Ora, conforme foi prometido, cá estou para relatar a minha estreia em agua salgada.
Não posso dizer que tenha sido uma estreia muito auspiciosa mas, eu não desisto assim às primeiras.
Cheguei pela manhã, cerca das 9 horas à Gala. Para quem conhece, instalei-me um pouco antes da ponte dos arcos.
Preparei as duas canas, isquei e fiz os dois primeiros lançamentos. A maré estava subir, a água estava calma, sem corrente.
Fiquei ali uma meia hora e apenas tive umas ligeiras beliscadelas. Quando levantei as cana vi que estavam sem isco.
Voltei a iscar com doses generosas de lula e sardinha e lancei. E assim foi, esta situação repetiu-se talvez uma dezena de vezes durante o tempo que lá estive. O isco desaparecia e a maior parte das vezes nem um toque tinha. Em conversa com outros pescadores, que estavam a ter o mesmo problema, ouvi que seria peixe miudo ou carangueijo a papar o isco. Entretanto lembrei-me de experimentar à boia, perto das pedras. E foi assim que consegui evitar a grade. Começaram por sair uns góbios e depois vieram uns mini-sargos. Ao fundo não dava nada, nem toques. Mas de cada vez que levantava as canas deparava-me com o mesmo cenário: anzois limpinhos. Uma ocasião isquei com meia sardinha (pequena), passando o anzol pelos olhos, quando mais tarde levantei a cana tinha lá o cranio da sardinha limpinho, sem ponta de carne
Bom, mas eu não sou de desitir facilmente, e já planeio nova investida.