Praias concessionadas

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Praias concessionadas"
na nova versão do site.

jcavalheiro
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Lembrei-me agora que ainda tinha o mail no qual expus um pedido de esclarecimeñto sobre a pesca em locais concessionado na praia.
E porque digo locais concessionãdos da praia.
Porque tudo o outro espaço da praia , se não houver mais concessões, é areia livre, de por chapeus de sol, de jogar á bola, pescar, etc,.
Isto foi em 2003.
Oasso a redigir a minha solicitação e depois veio a resposta:

Pedido:

Bom dia
Á algum tempo atrás fui interpelado por vigilantes de praia concecionada, quando pescava fora da zona de banho numa praia de Sintra.
Gostaria de tomar conhecimento sobre a legislação que rege a conceção das praias e, se está legislada a proibição de pescar desportivamente nessas mesmas praias mesmo que estejamos a pescar na zona proibida a banhos.
Obrigado
José Cavalheiro

Resposta:

De/From: DIRECÇÃO-GERAL DA AUTORIDADE MARÍTIMA
Para/To: Exmo. Senhor José Cavaleiro

Assunto/Subject: PESCA NAS PRAIAS – EXPOSIÇÂO

Referência: e-mail de 11JUl03 para GabCEMA

Exmo. Senhor

Relativamente à questão do exercício da pesca desportiva nas praias, levantada por V. Ex.ª na comunicação em referência, informo que este assunto encontra-se regulado nos Editais de Praia, cujo articulado é aplicável a toda a frente de praia concessionada.
No Edital de Praia, obrigatoriamente afixado na respectiva concessão, em local bem visível, para o efeito disponibilizado pelo concessionário, encontra-se estabelecido na alínea e) do ponto 6: “São interditas as actividades desportivas, designadamente, jogos de bola, pesca, caça submarina, fora das áreas, terrestres ou aquáticas, expressamente demarcadas e especificamente licenciadas”.
Aproveito, ainda, para transcrever parte do número 1 do ponto 8 do referido edital: “Constitui contra-ordenação punível com coima entre 24,96E e 2.493,99E, a violação dos instrumentos de regulação a que se refere o ponto 6, podendo o máximo ser elevado até 29.927,88E no caso de pessoas colectivas”.

Com os melhores cumprimentos,

O Oficial Adjunto

José A A Costa Andrade
CFR

Fiquem bem
BorApeca
Registado: sábado out 22, 2005 8:14 pm

Mensagem por BorApeca »

Caro Jc

As malhas das redes geralmente não diferem mt nas medidas, existe um esquadro graduado que se mete na malha e aquilo batia mais ao menos certo e o que não batia certo era porque a malha esticava as vezes. Havia sim o promenor dos arrastões dobrarem o saco de maneira a rede ficar mais estreita......mas depois de cortado não se notava nada...todos sabia-mos disso mas ninguem dizia nada.
Em relação ao que eles estão a pensar fazer com a verba (fundo de compensação.....) eles até podiam estar a pensar metê-lo no c.... rssss o que me chateia é estar a pagar um imposto a mais sem lógica nenhuma.
Não me chateia pela questão do dinheiro porque mais 5 menos 5 em tantas coisas que temos que pagar não é significativo. Mas olhando aos milhares de pescadores que pagam até que nem me importava de ser eu a receber :twisted:
A pior coisa quanto a mim é o que está relacionado com a quantidade de peixe (peso).
Ora bolas depois de gastar um balurdio em gasolina não posso apanhar peixe? Que culpa terei eu que haja quem vai vender o peixe? Que culpa terei eu que haja quem leve pessoal a pesca com fins lucrativos e não esteja registado na maritimo- turistica? Todos nós conhecemos pessoas assim e eu que não me considero diferente dos outros conheço um que é meu vizinho que "só" faz cerca de 5000€ por mês. Bolas eu não tenho culpa disso nem tenho que pagar por este facto. Eu também sei a quem vender o peixe só não o vendo porque não quero e porque acho que está errado (Além d que felizmente não preciso minimamente disso para viver mas isso são outros promenores).
O que irrita e chateia nesta história toda é o facto de estar a pagar e ser limitado. Será mais ou menos a mesma coisa que um gajo ir jogar tenis e só poder dar umas dez bolas sob pena de pagar uma multa descomunal sob a desculpa de que as bolas estragam as couves da horta ao lado não me interessa muito pelo facto de eu saber que os carros têm que passar obrigatóriamente por cima da horta para seguirem pela estrada. (esta analogia não tem muito a ver mas é uma forma de explicar a coisa).

O blog está espetacular...aliás chamar blog aquilo é crime porque existem muitos sites por ai que ficam muito aquem do seu blog.
Quanto ao amigo Jo Pinto eu nem me atrevo a comentar o site do Zuca pois é um dos melhores de portugal e eu já o conhecia antes :)

Um abraço
nota: estive hoje a ver o fundo do barco e acho que desta vez o rombo está defenitivamente bem tapado. Já estou com saudades. Espero no próximo fim de semana ir matar o vicio.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

BorApeca não posso deixar de comentar o que me parece alguma incoerência.

Afirma que:
Porque é que se dedicam a estragar a pesca desportiva e a projudicar as artes tradicionais e não se dedicam á formação dos profissionais da policia maritima?
e depois afirma que
Em relação ao que eles estão a pensar fazer com a verba (fundo de compensação.....) eles até podiam estar a pensar metê-lo no c.... rssss o que me chateia é estar a pagar um imposto a mais sem lógica nenhuma.
Não me chateia pela questão do dinheiro porque mais 5 menos 5 em tantas coisas que temos que pagar não é significativo.
Então se acha que faz falta a formação da polícia marítima, essa formação deve custar dinheiro, não? Então já que vamos pagar não devia parte ir para lá, para formar mais e melhores????

A questão do peso...

Acha pouco tirar 10Kg + O maior exemplar de cada vez que vai pescar?

Somos muitos não somos? Todos sabemos fazer essas contas quando falamos do dinheiro que vamos pagar. Agora não fazemos essas contas no que se refere à quantidade de peixe que capturamos.

Para mim sinceramente 10Kg + O maior exemplar chega perfeitamente.

A pesca lúdica para mim é um prazer que não se resume à quantidade de peixe apanhado, existem outros prazeres, a maior parte deles já apontados aqui no site por mim e outros utilizadores.

A meu ver o que está mal na questão do peso é outra coisa, é que se eu tiver um barco e for pescar mais 3 amigos estamos limitados a 25Kg + maior exemplar e não a 10Kg cada um + maior exemplar como acontecia se fosse a pagar num barco de marítimo turística.
jcavalheiro
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Olá BorApéca!
Obrigado pelos considerandos acerca do blog!
Pois é como diz por uns pagam todos.
Só espero que esta lei e a fiscalização venha por na ordem muita gente que de pescador lúdico ou desportivo têm a cana, o carrecto, a linha e os anzois, já que o isco anda há muito podre.
Só é pena não termos nenhum aficionado no governo porque dos profissionais devem ter muitos.
Fiquem bem
BorApeca

Mensagem por BorApeca »

Amigo Paulo

Repare numa coisa:
Quando pescamos de terra é uma coisa; 10 ou 15 € para isco e 5€ + ou - para gasolina se o pesqueiro não for logo ali.
Quando pescamos de barco a coisa complica-se gasta-se mais isco e o isco é mais caro, gasta-se cerca de 80 a 100€ em gasolina num dia de pesca, mais a gasolina do jipe no caso de se levar o barco num reboque, o preço do guincho bla bla bla...isto sem falar na manutenção do barco que esta parte o dono do barco é que sabe pois o resto da malta borrifa-se para isso. (Isto sem falar da limpeza e lavar do barco e motor que isso tambem custa dinheiro e tempo).
Portanto estamos a falar de realidades diferentes porque eu conheço muito bem as duas.
O material de pesca vamos partir do pricipio de que tem o mesmo preço (o que tambem nao é verdade).
A fiscalização eu estou a referir-me é ao largo e não em terra porque salvo em águas interiores nunca vi nenhuma. Sabe que palamenta um barco tem que ter para estar legal e quanto custa? Tudo isto evidentemente já paga imposto logo á cabeça.
È que ir a pesca de barco é muito engraçado mas ser o dono do barco é uma história diferente da qual a malta não se lembra nem quer saber :(
Tudo isto para pescar 10 kg de peixe? Tá bem: cada um tem a sua maneira de ver as coisas ou contar o dinheiro rssssss

Um abraço
Contas
Registado: domingo set 02, 2001 11:00 pm

Mensagem por Contas »

Mas quais 10 kgs.? Se fores no teu barco com mais três amigos e assumindo que todos pescam até ao limite (que são 25 kgs), só podes apanhar 6 kgs e o + exemplar. :roll:
BorApeca

Mensagem por BorApeca »

Nem mais nem ontem :shock:
Esse promenor está correctissimo. Nem tinha feito essas contas assim tão promenorizadas.
Resumindo...o apuramento de técnicas de pesca...nickles...nem sequer vale a pena pois se não se pode apanhar peixe não vale o esforço.

Um abraço

BorApeca
pdias
Registado: quinta jan 19, 2006 8:19 pm

Mensagem por pdias »

e se apanhar 2 ou e safios com 6 ou 7 kg?? Mais pequenos para mim é crime, se forem maiores tenho de os cortar :( :( :( .
Mais um pargo....
Responder