Carreto Shimano versus Banax

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carreto Shimano versus Banax"
na nova versão do site.

Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por Ramiro »

FILIPEPC Escreveu:Tens razão, mas para se fazer na loja,é o mehor e mais rápido. O normal é nem se fazer, as pessoas compram e nen sabem o que compram. Em casa já utilizo quando quero a forma mais natural. No entanto esse teste dá para termos uma nocão da força da cana. E continuo a pagar para ver quem me puser uma cana com um peso de 5 kilos a seco e levantar. É que não acredito, porque já tive com 2,5 kilos, e mal tinha força tal era a pressão que esse peso produzia na cana.
Mas dou-te razão quanto ao teste, não é o melhor, mas é melhor que não fazer, pelo menos para os meus olhos.
Claro que é melhor que não fazer teste nenhum, mas não podemos desmentir o que é anunciado pelas marcas de material se não fizermos os testes nas condições certas.
Pessoalmente já vi alguns testes feitos com garrafões de 5 litros de água (em sêco) e as canas conseguirem içar o dito peso. Não é fácil de alar o peso, mas faz-se. E vi outras canas darem o p_e_ido mestre e ficarem feitas em estilhaços. Mas sempre com carreto e linha a passar nos passadores, tal qual em acção de pesca.
Mas siga a discussão Shimano vs. Banax, se a mesma ainda tiver mais argumentos para debater. :wink:
carlostc
Registado: quarta nov 04, 2009 2:05 pm

Mensagem por carlostc »

Quanto a mim os testes a seco são uma boa maneira de sabermos as limitações do material. Chegamos então à conclusão que é dificil içar 5 Kg e eu acrescento que talvez também não haja muitos carretos em que fácilmente o façamos. Se bem que o peso pode ser distribuido ao longo da cana, a tração tem de ser feita pelo carreto. Este tem de exercer uma força de tração igual ao peso suspenso (desprezando o atrito) e no meu teste, içar o 1,5 l de água num garrafão já sujeitou o carreto a trabalho considerável.
Mas pode haver quem tenha outros valores. A amostra do meu teste limitou-se a 2 carretos, como já informei anteriormente.

Cumps
Carlos
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Concordo contigo Carlos, mas óbvio que existem carretes que o fazem. Agora é exprimentar, mas 5kg já é bastante num carreto normal.
Por exemplo um companheiro meu arrasou a coroa dum aero technium mg com uma dourada de 3 kilos. O carrete foi mesmo à vida, ouviu-se mesmo a coroa a dar o berro, e agora digam-me lá se um carrete daqueles era para fazer isso, epa, a shimano deu-lhe um novo, mas ele despachou-o no momento por 300 euros.Disse que nunca mais... Isto é um exemplo, porque existem carretes, canas, e linhas, que nos dão uma música :sing: A mim sinceramente ainda não me aconteceu, mas também porque o trabalho é feito por os 3 elementos(cana, carrete, linha), tenho sempre a drag um pouco aberta, não vá algum maluco me levar a cana.
Ramiro as canas de que falo são somente as de boia. Não estou a pensar em canas de surfcasting, jigging, etc.
Sinceramente nunca vi uma de boia a içar os 5 kg. , e depois de ter sentido nos braços o que era ter 2,5kg, nem me arrisco a tentar pareciaque nao tinha força, mas talvez alguma cana de boia daquelas muito fortes o façam, mas secalhar aí o peso que têm, não dá para as ter na mão muito tempo. Ter um cana de 600 e tal gramas de boia na mão mais o carreto, é de loucos. Mas nem com essas ainda exprementei, um dia destes vou dizer lá ao rapaz para fazermos o teste, mas não me parece que ele aceite. Os donos dessa casa de pesca e o mecânico lá das canas, também me dizem sempre que as pessoas são malucas se axam que conseguem levantar esse peso a seco. Mas eu até acredito que alguma o possa fazer, agora de boia dentro do normal, só vendo mesmo. Se algúem souber de alguma e o tenhavisto, diga-mo para eu falar com eles e tentar fazer o teste, e aí para não haver dúvidas faço-o de forma correta.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

É evidente que estamos de acordo que as canas de bóia não são feitas para içar 5kgs, apesar de anunciarem esses pesos. Trata-se tão só e apenas de publicidade à elevada potência do material, e quando alguém arrisca fazê-lo em acção de pesca sujeita-se ou a perder o peixe, ou a partir a cana (perdendo o peixe #-o ). E depois o fabricante vai dizer que foi utilização negligente, eventualmente trocando o material (ou não :122: ). Mas pronto, sabemos que a pescar à bóia e ferrando um exemplar digno de nota, devemos estar preparados com meios auxiliares de recolha, tal como o xalavar (se estivermos perto da água) ou o cesto/rabeca (se estivermos longe da água em altura). Se estivermos desprevenidos e tivermos a felicidade de ferrar algum matulão, o melhor que podemos fazer é tentar encalhar o peixe num local onde possamos depois recolhê-lo.
No entanto, há algum tempo atrás andaram aí pela net alguns clips de vídeo nacionais com canas de bóia a içar garrafões de 5 lts cheios. Mas cá está a nota realçada por vós os dois, só içar do chão e não recolher com o carreto.
FILIPEPC Escreveu: porque o trabalho é feito por os 3 elementos(cana, carrete, linha), tenho sempre a drag um pouco aberta,
Se me permites Filipe, um pequeno acrescento. Para além dos 3 elementos que anunciaste esqueceste o mais importante de todos: o pescador. As mãos contam muito, e por vezes o sucesso na recolha de um bom exemplar ou a durabilidade/resistência do material depende das mãos que o utilizam. Já vi carretos de surfcasting darem o estouro a arrastar limo simplesmente por o pescador não saber utilizar convenientemente o carreto, ou seja, fazia um enrolamento contínuo da linha atribuindo o esforço totalmente ao carreto. Este procedimento é errado, deve-se enrolar linha e ir descendo a cana até digamos um ângulo de 20 a 25º, parar o enrolamento e içar a cana, debitando o esforço de recolha ao conjunto linha/cana e depois voltando ao princípio. Dei este exemplo por ser mais fácil de entender, mas aplica-se também quando temos grandes exemplares na ponta da linha. Indo a uma técnica de pesca mais pesada e onde se observa bem isto e existem milhares de vídeos disponíveis, é o jigging pesado. Observe-se que após ferrar o peixe, nunca se recolhe linha a sacar o peixe. Esse serviço é feito pela cana, içando-a, e depois rapidamente recolhendo linha descendo a cana... e por aí fora. Por outro lado se queremos emprestar todo o esforço ao carreto, sem recorrer minimante ao drag e por que sabemos que a linha vai aguentar, damos um desgaste superior à máquina que mais cedo ou mais tarde se vai traduzir num desgosto. Claro que na pesca nada é assim tão linear e cada caso é um caso, mas devemos sempre executar e utilizar as nossas ferramentas (conjunto cana/carreto/linha) da melhor forma.
E como costuma dizer: "O material tem sempre razão". :wink:
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Antes de mais gostaria de manifestar o meu agrado, pelo modo salutar que o “bate-boca”, tomou determinado rumo, com esclarecimentos e ideias variadas, mesmo em detrimento da base inicial do tópico, o que acho correcto, pois se a conversa se direccionou para outro, ou outros assuntos, acho que não deve ser cortada.

Opinando sobre o que ultimamente tem sido dito, quero referir que concordo com quase tudo e principalmente sobre a cana H, “aguenta a carga” de X quilos, a outra cana M, levanta Y quilos, tudo isto na teoria e propaganda de venda, muito embora reconheça a grande resistência de alguns materiais, mas nunca vi e gostava de ver em acção de pesca, ver um pescador levantar um exemplar com 5 quilos, a peso sem ajuda, mas também acho que a propaganda funciona com os carretos T e Z, os quais rebocam mais quilos do que aqueles, etc.
Ramiro Escreveu:FILIPEPC Escreveu:
porque o trabalho é feito por os 3 elementos(cana, carrete, linha), tenho sempre a drag um pouco aberta,
Se me permites Filipe, um pequeno acrescento. Para além dos 3 elementos que anunciaste esqueceste o mais importante de todos: o pescador. As mãos contam muito, e por vezes o sucesso na recolha de um bom exemplar ou a durabilidade/resistência do material depende das mãos que o utilizam. Já vi carretos de surfcasting darem o estouro a arrastar limo simplesmente por o pescador não saber utilizar convenientemente o carreto, ou seja, fazia um enrolamento contínuo da linha atribuindo o esforço totalmente ao carreto. Este procedimento é errado, deve-se enrolar linha e ir descendo a cana até digamos um ângulo de 20 a 25º, parar o enrolamento e içar a cana, debitando o esforço de recolha ao conjunto linha/cana e depois voltando ao princípio. Dei este exemplo por ser mais fácil de entender, mas aplica-se também quando temos grandes exemplares na ponta da linha. Indo a uma técnica de pesca mais pesada e onde se observa bem isto e existem milhares de vídeos disponíveis, é o jigging pesado. Observe-se que após ferrar o peixe, nunca se recolhe linha a sacar o peixe. Esse serviço é feito pela cana, içando-a, e depois rapidamente recolhendo linha descendo a cana... e por aí fora. Por outro lado se queremos emprestar todo o esforço ao carreto, sem recorrer minimante ao drag e por que sabemos que a linha vai aguentar, damos um desgaste superior à máquina que mais cedo ou mais tarde se vai traduzir num desgosto. Claro que na pesca nada é assim tão linear e cada caso é um caso, mas devemos sempre executar e utilizar as nossas ferramentas (conjunto cana/carreto/linha) da melhor forma.
E como costuma dizer: "O material tem sempre razão".
Concordo em pleno com esta citação, que o conjunto é formado por 4 elementos, podendo-se perceber como já foi dito, que o rebocar do peixe varia de pescador para pescador, contudo todos sabemos que aquando duma ferragem, nós além de puxar a cana em sentido inverso da linha de água, também, por norma, inclinamos o troco para trás, mantendo sempre o fio em tensão, para que não aconteça o indesejado, a fuga do peixe, assim e após a ferragem, efectivamente, acho que o reboque, deve ser com já foi dito pelo Ramiro, com cana, fio e pescador, puxam o peixe e de seguida põe-se a manivela do carreto a funcionar. Assim, por norma, eu nos exemplares maiores, como é óbvio, na recuperação do peixe, está a funcionar um conjunto, tratando-se do meu tronco, cana e fio e só depois o carreto trabalha. Tronco com inclinação para trás, apenas alguns centímetros, que penso fazer maquinalmente, com esta inclinação, arrasto a cana e linha, consequentemente o ângulo de recuo da ponteira acaba por ser bastante, pois ela está alguns metros atrás das minhas costas, mas não consigo dizer o número de metros de tal distância, mas são uns quantos que tenho de recuperar, depois é só manter o ritmo até tê-lo junto a mim.

Um abraço e boa continuação.

Braga.
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Sim colega, é verdade, existem pescadores que não sabem pôr todos os elementos a funcionar, estragando o material, mas é para isso que estamos aqui... Epá a tua foto é o máximo, devias receber um prémio qualquer. Sempre que vejo farto-me de rir :hahaha: , é mesmo engraçada. Abraço.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
FILIPEPC Escreveu:Sim colega, é verdade, existem pescadores que não sabem pôr todos os elementos a funcionar, estragando o material, mas é para isso que estamos aqui... Epá a tua foto é o máximo, devias receber um prémio qualquer. Sempre que vejo farto-me de rir :hahaha: , é mesmo engraçada. Abraço.
Já agora vou voltar a explicar, pois apesar dela estar noutro tópico, pode alguém não ter lido, eu acabava o jantar num restaurante em Setúbal, conjuntamente com mais uns pescadores, pois na manhã seguinte iamos competir no Torneio do Bocage, a minha primeira competição, tem jantado chocos com tinta, mas mesmo com muita tinta, alguns amigos começaram a comentar eu ter a boca toda preta e eu abri-a para eles verem duma vez e um outro com o telemóvel, zás, fez a fotografia, que depois enviou para o meu e eu agora coloquei-a no meu 1º. avatar.

Peço desculpa de ter fugido do tema, mas retomando o mesmo, quero adiantar que já parti elementos de canas, ponteiras, mas nunca parti carretos ou os danifiquei em acção de pesca, quero com isto dizer que fiz uma opção, gastar dinheiro uma vez, comprar bom e com provas dadas, podem ou não ter já sido topo de gama, há um ou dois anos, mas vou ouvindo boas indicações deste ou daquele carreto e se possível testá-lo numa acção de pesca, se me adaptar a ele e com as boas referências, vou comprá-lo, se não puder dispender da quantia pedida de imediato, junto dinheiro até o conseguir fazer.

Um aparte quero comprar uma cana ou carreto, começo a amadurecer a ideia e nessa altura, começo a juntar as moedas que tenho no bolso, ao fim do dia, as quais coloco numa caixa, depois é uma questão de tempo, claro que isto não acontece sempre.

Boa continuação.

Braga.
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Sim não conhecia a história, mas o importante é que a foto está o máximo. Continuo a axar que devias receber um prémio. está muito boa, e ainda por cima és parecido com o meu tio, que me acompanha a quase todas as pescarias... um dia destes tiro uma foro com ele na pesca e ponho aqui, caso não se apanhe nada, ao menos o pessoal ri-se.
Voltando também ao tópico, que já está todo trocado, supostamente era shmano vs banax, eu olha tenho ambos e gosto.
Quanto aos carretos, axo que um stella sw, ou um banax gtw devem aguentar com os 5 kilos, mas eu prefiro nem arriscar, sempre que ferrei um bixo grande( leia-se a partir do kilo e meio para cima, tento sempre trabalhá-lo, a excepção foi uma corvinota pequena , mas já com uns 2 kilos que nem parei por estar num local de baixa profundidade, e de muito ostral, e com receio de a bixa afundar foi sempre a puxar, e nem houve problema, o meu velhinho poseidon 5600( já com uns 8 anos) não vacilou, e a cana( da qual não sou nada apreciador), uma hiro propello 4,20 mt. portaram-se bem, mas lá está era todo dentro do peso que axo que quase todo o material suporta. A partir dos 2 kilos, é que já vi coisas engraçadas, desde vendedores a partirem canas, carretes de 500 aérios a griparem, linhas que anunciam levantar 11 kilos e com menos de 5 partirem...
Ah ontem testei a falcon titanium 0,30, e levantou os 5 kilos, o que me deixou super satisfeito. Continuo a axar a falcon em todas as gamas uma linha de confiança. É das que mais utilizo, e sempre com resultados muito bons. testada e aprovada.
Responder