correio da manhã

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"correio da manhã"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

O próprio secretário de estado já tinha dito isso quando foi interpelado acerca da lei na assembleia da republica.

Eu já há muito que tinha escrito aqui isso, essa aberração se quem está em competição não ter de respeitar os tamanhos mínimos.

Nenhuma novidade, mas fazem bem em colocar as infos, assim mais pescadores vão tendo conhecimento.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Já tinha feito uma cruz sobre responder e escrever sobre o tema LEGISLAÇÃO, mas nao posso deixar de responder a este tópico.
Que fique claro que não concordo com esta situação mas no que à pesca embarcada diz respeito e no caso dos tamanhos minimos, "ENTENDO" numa unica situação.
Por exemplo:
Temos um Campeonato do Mundo com muita gente de fora, e se por acaso houver alguns dias de mau tempo que nao seja possivel sair para o mar (e so neste caso), poderá ser possivel que esse Campeonato decorra numa embocadura dum Rio, ou dentro de um Porto, e se assim for os tamanhos dos peixes nesses locais serão pequenos, daí que a Federação (Alto Mar) tenha pedido essa alteração, mas repito só nesse caso especifico, embora eu pessoalmente não esteja de acordo. 8)
A Organização dum Campeonato do Mundo envolve muita responsabilidade, e alias la fora tambem se faz naqueles casos. 8)
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

daí que a Federação (Alto Mar) tenha pedido essa alteração, mas repito só nesse caso especifico, embora eu pessoalmente não esteja de acordo.
A Organização dum Campeonato do Mundo envolve muita responsabilidade, e alias la fora tambem se faz naqueles casos.
Pois sim, isso é uma excepção, que pode muito bem estar na lei. Agora treinos... vão treinar para quê? Para apanhar peixe pequeno?

E mais digo, aqui está a prova (como se fosse necessário provar) que nunca será uma federação a defender os interesses dos pescadores que não entram em competição, que por muito que custe, são a maioria, na qual eu me incluo.

Uma federação existe para defender a competição (meia dúzia). E tu Jo sabes isto, já tive a oportunidade de te dizer pessoalmente. Isso sim, para mim é uma aberração.

Os outros todos que não fazem competição, nunca poderão ser representados por uma entidade que defende, e é para isso que ela existe a pesca de competição.

Já agora, eu nunca fiquei escandalizado pela federação não me defender, eu não sou federado, vocês são?

Só fico escandalizado é por estar a fomentar a captura de espécies sem tamanho mínimo legal nos seus desportistas. A lei tem de ser para todos, podem haver excepções, como a que foi apontada, agora treinos não são excepções.
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Cito: Não contentes com isso estes senhores tentaram através de reuniões após publicação da Portaria que fosse dada excepção aos cerca de 3300 federados do cumprimento das medidas minimas dos peixes, alegando que precisavam de treinar (fase de preparação competitiva).
Este senhore, Presidente da FPPD, afinal está a defender os interesses de quem? Dele e dos subsidios e contribuições do erário público que recebe? Esta Federação tem estatuto de utilidade pública, não deveria defender os pescadores e o futuro da pesca?

Boas Karva, sobre estes Sr.s que trocam a defesa dos pescadores Desportivos (LAZER) em detrimento de outros interesses, eu já tinha feito referência a tal situação, mas ainda bém que vocês devagarinho estão a perceber onde eu queria chegar. E entretanto outras vão aprecer em relação ao RIO, e eu cá estou para dizer algo mais...

Saudações Desportivas
Carpa Real
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Apesar de continuar a ser um dos maiores (senao o unico) criticos da Federacao de Alto Mar, não deixo de cumprir as regras Federativas. Em relação ao TREINOS, só quem nao entende nada de competicao e como se processa a nivel Internacional pode ter essa opiniao. OS treinos estao incluidos e antecedem a competição, no fundo para os estrangeiros conhecerem as zonas, os peixes, e aprofundar e alterar as tecnicas. Tudo se processa em 10 dias e tudo seguido.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Eu por acaso não entendo mesmo nada disso :lol: :lol: e pelo que estou a ver, ainda bem... acho tudo muito confuso.

Então ficam aqui umas perguntas, quem entender que responda, a ver se fico elucidado:

1º Os treinos são só antes da competição? Não estão incluídos os treinos diários no pedido de excepção :shock: (suponho que os façam já que são atletas) ?

2º Os atletas estrangeiros que vêm pescar a Portugal nas competições internacionais compram que licença de pesca? A mensal? :? Ou não são precisas licenças quando os atletas estão em competições? E se têm de tirar tiram onde?

Desculpem as perguntas, mas estou curioso em saber. 8)
toalhas

Mensagem por toalhas »

Em relação á segunda penso que a lei é para todos, se nós atletas Federados precisamos acho que os atletas internacionais tambem a tiram e nos próprios barcos claro.
Mas vou perguntar a um Mestre que partiçipou no campeonato como foi.
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

“Para quem tem de pagar inscrições e iscos uma taxa de 60 euros por ano é demasiado cara”, afirma, salientando que a lei devia ter sido “mais conversada” e feita por “pessoas que estivessem por dentro da modalidade”

:twisted: esta só mesmo como piada!!!

Se estivessem minimamente interessados na preservação dos recursos, e não olhassem apenas para o umbigo:

- Nos concursos deveria ser implementada a pesca com anzóis "sem morte" (i.e sem barbela)
- Obrigatoriedade de uso de viveiro oxigenado para manter o peixe vivo
- Peixes mortos não pontuam
- devolução do pescado (grandes e pequenos) após a pesagem

Nada de complicado de implementar e aliás prática comum em muitos concursos de água doce....( a esmola aos pobres que se apregoa na lei é de gritos...-sai uma carrada de aranhas e de agulhas pró asilo! )

Embora perceba a necessidade de uma pesca técnica em concursos de surf-casting de praia, procurando ressalvar a capacidade de em quaisquer condições conseguir pescar, não me pareçe minimamente justificavel a mortandade de peixe-miúdo só porque são "atletas de alta competição"
...

Quanto á necessidade de treinar :shock: ... então será que faz parte do "treino" matar muito peixe miúdo :evil: ... para qué? para pesar no fim do treino?...

A titulo de exemplo:

No verão passado, encontrei uns "campeões" a treinar na praia da Manta Rota... o mar tinha estado altaneiro e a ausência de banhistas e a quebra de mar prometiam...os ditos campeões questionados sobre o que tinham apanhado mostraram com orgulho meia dúzia de linguados de 10cm e um sem fim de ferreiras e douradas recém-nascidas a "cozer" num balde(pescavam com pater-noster com 3 anzóis 8 ou 10), revoltado com tamanha mortandade e encorajado pela presença de alguns curiosos chamei-os pelo nome: ASSASSINOS ...como desculpa "-é pá calma que nós somos Federados e andamos nos concursos, isto é outro mundo...." TRISTE!!! Nesse dia trouxe apenas um peixe para casa: um sargo com 800gr... as muitas ferreiras e douradas que apanhei não tinham tamanho e foram devolvidas de boa saúde, uma anchova de kilo (o primeiro peixe decente que apanhei ) foi devolvido nas barbas dos ditos senhores pelo meu filho de 7anos, na presença de alguns banhistas curiosos, que aplaudiram... os Campeões continuaram na "faina" por mais 1 hora.

Esse Sr. que defende "os treinos" á margem da Lei,e que apela á compreensão das autoridades fiscalizadoras, defende exactamente o quê?
Responder