Cana pra boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana pra boia"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Cana pra boia

Mensagem por Paulo »

flex Escreveu:
paulo Escreveu:
Ou talvez não, se calhar continua a lançar mais do que a pior. Porque a pior, como é pior, continua a lançar menos que a boa contra o vento. :wink:

Ou o vento só faz efeito na melhor. :mrgreen:
Eu até nem pesco á boia ...mas com vento o principal é o blank da cana ser fino...quanto maior o diametro do blank mais o vento afecta o lançamento e prejudica a acção de pesca ...uma cana fina e de acção rápida é o que se quer em dias de ventania :wink:
Sim o segredo está em utilizar o material o mais fino possível (com excepção para a bóia que deverá ser mais pesada). E isso acontece com qualquer pesca, mesmo na chumbadinha e pesca ao fundo.

Quanto mais larga a cana e o fio mais o vento "pega".
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Desculpa discordar contigo Boss. Para mim a bóia, em dias de vento, o mais importante é o perfil da mesma (e não o peso), ou seja, terá de ser o mais esguia (fina) possível.
Jomi
Registado: terça abr 08, 2008 5:26 pm

Mensagem por Jomi »

mas essa nao tem muito peso
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:Desculpa discordar contigo Boss. Para mim a bóia, em dias de vento, o mais importante é o perfil da mesma (e não o peso), ou seja, terá de ser o mais esguia (fina) possível.
Sim também é verdade. Falo do peso porque, normalmente em dias de vento á necessidade de utilizar bóias mais pesadas.

Não propriamente por causa do vento (directamente) mas pelo efeito que ele provoca na água.

Ou seja, se utilizarmos bóias muito leves em dias com alguma ondulação irregular, estamos sempre a ter falsos toques. :wink:
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

paulo Escreveu:
Ramiro Escreveu:Desculpa discordar contigo Boss. Para mim a bóia, em dias de vento, o mais importante é o perfil da mesma (e não o peso), ou seja, terá de ser o mais esguia (fina) possível.
Sim também é verdade. Falo do peso porque, normalmente em dias de vento á necessidade de utilizar bóias mais pesadas.

Não propriamente por causa do vento (directamente) mas pelo efeito que ele provoca na água.

Ou seja, se utilizarmos bóias muito leves em dias com alguma ondulação irregular, estamos sempre a ter falsos toques. :wink:
Peço desculpa outra vez. A dificuldade que possa aparecer é a de lançar, já que com menos peso e mais vento será mais difícil o lançamento (depende da direcção do vento). O efeito na água é irrelevante, já que quanto menos bóia se mostrar ao vento, menos ele puxa (independentemente do vento). Os toques, desde que a bóia esteja bem calibrada, são praticamente iguais ao olhar mais traquejado.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Não concordo... totalmente :mrgreen:

Uma bóia de menos peso, é normalmente uma bóia mais pequena. Com a ondulação provocada pelo vento torna-se muito difícil distinguir os toques com bóias pequenas, porque estas, pelo simples facto de serem mais pequenas, tendem a ser mais instáveis. Pelo menos as que tenho são assim. :mrgreen:

Claro que olhos mais experimentados, conseguirão pescar sempre melhor que olhos menos experimentados, a experiência é um factor muito importante em qualquer tipo de pesca. Quando vou pescar ao carapau, muitas vezes na primeira e segunda noite de pesca, ando a apanhar "alguns bonés", por não praticar essa pesca há já alguns meses. :wink:

Depois em termos de calibragem, uma bóia tem de estar sempre bem calibrada, independentemente do seu peso. Claro que por vezes podemos calibrar "mal" a bóia de propósito, mas isso é outra guerra.

Em acção de pesca, o simples facto de baixar de uma bóia de 8gr pra 6gr, por exemplo (o mesmo modelo), é o suficiente para perceber toques, que passavam completamente despercebidos com a bóia de 8gr. Agora se estiver vento, o que noto é que por vezes tenho que fazer o inverso para não ter os tais falsos toques. Ao aumentar o peso, consigo também com que o pegar no fio por parte do vento não tenha tanta influencia no arrastar da bóia.

Em questão do lançamento, peso e vento, é óbvio que quanto mais pesada a bóia, melhor para lançar (isso também acontece mesmo sem o factor vento). É normal conseguirmos lançar mais com uma bóia de 25gr do que com uma bóia de 6gr (haja ou não vento).

Eu em dias de muito vento, por principio não gosto de pescar, a nada, nem sequer ao fundo, quanto mais à bóia :lol: :lol: Agora quando há algum vento e pesco à bóia, o principal problema que noto, não é o vento pegar na bóia, nem o vento pegar na cana, nem o vento pegar no carreto, no chapéu, no saco de isco, na garrafa de rebenta peitos... etc etc :mrgreen: . O principal problema que noto é o vento pegar no fio e com isso arrastar a bóia.

Mas isto sou eu, nos locais onde costumo pescar, com as condições que costumo pescar. 8)
toalhas

Mensagem por toalhas »

Quanto mais fino o fio melhor não :?: :?:
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Se melhoras a performance quando mudas (por exemplo) de 8 para 6 grms, é porque se calhar a bóia estaria um pouquito mal calibrada. E aqui já não estamos a falar de bóias mais pesadas como estávamos a falar mais atrás.
Quanto ao lançar, claro que se lança mais com uma bóia de 25 grms relativamente a uma de 6 grms.
Mas quanto à acção do vento sobre a bóia na água, quanto mais esguia :arrow: melhor... independentemente (quase) do peso.
Responder