Fio para pesca à boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para pesca à boia"
na nova versão do site.

rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por rui valerio »

sargalhão Escreveu:Estou a falar de uma verdadeira cana para pesca à bóia, onde para além desta gramagem…que implique uma maior leveza no manuseamento prolongado → 4 / 5 / 6 horitas com a cana na mão, poderemos ter a confiança na acção parabólica da cana…fazendo com que seja mais fácil trabalhar qualquer tamanho / tipo de peixe…com linhas de espessura irrisória…até mesmo 0,10 / 0,08 e por aí.

DNN
Exactamente o que eu penso, embora nunca tenha praticado esta pesca no mar, pratiquei pesca á bóia em águas interiores... podem crer que o problema também se colocou... inclusive chegou-se a usar os multifilares também... Pesca á bóia para mim é sinónimo de sensibilidade, forte e grosso era o que se fazia quando se pescava "à manhosa ou burra", que era pescar ao fundo com uma bóia.
Quanto ao resto.... Não sei, não me pronuncio.
romeu32
Utilizador Regular
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Mensagem por romeu32 »

rui valerio Escreveu:
sargalhão Escreveu:Estou a falar de uma verdadeira cana para pesca à bóia, onde para além desta gramagem…que implique uma maior leveza no manuseamento prolongado → 4 / 5 / 6 horitas com a cana na mão, poderemos ter a confiança na acção parabólica da cana…fazendo com que seja mais fácil trabalhar qualquer tamanho / tipo de peixe…com linhas de espessura irrisória…até mesmo 0,10 / 0,08 e por aí.

DNN
Exactamente o que eu penso, embora nunca tenha praticado esta pesca no mar, pratiquei pesca á bóia em águas interiores... podem crer que o problema também se colocou... inclusive chegou-se a usar os multifilares também... Pesca á bóia para mim é sinónimo de sensibilidade, forte e grosso era o que se fazia quando se pescava "à manhosa ou burra", que era pescar ao fundo com uma bóia.
Quanto ao resto.... Não sei, não me pronuncio.
O que eu posso dizer sobre este tema,e falo de mim e pelo tipo de pesca que faço que é pesca a boia "pesado".
Tipo boias de 25g até 50g,por isso lá podem ver o tipo de dificuldade que séra lançar uma boia de 50g gramas mais chumbo,para um pesqueiro que seja longe,e expimentem lançar com mono e com multi e vejam a diferença.
por outro lado tratasse de uma pesca que faço quase sempre nos "calhaus"principalmente dentro de agua,e ai o muiti mostra as suas vantagens todas.
Porque como sabem a pescar como multi consigo sentir os fundos todos,todos os calhaus a sua fisionomia,pois são varios os dias a pescar no mesmo pesqueiro,e ai tiramos muitas vantagens sobre o mono pois nao conseguimos ter a mesma sensibilidade.
Para já algumas vantagens que são: pescar fino,lançamentos mais longe,e maior sensibilidade. desvantagens:pescar muito mais grosso e o preço exorbitante das linhas..
Ainda vou meter mais mas para já,gostava de ler mais opiniões.
Abraço
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Penso que cada vez mais está a ficar claro uma coisa...

Conforme o tipo de pesca à bóia que fazemos (vamos dividir para já apenas em termos de peso da bóia e altura dos pesqueiros), há vantagens na utilização de multi ou mono como linha do carreto.

Penso que posso afirmar isto desde já. :fixe:

E já agora aproveito para agradeço a todos os que têm participado neste tópico.

Fica provado que podemos discutir todos, termos todos opiniões diferentes e mesmo assim mantermos uma postura aberta e civilizada num fórum de discussão.

Certamente este tópico será não só uma mais valia para o site, mas também para todos os que "opinaram" nele. Atrevo-me a afirmar que será também útil para todos os que não "opinaram" mas que ao lerem as diferentes ideias certamente puderam/poderão tirar as suas conclusões.

=D> =D> =D> =D>
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Pois…tem sido porreiro debater desta forma os variados temas que por aqui se trata.
Penso que agora só falta saber se o Gamboa (que abriu o tema9 ficou elucidado com alguma coisa ou se ainda continua com dúvidas sobre o tipo de pesca que quer fazer…à bóia.

DNN
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Continuo a repetir-me e não levem a mal, mas eu na pesca em causa, maioritariamente pesco com mono no carreto e estralho, este com o diâmetro máximo de 22 mm e anzol fino, apenas utilizo multi em situações muito específicas e depende essencialmente dos locais.

Relativamente à abrasão e resistência dum fio, acho que quem ler o tópico, se tem dúvidas, vai ficar com elas, contudo, a situação foi “esmiuçada” como se diz agora.

Também já foi referido, mas acho que deve ser frisado, o autor da abertura do tópico, começou e nunca mais se pronunciou, fico na esperança que tenha tirado as suas ilações e com resultados positivos.

Relativamente à citação seguinte, proferida pelo “Boss” -
paulo Escreveu:E já agora aproveito para agradeço a todos os que têm participado neste tópico.

Fica provado que podemos discutir todos, termos todos opiniões diferentes e mesmo assim mantermos uma postura aberta e civilizada num fórum de discussão.

Certamente este tópico será não só uma mais valia para o site, mas também para todos os que "opinaram" nele. Atrevo-me a afirmar que será também útil para todos os que não "opinaram" mas que ao lerem as diferentes ideias certamente puderam/poderão tirar as suas conclusões.
- concordo em absoluto com o que está dito e se me é permitido, acho que não podia ser doutro modo, pois apesar do confronto de ideias, terá sempre de prevalecer o bom senso e o respeito pelo próximo.

Um abraço e boa continuação.

Braga.
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Também acho que a “cena” da linha abrasiva não ficou bem definida.
Fica-se sem saber se é a linha que provoca abrasão sobre qualquer coisa (exemplo que o Paulo refere sobre os passadores das canas) ou se qualquer coisa (tipo as rochas; cubos; mexilhões, etc) é que provoca abrasão (acção de corte) sobre a linha que se usa.
Acho mesmo que esta troca de opiniões estavam a ser um pouco surda…cada um falava de um modo singular.

De qualquer modo esta estória poderá ser pouco importante para as conclusões que possamos obter na clara opção de pesca à Bóia, relativamente às preferências da linha a usar (linha do carreto…obviamente).

Uma coisa para mim não ficou claro foi a vossa definição de “estralho”.
Estava convencido que estralho era qualquer coisa parecida com aparelho; baixada após o distrocedor…o que nós por cá (Madeira) chamamos de “Parada”. Mas quando vejo referenciar linhas mono com 6 e 7 metros…pergunto:
Mas isto não é o vulgarmente lhe chamamos de choque-lider – A linha que aguenta o choque do lançamento e também a que sofre a “cena” da abrasão dos objectos existentes no mar?

DNN
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

sargalhão Escreveu:Estava convencido que estralho era qualquer coisa parecida com aparelho; baixada após o distrocedor…o que nós por cá (Madeira) chamamos de “Parada”. Mas quando vejo referenciar linhas mono com 6 e 7 metros…pergunto:
Mas isto não é o vulgarmente lhe chamamos de choque-lider – A linha que aguenta o choque do lançamento e também a que sofre a “cena” da abrasão dos objectos existentes no mar?
Viva duarte, essa duvida esclareço-te eu... O que chamas de parada, é sim o que nós chamamos de estralho. E na realidade pescamos muitas vezes com estralhos do comprimento da cana, principalmente na pesca com o piao, mas nao só: Quando o peixe anda a mariscas com mar bruto, esse estrlho trabalho com uma oliva de 1 ou 2 grs, com a boia a fixa, e anda por ali a bater nos boraquinhos todos.
no entanto na maioria das vezes pescando com carnaguejo pilado vivo ou camarao, o tamnho mais usado de estralhos anda entre 1.5m e os 2 m.
Na pesca á boia nao usamos choque-lider, pois o estralho com estre comprimento ja tem um pouco essa funçao para alem de deixar o isco vivo trabalhar melhor :fixe:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

sargalhão Escreveu:Também acho que a “cena” da linha abrasiva não ficou bem definida.
Fica-se sem saber se é a linha que provoca abrasão sobre qualquer coisa (exemplo que o Paulo refere sobre os passadores das canas) ou se qualquer coisa (tipo as rochas; cubos; mexilhões, etc) é que provoca abrasão (acção de corte) sobre a linha que se usa.
Acho mesmo que esta troca de opiniões estavam a ser um pouco surda…cada um falava de um modo singular.

De qualquer modo esta estória poderá ser pouco importante para as conclusões que possamos obter na clara opção de pesca à Bóia, relativamente às preferências da linha a usar (linha do carreto…obviamente).

Uma coisa para mim não ficou claro foi a vossa definição de “estralho”.
Estava convencido que estralho era qualquer coisa parecida com aparelho; baixada após o distrocedor…o que nós por cá (Madeira) chamamos de “Parada”. Mas quando vejo referenciar linhas mono com 6 e 7 metros…pergunto:

DNN
Boas.

Na montagem em questão é mesmo o estralho, para mim a forma mais simples de ver o estralho é como o fio onde empatamos o anzol. Voltando à montagem é o fio que vem a seguir à chumbada com destrocedor, a esse fio é empatado o anzol, o tamanho do fio varia, pode ter 2/3 metros até um máximo de cerca de 7 metros (tamanho da cana - já que a montagem é de bóia fixa).

Acerca da abrasão penso que é mesmo isso, podemos ver dessas duas formas, a abrasão que a linha provoca nos destorcedores por exemplo, e a resistência que ela têm à abrasão provocada pelas pedras, mexilhões, etc. É a esta última que chamo resistência à abrasão - ou seja se resiste mais ou menos à abrasão que o meio (diversos elementos no pesqueiro) provoca na linha.
Responder