Mais nada????
Então vocês só pensam em diminuir a espessura da linha por causa disso? Estou a falar em termos genéricos e não apenas de pesca à bóia.
Não diminuem para conseguirem por exemplo lançar mais longe? Para o vento pegar menos na linha? Etc???
Onde quero chegar é que pode haver situações onde queremos diminuir drasticamente a espessura da linha mas não queremos perder a tal resistência (Kg/Lb) aqui a solução em principio passa pelo multi.
Como já foi dito e é fácil de perceber multi em principio não é a solução para os estralhos. Por isso sobra...
Aumento da distância de lançamento (fio mais fino para a mesma resistência) e sobra o factor para mim mais determinante no multi, e é principalmente por este que vejo a necessidade em trocar o mono pelo multi - A elasticidade 0 do multi. Em certas situações torna-se uma vantagem clara na ferragem e rapidez de resposta do pescador.
Quanto ao factor resistência à abrasão, é um factor secundário se compararmos mono vs multi pela capacidade de resistência (KG/lb), e isto a meu ver como já disse é como devemos comparar sempre que não queremos ou não estamos preocupados com o factor lançamento (necessidade de fio mais fino). Já agora no que diz respeito ao pegar do vento (e até ao pegar do mar, atenção, em termos de ondulação e não de corrente) continuo com certas dúvidas se um multi 0,15 comporta-se melhor que um mono 0,30.
Espero não ter sido muito confuso com mais esta minha tentativa de passar a minha visão das coisas.