Preciso de umas luzes...

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Preciso de umas luzes..."
na nova versão do site.

Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Preciso de umas luzes...

Mensagem por Panca »

ffgsoares Escreveu:Pois é ó Costa, eu não falei das chumbadas porque isso já faz parte do todo, não podemos ir pescar sem chumbadas, :hahaha: e se o companheiro apanhar com corrente então só aquela de 130 que estou a fazer é que o salvava :hahaha:

Já fiz metade do molde ó Costa, vamos ver com que peso sai, espero não ter falhado no calculo, foi a olhómetro :shock: na segunda ou terça já penso ter uma chumbada feita para ensaiar o tubinho :) se tudo correr bem não tarda tás a fazer chumbadas com asas :hahaha:

Um abraço :fixe:
Boa Soares isso são boas noticias pa :join: :join:

Abraço e obrigado :fixe:
Proensa
Registado: terça ago 30, 2011 10:50 am

Mensagem por Proensa »

Meus caros, Muito obrigado pelas dicas :fixe:
Quanto às iscas, vou então ter que utilizar as mesmas que se utilizam no mar. Vou comprar algumas dessas minhocas esquisitas, vou levar sardinha e lula. Anzóis nº 1??? nunca na vida utilizei anzóis tão grandes :hahaha: mas claro que os vou levar!
Também nunca pesquei com chumbadas acima de 60 gr, mas claro que as águas perto da foz são bem mais agitadas e por isso vou levar algum peso comigo.
Estou a pensar pescar ao fundo com duas canas e experimentar também à boia com uma cana directa de 6 metros. É uma experiência completamente nova para mim, mas mesmo que traga uma grade, ela virá cheia de vontade de tentar outra vez :fishcool:
kalvas
Utilizador Regular
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Mensagem por kalvas »

Proensa Escreveu:Meus caros, Muito obrigado pelas dicas :fixe:
mas mesmo que traga uma grade, ela virá cheia de vontade de tentar outra vez :fishcool:
Amigo Proensa é esse o espírito de pescador.
Boas pescarias por aí.
Um abraço
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Boas amigo Proensa.

É isso mesmo, tens arriscar, a grade é a que está sempre certa, por isso temos de ser insistentes :hahaha:

Já agora direi que os anzóis nº 1 até podem ser grandes mas se pescares com dois estralhos em cada cana, podes experimentar um estralho com um e um com o nº 2 sempre tiras alguma conclusão, porque também não se sabe que tipo e calibre de peixe que há por aí, se forem uns robalotes eles têm boca até para mais :hahaha:

Boa pescaria :fixe:
Panca
Utilizador Regular

Mensagem por Panca »

Quanto aos anzois é a velha história, eu pessoalmente na foz aqui do rio uso tambem o numero 4 que para os amigos linguaditos tem sido mortal :hahaha: :hahaha: com dois anzóis o de cima numero 1 e o de baixo numero 4 e vais tentando fazendo experiências como também nas iscadas, uma vez iscada gorda outra vez uma iscada menos gorda e por ai fora, mas isso tu ja sabes :fixe:
Proensa

Mensagem por Proensa »

Se o tempo o permitir, está marcada a pescaria para domingo. Vou levar uns anzóis granjolas, umas chumbadas gordinhas para o que der e vier. A maré vai estar cheia a meio da manha e isso parece ser o ideal. Quanto às iscadas, vai tudo ser por tentativas, mais ou menos lógicas, de acordo com o que aprendi aqui no forum e claro, de acordo com os vossos conselhos. Gostei daquela dica de deixar o anzol maior em cima e o mais pequeno em baixo. Por hábito, pesco sempre com dois anzois, mas em rio e para os peixes que habitualmente apanho, uso sempre dois anzois iguais normalmente nº6 ou 8.
Não tenho nada a perder por isso vou arriscar.
Obrigado pelos conselhos e podem esperar por um relato da aventura.
:D :D :D
Panca
Utilizador Regular

Mensagem por Panca »

Boa pescaria Proensa e não te esqueças do relato, estou curioso :join:
Proensa

Mensagem por Proensa »

Ora, conforme foi prometido, cá estou para relatar a minha estreia em agua salgada.
Não posso dizer que tenha sido uma estreia muito auspiciosa mas, eu não desisto assim às primeiras.
Cheguei pela manhã, cerca das 9 horas à Gala. Para quem conhece, instalei-me um pouco antes da ponte dos arcos.
Preparei as duas canas, isquei e fiz os dois primeiros lançamentos. A maré estava subir, a água estava calma, sem corrente.
Fiquei ali uma meia hora e apenas tive umas ligeiras beliscadelas. Quando levantei as cana vi que estavam sem isco.
Voltei a iscar com doses generosas de lula e sardinha e lancei. E assim foi, esta situação repetiu-se talvez uma dezena de vezes durante o tempo que lá estive. O isco desaparecia e a maior parte das vezes nem um toque tinha. Em conversa com outros pescadores, que estavam a ter o mesmo problema, ouvi que seria peixe miudo ou carangueijo a papar o isco. Entretanto lembrei-me de experimentar à boia, perto das pedras. E foi assim que consegui evitar a grade. Começaram por sair uns góbios e depois vieram uns mini-sargos. Ao fundo não dava nada, nem toques. Mas de cada vez que levantava as canas deparava-me com o mesmo cenário: anzois limpinhos. Uma ocasião isquei com meia sardinha (pequena), passando o anzol pelos olhos, quando mais tarde levantei a cana tinha lá o cranio da sardinha limpinho, sem ponta de carne :hahaha:

Bom, mas eu não sou de desitir facilmente, e já planeio nova investida. :fishcool:
Responder