[Tótó Master] Estou a falar bem?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"[Tótó Master] Estou a falar bem?"
na nova versão do site.

ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: [Tótó Master] Estou a falar bem?

Mensagem por ffgsoares »

Ó Marcos, quando se faz assim tantas perguntas torna-se difícil responder mais claramente, tens de seleccionar uma ou outra que tenhas mais dúvidas e assim vais tendo mais certezas, embora na pesca e como já o frizaram cada um tem as seus próprios métodos dentro da técnica base.

Uma observação tua chamou-me a atenção, "percebeste que quando a maré começa a encher mais vale ir embora" então mas porquê companheiro? dizes que o material ficava lá todo? se na vasia não tinhas obstáculos (pedras) a encher também não as terias, como é que o material prendia, areava as chumbadas? expecifica para te ajudarmos, ok!

Últimamente tenho feito jornadas de pesca com o João de 10/11/12 horas, pescamos com todo o tipo de marés e com várias alturas de água e não é por isso que se perde material, por vezes perdemos pelo facto que ao deixarmos as pescas muito tempo na água a chumbada "areia" enterra-se e é difícil de arrancar mas, fora isso.... !

Quanto aos ventos, bem, o melhor mesmo é que não haja vento ou que seja fraco.

O chumbo, isso depende das canas que usas mas, essas 200 g acho um exagero, mas sou eu, ok, eu pesco quase sempre com 140/150/160 g, mais de 160 g, nem tenho, e, só é preciso se o mar correr muito ou estiver muito bravo, coisa que me manda logo pra casa :join:

Boas pescarias :fixe:
malfernandes
Registado: sexta mar 08, 2013 11:14 am

Mensagem por malfernandes »

Ei again.

Com a maré a encher os ultimos lancamentos que fiz ficou la tudo e atencao que às tantas estive a lancar para a zona onde tinha estado de manha, ou seja sem rochas! Não sei se a perda de material se deveu à entrada da areia, mas de 10 em 10 min ia para rectificar o isco e pimba. Tudo preso! :huuum: até que desisti.

Quanto às cumbadas, uso as de 200grs aqui no Tejo quando esta a puxar a sério. Quando comeca a vazar mal lanco a chumbada, apesar do peso, farta-se de rolar. Onde costumo ir, se lancar para perto uma chumbada mais leve serve pois nao corre tanto, mas por norma lanco longe pois é onde esta o fundao. É onde por norma apanho mais peixe, mas aí a chumbada parece estar a ser puxada por um mergulhador...

Por norma a chumbada que mais uso tambem é a de 160 grs pois é a que por norma uso na preia e baixa mar.
ClaudioP
Registado: domingo fev 24, 2013 4:47 pm

Mensagem por ClaudioP »

Fernandes, embora não tenhas falado acerca da forma da chumbada, nota-se que há algo de perfil arredondado ou oval o que permite ser arrastado pela agua, não interessando o peso. Tenta usar uma chumbada que se fixe na areia. Está visto que não vai arear já que moves de 10 em 10 minutos. Por vezes, 200gr podem ser uma margem de manobra retirada à capacidade da linha ao se capturar um peixe de bom porte. Pior que perder o material , é perdê-lo com peixe no anzol.
Responder