento do mono?
Boas Paulo.
A vantagem q quem me aconselha aponta, é essencialmente na "rigidez", durabilidade do fio e q não tem memória. E o argumento mais estupido de todos: " é o q toda a gente está a usar..."
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Amigo,a vantagem que o amigo puderá ter no multi é...!!
Sendo 1 fio com 1 diamentro menor,consegue trazer mais peso,mesmo com 1 fio finissimo,enquanto que com o mono isso não acontece.

Agora não se esqueça é que lá por estar a usar 1 fio multi 0,20 ou 0,25 ,não deixa de ter que fazer 1 chicote em mono para ser menos perceptivel ou verá que os resultados não sairam bons.
È como o Paulo diz,existem poucas situaçoes onde o multi é aplicado directamente á amostra ou ao anzol porque de resto em maior parte das situaçoes,utilizam 1 chikote em mono mais grosso.

A vantagem do multi no carreto é que consegue por mais linha,menos memoria e maior lançamento...só.

E não é pouco.eheheheheh.
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

só? :roll:

No spinning para além da maior distancia obtida no lançamento com o multi (em vez de um 0.30 de mono usar um multi 0.16 por ex.) e de maior resistência á tração... de +-7k do mono .30 passamos a +-12k do multi .16, o que nos vale uma maior confiança face a um peixe maior... e sobretudo nos salva algumas amostras "encalhadas" que com o mono estavam comdenadas (para resistir á abrasão temos que nos valer de uma ponteira de mono...fundamental e pesqueiros com rocha)

Mas para além destes aspectos, para mim o multi leva vantagem tb no que toca á sensibilidade... a menor espessura usada e a ausência de alongamento permite sentir muito melhor o trabalhar da nossa amostra e assim tornar as nossas animações mais eficazes...

Há uns dias atrás fui tentar a minha sorte á boca do Gilão na ilha de Tavira, spining dedicado exclusivamente a Robalos de bom porte e Anchovas. Com a maré ainda a encher e alguma "alface" na água a opção
foram amostras passeantes largadas á deriva na corrente e recuperadas depois com animações variadas... nem um toque... no entanto os 300m de multi no carreto permitiram sondar toda a saida do rio a distáncias impensáveis com um mono (hum talvez com um carreto de Surf e braços de Superhomem :roll:... mas sem a sensibilidade e ligeireza do conjunto de spining )
Com a maré cheia a opção foram os jerkbaits de bom tamanho: Marias, Rapalas e Luckys ...mais uma Yozuri Dt , um em cada dois lançamentos "capturava" alguma alface em suspensão (o que imediatamente se sentia no trabalhar das amostras...aqui mais uma vez a sensibilidade de multi pagava dividendos...)
Batimentos cardíacos mais acelerados só ao cair da noite com uma bela Anchova de 60 a 70 cm que se enamorou da Maria, perseguindo-a até aos meus pés (de tal forma que a Francisca, a minha pequena companheira de pescaria, achou tratar-se de um Tubarão)... chegou ali á beira e mau grado a animação com pequenos toque e algumas paragens, voltou em direção ao mar sem um toque... uma das fateixas trazia um pedaço de "alface" ...
quicksilva

bluemerlim Escreveu:Amigo,a vantagem que o amigo puderá ter no multi é...!!
Sendo 1 fio com 1 diamentro menor,consegue trazer mais peso,mesmo com 1 fio finissimo,enquanto que com o mono isso não acontece.

Agora não se esqueça é que lá por estar a usar 1 fio multi 0,20 ou 0,25 ,não deixa de ter que fazer 1 chicote em mono para ser menos perceptivel ou verá que os resultados não sairam bons.
È como o Paulo diz,existem poucas situaçoes onde o multi é aplicado directamente á amostra ou ao anzol porque de resto em maior parte das situaçoes,utilizam 1 chikote em mono mais grosso.

A vantagem do multi no carreto é que consegue por mais linha,menos memoria e maior lançamento...só.

E não é pouco.eheheheheh.

Desde já obrigado a todos.

Atão o xicote em mono é "peça" indispensável, não é??! Sem isso arrisco-me a q o mono dê nas vistas e todos os peixinhos o detectem.

è q tenho visto pescar sem xicote, mas se calhar é por ser em águas mais turvas.

E, já agora, sugere(m) alguma linha/marca mono pra fazer um bom xicote?
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Não sei se é peça essencial em todos os tipos de pesca.

Na pesca ao fundo embarcada considero essencial o multi e a baixada de mono.

Para pesca ao fundo na costa, não uso multi só mono :wink:

Mas afinal essa pesca às corvinas é em terra ou em barco?
quicksilva

paulo Escreveu:Não sei se é peça essencial em todos os tipos de pesca.

Na pesca ao fundo embarcada considero essencial o multi e a baixada de mono.

Para pesca ao fundo na costa, não uso multi só mono :wink:

Mas afinal essa pesca às corvinas é em terra ou em barco?
Boas Paulo.
A pesca é a partir da costa. E aqui pelas zonas de Belém á Expo e Cacilhas ao Seixal, (eu) tenho visto pescar sem baixada em mono. Aparentemente em fundos mais lodosos e arenosos.
Responder