Os vinis montados com colheres têm dado bons resultados, tanto no mar como em água doce.

Josy Escreveu:Tenho reparado que os pescadores mais velhos mais experientes que eu ao corrico em determinados spots nos quais pescaram quase a vida inteira, numa época usam essencialmente um tipo de isco ou amostra, noutra época mudam quase radicalmente e tudo isto pescando aos robalos, portanto, estou em crer, que há muitas particularidades que fazem muita diferença dai que a experiência e a perspicácia conta.
![]()
Numa altura os robalos podem andar cheios de pilado e só atacarem algo que não dê muito trabalho e que válha a pena, outra podem andar em cardume á caça, os comportamentos são seguramente diversos.
O que eu penso é que os Robalos, mesmo andando cheios de pilado, atacam a amostra para diversificar a dieta. Sempre feijão, feijão, também enjoa.![]()
Acrescento ainda que no passado sábado chegámos a estar uns 10, fora os que por lá foram passando na maiora todos conhecidos e habituais frequentadores do spot, a pescar de várias formas num pontão. Vinis, zagaias, boia e pingalim, pigalim e chumbo, boia e isco, fundo, várias amostras que se iam alternando, quase tudo foi tentado. A conclusão generalizada foi que eles não andavam lá, ainda assim o único a apanhar um robalo digamos com umas 700 grs aproximadamente foi com uma zagaia (+-40 grs) com colher giratória pequena antes.
Eles podem andar no pesqueiro e não pegarem em nada porque não estão para morrer ou não querem aquilo que lhes têm para oferecer.![]()
Josy Escreveu:Caros companheiros, das amostras que postei efectivamente algumas devem ser para águas mais calmas tipo barragens como disse o José Elvas e trabalharem mais à superficie, não sei porque não sou nada versado em pesca de água doce embora tenha imensa curiosidade sobre essa pesca. No entanto e como as gramagens vão entre 9 e 36 grs dependendo do modelo, algumas afundam dando bem para pescar em águas digamos até 30 metros consoante o tipo mar e/ou corrente na água.
Para os pargos como disse o Levi pareçe-me pouca profundidade e também não me pareçem grande coisas para pesca vertical e sim mais para lançar esperar que afundem, as de maior peso, e depois ir corricando.
Embora já tivesse umas duas ou três amostras de hélice das do tipo que José Elvas postou compradas mais por curiosidade e pelo preço riculamente baixo a que as encontrei quase perdidas numa loja, achei estas originalmente diferentes pois a hélice está incorporada no próprio corpo da amostra.
Já agora... e estas que também achei muito curiosas com gramagens entre 10 e 35 Gr?
Obrigado, cumprimentos.
PeJotaFixe Escreveu:
Os vinis montados com colheres têm dado bons resultados, tanto no mar como em água doce.As colheres da Ecogear Blade Spin têm a particularidade de poderem ser acopladas, tanto no cabeçote como directamente no vinil.