os listados

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"os listados"
na nova versão do site.

coolman
Registado: sexta out 30, 2009 5:35 pm

Re: os listados

Mensagem por coolman »

aranha Escreveu:afirmação muito infeliz, por estas e por outras é que estamos na situação que estamos :pay:
Amigo não quero criticar nada mas repara, durante um mês que o peixe anda lá vou lá quase todos os dias a arca fica cheia deito o peixe fora ? :no:
assim sempre dá para o material ...

Aceito que há malta que e contra em vender mas mais vale fazer isso k simplesmente deitar fora ....
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

coolman Escreveu:
aranha Escreveu:afirmação muito infeliz, por estas e por outras é que estamos na situação que estamos :pay:
Amigo não quero criticar nada mas repara, durante um mês que o peixe anda lá vou lá quase todos os dias a arca fica cheia deito o peixe fora ? :no:
assim sempre dá para o material ...

Aceito que há malta que e contra em vender mas mais vale fazer isso k simplesmente deitar fora ....
Pode sempre dar o peixe ou então libertar o peixe ainda com vida.

Aproveito para informar que pescar para vender peixe além de ser uma actividade ilegal, não é propriamente pesca lúdica nem desportiva, profissional também não é (a não ser que esteja devidamente legalizado), por isso sobra o tal outro tipo de pesca que fez com que pescadores como eu que não vendem nem nunca venderam tenham que levar com leis que dizem coisas como:
Durante muito tempo, a abundância dos recursos piscatórios e o relativo pequeno esforço
desenvolvido para se obterem bons rendimentos levaram a que a pesca marítima
exercida com fins meramente lúdicos fosse considerada num plano distante relativamente
à exploração comercial dos recursos vivos marinhos.

O elevado nível de depauperização em que se encontram muitos pesqueiros tradicionais
e a condição degradada de um número elevado de espécies, com relevo para as
demersais, tem vindo a suscitar, na última década, uma crescente preocupação quanto ao
futuro da pesca comercial.

Mais do que isso, certos casos se verificam já, e outros mais tenderão a surgir no futuro,
que obrigam à tomada de medidas fortemente restritivas, com impacte significativo na
actividade desenvolvida com fins comerciais.

Casos haverá mesmo, ainda que de momento muito limitados no que a Portugal se refere,
em que a pesca com fins lúdicos, e em especial a desportiva, contribuirá para uma maior
limitação da actividade profissional, não tanto por razões de concorrência, mas pelo
simples facto de poderem restringir ainda mais as oportunidades de pesca, resultantes de
quotas já de si reduzidas.

Independentemente destes aspectos, outras razões existem que justificam se olhe para
as actividades lúdicas com maior atenção.

A primeira dessas razões prende-se com a necessidade de tornar sustentável a pesca
lúdica de espécimes marinhos, designadamente em áreas sensíveis do ponto de vista
ecológico, de modo a assegurar a conservação dos recursos mais degradados e da
generalidade do património biológico marinho, prevenindo a sua sobre-exploração e
depauperização.

O segundo elemento justificativo, e, aliás, um dos mais importantes, resulta do facto de, a
coberto de uma actividade lúdica, se desenvolver toda uma pesca ilegal, a que urge pôr
cobro.

Neste contexto, o presente diploma tem por objectivo prioritário combater as situações
abusivas
, ao mesmo tempo que contribuindo para que o exercício das actividades
efectivamente lúdicas se faça dentro da normalidade que sempre as caracterizou, tendo
em conta as medidas de conservação e gestão destinadas a preservar a riqueza dos
nossos mares e a assegurar melhores condições para a sustentabilidade do sector
pesqueiro nacional.
É graças a essas "arcas cheias" que são esvaziadas através da venda de pescado que temos as leis que temos.
guigas
Registado: quinta out 16, 2008 6:10 pm

Mensagem por guigas »

Concordo com o paulo ;) a sempre aquela pesca de da prazer a todos que é pescar e deixalo logo no mar com vida , mais vale do que depois ficarem sem vida e nem serem comidos :hummm:
Mas as vezes tambem me aconteçe isso , mas eu normal mente pesco de manha ou as vezes raro a noite comos ao almoço :201:
coolman

Mensagem por coolman »

Desculpem estar a ser preexistente nesta conversa mas digam-me uma coisa para eu ficar descansado quando fazem uma grande pescaria tipo em quantidade o que fazem ?
guigas

Mensagem por guigas »

Na minha opnião como alguns , ponho outros a congelar para outra altura ;)
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Depende do peixe.

Em primeiro lugar só levo peixe para casa se for para comer ou para dar a alguém que goste de o comer. Há uma coisa que ainda acho mais triste que vender peixe, é deixar peixe a apodrecer nos pesqueiros porque pura e simplesmente não se gosta desse peixe ou esse peixe não têm valor.

Mas vamos então supor que era uma pescaria de robalos.

Para começar apenas levo os que têm medida. De seguida congelo (sem amanhar para aguentarem mais tempo). Depois como eu, comem pessoas amigas (convido para virem cá casa), comem familiares. Se por acaso começar a enjoar como já me aconteceu algumas vezes com algumas espécies, levo para casa se houver alguém que ainda não esteja enjoado (por exemplo ainda esta semana enquanto uns comiam sargos eu comia carapaus), se também já estiverem fartos desse peixe, dou ou deixo de ir pescar essa espécie, agora nunca vou para vender, nunca fui pescar para vender. Já fui pescar para dar, por exemplo ainda o ano passado cheguei ir apanhar julianas para uma pessoa conhecida que já tinha saudades de as comer.

Só mais uma informação, neste últimos meses não tenho tidomuito tempo para ir pescar, mas tenho a arca bem recheada de peixe, e de graça, como? Tenho amigos pescadores que pensam como eu, e como tal têm-me dado algum do peixe que têm apanhado.

É tudo uma simples questão de principio, quem é pescador lúdico ou desportivo não vende peixe, quem vende peixe não é pescador lúdico nem desportivo, porquê? Simples de entender, se alguém está a pescar para ganhar dinheiro não está a pescar por desporto nem para passar o tempo.
coolman

Mensagem por coolman »

Caro amigo paulo desde já admiro o grande trabalho que vss tem feito por este fórum .
Eu registei-me aqui porque gostava de ter algum convívio com outros pescadores e partilhar algumas ideias e algumas duvidas …

Quanto ao assunto da venda de peixe , eu gosto muito de pescar (viciado) :D não pesco com a intenção de venda mas vendo quando tenho peixe em excesso e normal se formos a pesca vários dias por semana que isso aconteça , nunca vos aconteceu terem muito peixe e n saberem o k fazer a ele acredito que sim , solução dar a amigos,vizinhos,familiares,ect.. qual diferença entre dar e vender em termos de legislação e a mesma , só tem uma diferença sempre se ganha uns cobres para o material, sim porque nem toda gente tem condições financeiras para suportar uma pesca desportiva que não fica propriamente barata …

Espero que não levem a mal esta situação que causei aqui no fórum mas pronto se quiserem podem anular o meu resisto amigos na mesma pode ser que nós encontremos um dia a beira mar para umas pescarias ..

Caso me deixarem ficar por cá vou continuar a vir todos os dias aqui para ler e escrever algumas coisinhas ….

Abraços a todos e muito obrigado ….. :let:
guigas

Mensagem por guigas »

Coolman costumas vender a quem?
Responder