Chumbo

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Chumbo

Mensagem por joaonumberone »

Joao Rodrigues Escreveu:Não tenho bem a certeza mas acho que é uma directiva comunitária que saiu na mesma altura aquando da proibição de venda dos termómetros com mercurio.
Tem a ver com metais pesados e afins.......

Mais não sei.
És capaz de ter razão, mas onde eu queria chegar é que se eu quiser chumbo vou a uma loja de pesca e compro, e depois vou alegremente poluir :hahaha:
Só se for proibido vender nas lojas é que eu acho alguma lógica a essa cena. Vou mas é comprar chumbo á tonelada para o futuro :hahaha:
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Chumbo

Mensagem por miguel30 »

Faz sentido ser ilegal vender sim... Se o estado lhes paga um x por x kilos de material mau para o ambiente é justo. As baterias dos carros sei que ganham até mto com as devolucoes das usadas agora chumbos de materiais que nao se ja vao reutilizar nao entendo o porque de nao deixarem usar... faz mais sentido proibir a fabricaçao de novas chumbadas para a pesca e reciclar as toneladas imensas de chumbo espalhados por este mundo.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Chumbo

Mensagem por Panca »

joaonumberone Escreveu:
Panca Escreveu:
joaonumberone Escreveu:Não sabia dessa ilegalidade, e sabes onde é que está escrito? e qual é a razão para essa lei tão eficaz?
Vai a uma sucata e pede chumbo :join: ou uma bateria usada, João eles recebem dinheiro por receber material por questões ambientais e etc... não podem ganhar duas vezes entendes :fixe:
Sim, mas não foi isso que eu perguntei, eu acredito no que dizes claro. Só que o produto derivado vai ter de ir para algum lado.
Sendo de baterias tudo bem, mas de resto não percebo se bem que em Portugal há muita coisa que não faz sentido nem se percebe.
Precisamente por isso João para onde vai não sei mas que vai ser usado para fazer alguma coisa sem duvida :fixe:
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Chumbo

Mensagem por fdp »

Boas pessoal !
O preço do chumbo varia entre 1euro/1.5euros Kg , depende do vendedor e do stock !
A venda de chumbo reciclado de baterias é perfeitamente legal , desde que provenha de
empresas CERTIFICADAS que reciclam o chumbo , os plásticos , e outros , que tenham tecnologias
aprovadas por lei para o tratamento dos ácidos que as mesmas contêem !
Penso ter lido algures que o preço de retoma se situa nos 2.700 euros tonelada !
Alguém terá que ganhar dinheiro com isso !
Uma bateria auto pesa em média 14/15Kg , sendo que mais de 50 % será chumbo ...
FAÇAM CONTAS !
Quanto aos «sucateiros» a história será outra !
Se comprares com «FACTURA» quase qualquer um te vende !
O problema é que quase todos eles compram ao «cambalacho» como tal não podem explicar
a proveniencia do material , daí que alguns se «encolham» e se tentem defender !
Quanto a lojas de pesca , se compraram «X» kg terão que facturar essa quantidade sem qualquer
margem de manobra , a não ser que também tenham comprado à «candonga» !
Neste momento SALVE-SE QUEM PUDER !!!
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Chumbo

Mensagem por jose elvas »

Uma pequena dica para o pessoal que queira fazer as suas chumabadas! Quando virem alguma casa antiga em remodelação/reconstrução dêm lá um pulo e falem com o empreiteiro, muitas das tubagens antigas eram/são em chumbo. No inicio da minha vida profissional trabalhei na empresa de construção do meu pai, perdi a conta ao chumbo que vendemos das reconstruções, ainda para ali tenho algum para derreter um dia destes... :fixe:
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Chumbo

Mensagem por canudo »

Boas,
O chumbo das baterias tambem é bom pra fazer chumbadas,afinal chumbo é chumbo!O problema é que tem muita escoria,é tramado limpar,etc de modo a que fique limpinho pra vazar no molde.
Eu como cá em casa o que nao falta é chumbo,é o que uso mas só aproveito os bornes,ainda assim esse tem muita escória por causa da ligacao do borne á linha condutora,tem lá uns produtos manhosos.
Para esclarecer a malta o chumbo das baterias nao atinge o valor que o nosso colega falou,nem perto disso,esse valor é de chumbo limpinho em lingotes,onde o valor mundial se regula pelo London Metal Exchange.
O melhor mesmo é a dica do chumbo das canalizacoes,mas com um pouco de trabalho se partires uma bateria,com calma ,tambem dará para o que pretendes,pois sacas uns bons quilos,se fores daqui da zona apita que te desenrasco isso
Canudo
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Chumbo

Mensagem por canudo »

miguel30 Escreveu:Faz sentido ser ilegal vender sim... Se o estado lhes paga um x por x kilos de material mau para o ambiente é justo. As baterias dos carros sei que ganham até mto com as devolucoes das usadas agora chumbos de materiais que nao se ja vao reutilizar nao entendo o porque de nao deixarem usar... faz mais sentido proibir a fabricaçao de novas chumbadas para a pesca e reciclar as toneladas imensas de chumbo espalhados por este mundo.
Boas,
95% do chumbo mundial já é reciclado,existem fortes medidas que limitam a extracçao deste material do subsolo,e com muita razao no meu entender,quantas milhares de baterias nao andam por ai ao abandono,isto só um exemplo entre outros,só á minha pala no mar estao de certeza uns bons quilos.
Canudo
Avatar do Utilizador
pintassilgo
Utilizador Regular
Mensagens: 2018
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Re: Chumbo

Mensagem por pintassilgo »

qual a melhor maneira pra tirar o chumbo de 1 bateria???
Responder