Cana para spinning

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana para spinning"
na nova versão do site.

NP300
Registado: quarta jun 11, 2008 8:45 am

Re: Cana para spinning

Mensagem por NP300 »

Ora desculpem lá a ignorancia do principiante:
Eu tenho estado a pescar na areia (praia) com um canhão de 5 m (Banax Poseidon, de Surfcasting), Ultegra 12000, chumbada de 120 gr e amostra de borracha, e sempre a bombar lá para diante (o que sou capaz, claro) durante 2 ou 3 horas, ajudem-me por favor a meter ordem aqui no meu disco rigido:
É Spinning ou Corrico o mais próximo/parecido disto????
Amanhã quero chegar à loja e comprar uma cana, mas já vi que...Spinning não é Corrico e vice-versa. Fiquei intrigado com a afirmação do "aranha" qdo. diz que..."só se for com amostras grandes e pesadas", por favor expliquem-me lá isto, tenham paciencia aqui com o maçarico. Quero comprar uma cana para iniciar e aprender (aprendi a lição do Stella 20000) mas tb não queria comprar uma coisa que não fosse apropriada.
Se ajudar, eu hoje experimentei uma cana de 5m dum amigo, e que grade mentirosa que ela é...verga toda, um gajo vai lá...e zero, basta a ondulação, ao passo que a minha Banax, a tal de 5m, aquilo nem mexe e eu qdo a tenho em acção de recuperação gosto dela, quer isto dizer que me entendo com canas rijas, duras de ponta, é assim??? ou estou a dizer asneira? não sei se isto revela algo na escolha de cana par Spinning ou corrico, não sei definir o que tenho andado a fazer, desculpem a ignorancia.
Abraço
karva

Mensagem por karva »

Bom vamos lá tentar a ajudar.

Aquilo que está a fazer é corrico apesar de o estar a fazer com material que não é nada adequado para isso, os seus braços e costas mais tarde lhe diram porquê.

Corrico: Opte por canas mais ligeiras até 4.20/4,50 metros de comprimento com uma acção de lançamento entre as+/- 40 gr e as 120/150 gr. Nas lojas pergunte por canas para corrico ou Buldo como também são conhecidas.

No Corrico usa-se uma boia de água, bombete (mais dificil de encontrar á venda) de entre as 40 gr. até ás 100gr. que atingem estes pesos depois de cheias de água. Como o nome indica elas bioam mantendo-se á superficie ligadas pela linha do carreto de um lado e do outro por um estralho de cerca de 2 a 4 metros de comprimento que irá ter no fim uma borracha da cor que achar melhor. Pode ainda optar por usar uma chumbada em vez da boia da água para fazer um corrico de fundo, mas em fundos de areia, porque com pedras fica lá tudo.

No Spinning usa-se uma amostras tipo Rapala ligada directamente á linha do carreto ou pode colocar um estralho de cerca 50 com a 1 metro. Usa-se cana próprias para Spinning, mais ligeiras com uma acção de lançamento de entre +/- 20 a 60 gr. embora haja algumas com uma acção maior, para certos pesqueiros onde seja necessário içar o peixe devido a por exemplo haver muitas rochas pela frente. O normal e mais versátil para uma cana de Spining será uma cana de 3 metros de comprimento com uma acção de 20 a 50 gr. Aqui como as amostras no geral têm um peso que atigem num máximo as 45 gramas, ( numeros redondos) as canas também são mais ligeiras, mas lançam bem na mesma.

Bom de uma forma simples penso que deve dar para perceber o que há-de procurar numa loja. Teste a cana lá no local de compra e veja se gosta da sua acção de ponta ou das mais parabólicas, ou seja as mais rijas ou mais macias.
Os numeros que eu lhe dei são mera referência terá depois que verificar na cana o que lá vem escrito e nesta fase mais ou menos 10 gramas em relação ao que eu referi não tem importância de maior.

Mais alguma dúvida disponha.

Paulo karva
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

=D> =D> =D> =D> =D>

ha agora o problema do carreto...

isplica aí karva :mrgreen: :lol: :lol:
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Mensagem por joaosousa »

Ora bem eu ia dar a minha contribuição mas depois da explicação do amigo karva, pouco mais há a dizer! :mrgreen:
karva

Mensagem por karva »

aranha Escreveu:=D> =D> =D> =D> =D>

ha agora o problema do carreto...

isplica aí karva :mrgreen: :lol: :lol:
A esta hora? #-o

Bom como isto é pesca ligeira em que se usa material ligeiro o carreto terá de ser ligeiro também, até porque quanto menos peso o material tiver melhor será em termos fisicos de suportar.
Atendendo a que é uma técnica muito exigente já que está sempre a lançar e a recolher, deve optar por um carreto que seja robusto e lhe dê garantias de boa qualidade e resistência ao desgaste, lembre-se que está sempre a trabalhar, deve por isso investir um pouco mais num bom carreto.
Os modelos andaram na casa dos 4000 a 6000 para o Corrico, como modalidade onde lança mais longe vai precisar de mais linha, logo terá de ter uma bobine maior, e de 3000 a 5000 para o Spinning, com lançamentos mais curtos passa-se o inverso, bobines mais pequenas. O objectivo principal é sempre um carreto que seja leve.
Na primeira página deste tópico estão alguns modelos mais usados por cá no Spinning, variando os preços em função das marcas.

Paulo karva
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

karva Escreveu:A esta hora? #-o
por isso é que te pedi, é que a esta hora já vejo mal as teclas...os dedos engrossam...ic ic... :lol: :lol: :lol:
Paulo (NP300) está bom assim ou queres com mais molho??? :roll: :lol:
NP300
Registado: quarta jun 11, 2008 8:45 am

Mensagem por NP300 »

Mais uma vez aquele muito obrigado pela paciencia...
Passei de facto pela loja, ainda não tinha aberto o PC e...tive que me fazer acompanhar de uma cana para casa, dentro das limitações de stock, trouxe uma Hiro Magister Sea Bass 3,90m com acção de 50(?) a 120gr (165 euros marcada e depois fez-me desconto). Nem sequer consigo informação mais detalhada dela aqui na net, vamos ver se é ou não uma escolha acertada, mas isto depois tb não facilita nada para os maçaricos como eu:
Na propria cana refere "Spinning" e do outro lado em portugues diz "especial corrico robalo", imaginem voçês um maçarico a olhar para aquilo...a cabeça começa logo a trabalhar a 300/h. Daqui a pouco já vai para o mar e logo que chegue já vos digo o relato da experiencia.
Abraço
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

NP300 Escreveu: trouxe uma Hiro Magister Sea Bass 3,90m com acção de 50(?) a 120gr (...) Na propria cana refere "Spinning" e do outro lado em portugues diz "especial corrico robalo"
Peço desculpa por me intrometer mas se essa cana é a que penso, é uma cana mais indicada para corrico (buldo, bóia de água, chumbada) e não para spinning ligeiro (amostra directa).
Responder