Praias concessionadas

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Praias concessionadas"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Ok esse é o argumento típico.

10Kg ou menos ainda. Como disse acho mal existir essa diferença entre se estamos a pescar num barco particular ou de marítimo turística. Agora quanto ao limite não acho mal que exista, aliás acho bem e 10Kg + maior exemplar parece-me razoável.

Mas voltando ao argumento típico… fazendo as contas realmente não compensa, se vamos pescar numa realidade de, gasto x então tenho de apanhar peixe no valor de y no mínimo para compensar as despesas.

Por essa lógica então quem vende o peixe que apanha está a fazer as coisas correctamente, está a abater as despesas que tem com o barco e se consegue ganhar alguma coisa mais ainda melhor…

Para mim, a pesca lúdica não deve ser encarada dessa forma.

O Ramiro tem uma boa frase, quem faz ski gasta muito dinheiro, mas não traz a neve para casa para comer.

Golfe muitos custos, e não andam a trazer relva para casa, praticam o desporto por prazer.

Caça, cada vez mais existem limites. Mesmo na pesca cada vez mais países colocam limites, eu acho bem, os recursos não são ilimitados.

Existem vários desportos tão ou mais caros que a pesca de barco em que as pessoas gastam dinheiro pelo prazer de praticar esses desportos, para mim pesca lúdica é isso, prazer de estar à pesca.

10Kg de peixe mais o maior exemplar não é o suficiente para a alimentação do próprio pescador? Quem tem barco não vai uma vez por ano de certeza, vai várias, vamos apontar para 30 / ano. 300Kg de peixe mais 30 maiores exemplares, não chegam para a alimentação do próprio? Se fizermos as contas dá cerca de 1kg de peixe por dia…

O que fazemos ao restante que capturamos actualmente? Oferecemos? Deixamos nas arcas até ficar queimado pelo gelo? Ou como muitos fazem vendemos?

Quanto ao argumento do custo do barco, só tem barco quem pode ter, é assim a realidade, quem não tem dinheiro para ter barco tem que ir no barco de amigos ou na marítimo turística que é o meu caso.

Desculpem qualquer coisinha mas eu vejo as coisas assim.
jcavalheiro
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Boas
Concordo com tudo o que disses-te, Paulo, e realço uma frase tua do fim do texto:

"Quanto ao argumento do custo do barco, só tem barco quem pode ter, é assim a realidade, quem não tem dinheiro para ter barco tem que ir no barco de amigos ou na marítimo turística que é o meu caso. "

Os custos de manutenção dos barcos ou a aquisição do material de pesca não têm de ser pagos pelo peixe apanhado.
Isto é uma actividade de lazer, descontrativa, e não um negócio.
Embora me pareça que se podia continuar a manter os 10 kg + o grande exemplar, como aconteçe em terra.
Mas também vos digo que pode ter um segundo incentivo a diferença, a dissuasão da pesca embarcada onde os abusos foram e são muitos, pois já não compensa ter barco .... é a vida!
Parece-me que a lei vai surtir efeito.
Fiquem bem
BorApeca
Registado: sábado out 22, 2005 8:14 pm

Mensagem por BorApeca »

Respeito o seu ponto de vista pois como é evidente não podemos pensar todos de igual forma.
Quanto aquela história de que só tem barco quem pode respondo-lhe com um provérbio portugues.

"Quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro"

Esse é o ponto de vista dos "Amigos" que estão no governo, ainda bem que pensa assim não fossem eles pensar que a malta está toda revoltada com esta situação.

Carlos Silva
jcavalheiro
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Digamos que de lúdico não tem nada o que eu contei á tempos atrás:
" fabricar com a jante de uma bicicleta um super carreto onde enrrola uma linha com um estralho contendo 20, 50, ou 100 anzois para ir para Peniche á pesca do Goraz, de pesca lúdica não tem nada"
E como sabe por uns pagam os outros, e estar a pensar apanhar "x" kg de peixe para rentabilizar os custos de compra, manutenção e outros gastos de um barco de recreio para a pesca não é argumento satisfatório, se for o governo virá dizer que então essa é uma pesca profissiona.
Infelizmente tudo isto tem origem no facto de muita gente se gabar de que apanha grandes quantidades de pescado e o vende depois, e eu conheço alguns.
Fiquem bem
BorApeca
Registado: sábado out 22, 2005 8:14 pm

Mensagem por BorApeca »

Boas

Não è a questão de apanhar isto ou aquilo. O problema é estar a ser limitado depois de pagar um balurdio enquanto que quem devia pagar, com esses não há a minima preocupação por isso dar trabalho o qual por acaso eu tambem estou a pagar (e não consigo perceber porquê?). Eu não coloco o barco na água tantas vezes assim porque não tenho dinheiro para isso. No ano passado se coloquei 6 vezes foi mt.
Tenho barco há um ano e meio e comprei um chasso de um jipe para o poder rebocar. Numa 1ª fase estou a pensar mudá-lo de classe 4 para 5...numa 2ªa fase estou a pensar vender o barco e o jipe porque assim nem sequer vale a pena sair para o mar. Vou perder uma pipa de massa em prol de uma lei que supostamente foi criada para proteger a fauna maritima (mentira) e que supostamente tem tb como fim compensar os profissionais (grande mentira).....Não foi o governo que abateu grande parte da frota profissional para posteriormente vender cotas pesqueiras aos espanhois? Não é sabido que os arrastões arrastam tudo e mais alguma coisa que esteja no fundo do mar deixando um rasto de destruição por onde passam para não falar de peixes pequenos e grandes que morrem no arrasto? Ganchorras? é só ler o que está na frase anterior pois destruição é o seu lema. Aparelhos encostados a costa? Quem nunca os viu? Portanto eu não tenho que compensar ninguem pela me... que anda a fazer antes pelo contrário devia era ser compensado por estar a pagar tudo direitinho e eles estarem a estragar aquilo porque me esforço por preservar.
Eu sei que viver numa mentira é mais simples do que abrir os olhos e ver a realidade dos factos.
Portanto não posso deixar de ficar alegre e satisfeito com tudo isto. Esta frase já se enquadra mais no espirito da MENTIRA que vivemos.

Um abraço
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Bom pessoal, eu fui um dos criticos do Ante projecto desta portaria em 2003, mas vistas as coisas neste momento e como tambem outras situações evoluiram, e não sendo meu habito trocar as tintas como muitos que nós conhecemos e que por aí ainda andam a enganar pessoal, sempre vou dizendo que:
-Nos proximos meses, a coisa é capaz de melhorar (caso haja fiscalização a serio) em varios aspectos em materia de ilegalidades às claras e encapotadas. Vão concerteza acabar os carregamentos de gorazes e chernes que são negociados ainda a saltar na embarcação; vão concerteza acbar as embarcações dos "300", ou se não acabam todoas algumas vão ter de se legalizar na pesca ou na M.T. e aí são obrigadas a ter condições para pescar e de segurança, impostos, licenças etc; vão acabar os carregamentos de douradas para venderem naquelas alturas especificas; vamos ter de trazer para terra só peixes maiores; e acima de tudo vamos poder RECLAMAR, CHATEAR, e APONTAR O DEDO para as autoridades, em relação a quem prevarica. Sinceramente quando tiver a licençazinha, vou levar o telemovel carregado e o canal 16 a fazer grande alarido. Podem ESCREVER, não vou deixar escapar NADA, seja a quem fôr, nem ao JC (não és tu J.Cavalheiro, é o gajo que está lá em cima :lol: ).
Agora vou-vos fazer algumas perguntas Grátis
QUANTOS SOMOS :?:
NÃO PRECISAMOS DE INFORMAÇÕES :?: QUEM NOS DÁ :?:
ESTAMOS ORGANIZADOS :?:
QUEM TEM MEDO DA RESPOSTA A ESTAS PERGUNTAS :?:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Se vai 6 vezes por ano à pesca se calhar não compensa é ter barco, já pensou nisso de certeza. Falo por mim, em tempos pensei comprar barco mais um colega, mas ao fazermos as contas, das duas uma, ou íamos quase todos os fins-de-semana para tirar partido do barco, ou não comprávamos barco e íamos as poucas vezes a pagar em barcos de outros. Fui esta opção que tomámos.

Existem abusos, e a única forma de acabar com esses abusos é colocar limites.

Já que estamos em provérbios,

Paga o justo pelo pescador

Mas em certos casos tem mesmo de ser, senão qualquer dia o justo não tem peixe para pescar…
pdias
Registado: quinta jan 19, 2006 8:19 pm

Mensagem por pdias »

pois é , acho que a maior parte do pessoal vai mesmo vender os barcos pois como diz o camarada atraz foi 6 vezes o ano passado , eu tambem só devo ter ido outras tantas ( ora a mar não deixa ,ora não a desponibilidade de tempo para lá ir , ora não a companhia , ora ...etc etc )
10 kg peixe para a pesca embarcada ????
Isso é só meia dúzia de peixes.Se tiramos aquele dia em questão para aquilo e estamos condicionados apenas a 10kg acho revoltante.
Mais , digo eu que com tantas restrincões a governo vai perder muito, porque as pessoas deixam de ir , naõ ganham dinheiro na venda de combustiveis ,iscas , canas ,azois , barcos ,etc..
Isto é um novelo muito grande que ainda não se apreseberam e as casas de pesca vão sofrer bastante!!!!
Responder