Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

Retortaman
Registado: domingo fev 17, 2008 4:14 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por Retortaman »

boa noite!

alguem ja foi ao MB ver as licensas? é q a minha caduca hoje, faço caça submarina e pesca apeada? se no fim de semana quiser ir pescar como faço? :hummm: :hummm:
rgarcia
Registado: sexta jan 27, 2006 11:30 am

Mensagem por rgarcia »

Retortaman Escreveu:boa noite!

alguem ja foi ao MB ver as licensas? é q a minha caduca hoje, faço caça submarina e pesca apeada? se no fim de semana quiser ir pescar como faço? :hummm: :hummm:
Amigo, tiras a mesma licença que tens... neste momento as licenças ainda estão iguais ao que eram... por isso tira a licença de caça sub que dá para a apeada e para a embarcada...
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Mensagem por joaosousa »

Sem certezas, mas julgo ter lido que existem agora 4 licenças
1- apeada
2- embarcada
3- submarina
4- todas
Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Mensagem por Realgana »

Se proíbissem o uso de engodo nos rios, barragens, açudes eu ainda percebia pois são águas muitas vezes paradas e os pescadores utilizam por vezes grandes quantidades de engodo....agora no mar???????? os homens que fazem as leis se souberem o que é o mar é uma sorte valha-nos São Belzebu!!!!!!!!
Eu já fui pescador de boia, prácticamente só de boia e não vejo razão nenhuma para porem mais essa estúpida limitação.
Deve ser para fazer mais umas colheitas de multas ...só pode ser, ou então mais uma mesquinharia qualquer, se calhar duns ambientalistas parvos (eu estou a falar dos parvos não dos úteis)...se calhar quando vão ao WC nas estancias balneares metem num saquinho para não ir para os esgotos em emissários marítimos!!! bons defensores do meio ambiente sim senhor.
Eu estou cada vez mais convencido que estamos a ser geridos por um bando de idiotas.
Última edição por Realgana em sexta fev 06, 2009 1:59 am, editado 1 vez no total.
Realgana

Mensagem por Realgana »

rui valerio Escreveu:
Realgana Escreveu:Se nós formos dizer ás autoridades para eles irem medir o peixe dos arrastões etc eles dizem que não é nada com eles!!!!
As autoridades não querem saber das pessoas a não ser da carteira delas...e têm instruções superiores para facturar, e vão ter com os mais fracos.
Este é o país que temos de gente de baixa moral sem pensamento próprio autenticos rôbots dos chefões que ainda vêm para a comunicação social gabarem-se que fizeram não sei quantos milhões em licenças e outros tantos em multas.
E o governo cria legislações e dá instruções nesse sentido, pondo as capitânias a ter que facturar, senão não têm dinheiro prós salários.
É esta a triste realidade.
Andou-se tantos anos a evitar introduzir comissão nas multas.....até que se perdeu a vergonha e aí está ela com tudo o que tem de perverso (já se sabia as consequencias!!!)...só que os malandros (traidores da Pátria) tem altos ordenados não lhes faz diferença e estão imunes por serem governantes.
Mas nunca se esqueçam que Deus escreve sempre direito por linhas tortas.
Só há 2 coisas infinitas: o Universo e a Estúpidez humana e não estou seguro quanto primeiro (Albert Einstein)
Mas eu ainda não vi a lei para a Costa Vicentina...onde é que posso vê-la?
pode ver aqui:
http://dre.pt/pdf1sdip/2009/02/02500/0083100834.pdf

Mas não se enerve... tem um cheiro mais intenso que a outra! :dificil:
Obrigado caro Rui ...vou digeri-la vamos a ver se não vou parar ás urgências eh eh
EduardoRM
Registado: quarta jun 18, 2008 2:56 pm

Mensagem por EduardoRM »

Saudações a todos.
Acabei de ler as duas portarias e as 77 intervenções (seis páginas) com comentários e esclarecimentos sobre a Nova Legislação, que eu só agora tive conhecimento, graças ao email que tiveram a amabilidade de me enviar.
Está tudo, ou quase tudo dito.... Será que na Pesca de Competição á Boia de Mar da FPPD e das Associações Regionais também será proibido engodar???. E os Concursos/Convívios de Pesca de Mar á Bóia dos Clubes federados ou apenas Clubes com Secções de pescadores lúdicos e que habitualmente os fazem (e com autorizações pagas á respectiva Capitania) para arranjar uns tostões e fomentar a Pesca Desportiva???
Sem engodar na Pesca apeada á Bóia, seja Lúdica/Recreativa ou Desportiva/Competição, deixa de haver o Sal, a Pimenta, e todos os outros condimentos, que fazem ser dinâmica e motivadora uma Pescaria á beira mar nesta modalidade.
Pelo que li, está ferida de morte a Pesca á Boia de Mar, seja qual fôr o seu âmbito, Lúdico ou Desportivo, pois não é permitido engodar durante a sua actividade.
Esperemos que façam alterações e sejam anunciadas excepções em nova portaria rectificativa.
Sempre atento.
Eduardo Mendes
Realgana

Mensagem por Realgana »

Já li e já digeri a lei dos alemtejanos e algarvios....bom há realmente uma tentativa de fazer qualquer coisa de jeito mas vê-se como está redigida tímidamente por quem não sabe bem o que há-de fazer.
Mas é verdade que fizeram uma grande limpeza nos sargos da costa alentejana (eu ajudei muito pouco).
Fiz caça submarina durante muitos anos e conheço desde Sines até Lagos.
Só não conheço a Arrifana e outras zonas rochosas aí perto.
Tenho muitas horas subaquáticas em Sines, Porto Covo, Milfontes, toda a costa a norte do cabo de São Vicente e para Leste.
Nas pedras ilhadas do Martinhal mergulhei muitas vezes isto ao longo de muitos anos (a maior parte de barco)
E digo-vos sinceramente que principalmente a caça submarina fez grandes desbastes nos pouco desconfiados sargos alentejanos e algarvios eu assisti (agora não sei deixei de lá ir á uns anitos tenho 48) depois que começaram a fazer caça sub PRINCIPALMENTE Á NOITE era realmente uma verdadeira chacina.
Se os sargos já não eram muitos ...então acabaram com o resto havia individuos que só saíam á noite... era tudo para vender era essa a intenção.
Agora não sei se continuam pois a caça sub nocturna é proibida.
É preciso defender os sargos do extreminio.
E os bodiões tambem.
Agora quanto á Zonas interditas não vejo razão para interditar não são nenhuns viveiros de coisa nenhuma poderá haver ali uma situação ou outra de desova dos robalos em zona de cascalheira (talvez haja) mas são pedras como quaisquer outras
onde aparecem ás vezes grandes exemplares (Ex. pedra do Gigante com meros e corvinas).
As pedras ilhadas do Martinhal já são há muitos anos interditas à pesca submarina o que eu acho bem tambem serem á pesca do anzol são umas pedras muito agradáveis com boas fendas e grutas mas eu nunca lá vi peixe em quantidade sem pre tiveram muita pressão de pesca pois o mar ali está quase sempre parado.
Na ilha do Pessegueiro tambem não vejo que tenha alguma vantagem interditar o peixe está em muitos filões de pedra nos arredores da ilha só quem conhece os fundos poderá dizer, o resto são tretas de ignorantes.
Há uma tentativa de defender os mariscadores locais ...não permitindo os de fora mariscar porque os governantes querem o IVA dos percebes (e querem mamá-los nos restaurantes caros) mas esquecem-se que os locais tambem vivem do turismo e assim estão a mandá-los embora para outros lados quem sabe! prejudicando muito algum turismo.
Eu pessoalmente gosto muito de Porto Covo é sossegado e é uma terra linda com umas enseadas bonitas.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

joaosousa Escreveu:Sem certezas, mas julgo ter lido que existem agora 4 licenças
1- apeada
2- embarcada
3- submarina
4- todas
Tens razão João, mas isso só entrará em vigor após a publicação de portaria a regulamentar a situação. :fixe:
Responder