isca para pescar
Re: isca para pescar
Sobre camarão
Aprendi à muito uma teoria que se poderá aplicar a todas as iscas, em especial ao camarão.
→ Considerando que tudo o que existe no mar – é doce, à excepção da própria água. É por isso que salgamos todos aos alimentos que provêm do mar;
→ Considerando que o olfacto é um dos sentidos mais desenvolvidos que o peixe possui, acima disso é o sentido da linha lateral – perceptibilidade sensorial;
→ Considerando que o doce é facilmente perceptível num universo salgado;
A escolha da isca deverá ser criteriosa nesse sentido, ou seja → quanto mais doce maior o nível de captura.
No entanto os exageros (tipo adicionar açúcar; mel; ou outra trapalhada qualquer adocicada), não surte o efeito desejado, a não ser nos peixes de “meia água”, onde a rapidez de caça constitui regra → regra do cardume → quem chega 1º não passa fome.
Pessoalmente prefiro (no camarão) aquando da escolha nos supermercados, os que se vendem avulso, sendo geralmente de aquacultura. Desses, tento sempre provar (crus) um pouco de cada. E aquele que for mais doce é o que eu levo.
O Camarão de aquacultura do Brasil ou do Iraque são os que melhor me satisfaz. Qualquer grande superfície (hiper) vende.
DNN
Aprendi à muito uma teoria que se poderá aplicar a todas as iscas, em especial ao camarão.
→ Considerando que tudo o que existe no mar – é doce, à excepção da própria água. É por isso que salgamos todos aos alimentos que provêm do mar;
→ Considerando que o olfacto é um dos sentidos mais desenvolvidos que o peixe possui, acima disso é o sentido da linha lateral – perceptibilidade sensorial;
→ Considerando que o doce é facilmente perceptível num universo salgado;
A escolha da isca deverá ser criteriosa nesse sentido, ou seja → quanto mais doce maior o nível de captura.
No entanto os exageros (tipo adicionar açúcar; mel; ou outra trapalhada qualquer adocicada), não surte o efeito desejado, a não ser nos peixes de “meia água”, onde a rapidez de caça constitui regra → regra do cardume → quem chega 1º não passa fome.
Pessoalmente prefiro (no camarão) aquando da escolha nos supermercados, os que se vendem avulso, sendo geralmente de aquacultura. Desses, tento sempre provar (crus) um pouco de cada. E aquele que for mais doce é o que eu levo.
O Camarão de aquacultura do Brasil ou do Iraque são os que melhor me satisfaz. Qualquer grande superfície (hiper) vende.
DNN
Ainda sobre camarão
Esqueci-me de referir uma coisa também importante.
O camarão para obter maior eficácia deverá ser retirado da congelação e passar umas boas horas (tipo umas 12 horitas) no frigorífico normal.
Assim consegue-se realçar melhor o cheiro característico do marisco. Se reparar-mos o camarão congelado pouco cheiro possui, pelo menos para nós. E como o “nariz” é importante dentro d’água…qualquer coisa que amplifique esse cheiro é sempre bom.
DNN
Esqueci-me de referir uma coisa também importante.
O camarão para obter maior eficácia deverá ser retirado da congelação e passar umas boas horas (tipo umas 12 horitas) no frigorífico normal.
Assim consegue-se realçar melhor o cheiro característico do marisco. Se reparar-mos o camarão congelado pouco cheiro possui, pelo menos para nós. E como o “nariz” é importante dentro d’água…qualquer coisa que amplifique esse cheiro é sempre bom.
DNN
Ora ai esta uma boa dica,que eu vou por em pratica. =D>
Na proxima emburcada vou levar para testar.
Abraços pro pessoal.
Miguel SIlva
Na proxima emburcada vou levar para testar.

Abraços pro pessoal.
Miguel SIlva
Novamente…camarão
Mais concretamente patas de Camarão.
Qualquer um de nós descasca o camarão e deita as cascas, cabeça, rabo e também as patas fora. Acontece porem que com as patinhas do camarão poderemos apresentar uma óptima iscada para qualquer peixe.
Previno-vos já que do camarão 100/120 não conseguimos patas de dimensão satisfatória para o pretendido. Mas o camarão 60/80 ou mesmo o superior já conseguimos com meia dúzia de patas efectuar um pequeno “cacho” – o resultado final é muito parecido com uma flor aberta.
Enfia-se as coxas das patas do camarão (como se fosse uma minhoca – no sentido longitudinal) o nosso anzol e após várias repetições (várias perninhas) obtemos uma perfeita isca “florida”.
DNN
Mais concretamente patas de Camarão.
Qualquer um de nós descasca o camarão e deita as cascas, cabeça, rabo e também as patas fora. Acontece porem que com as patinhas do camarão poderemos apresentar uma óptima iscada para qualquer peixe.
Previno-vos já que do camarão 100/120 não conseguimos patas de dimensão satisfatória para o pretendido. Mas o camarão 60/80 ou mesmo o superior já conseguimos com meia dúzia de patas efectuar um pequeno “cacho” – o resultado final é muito parecido com uma flor aberta.
Enfia-se as coxas das patas do camarão (como se fosse uma minhoca – no sentido longitudinal) o nosso anzol e após várias repetições (várias perninhas) obtemos uma perfeita isca “florida”.
DNN
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
Atençao amigo... a cabeça do camarao para mim é das melhores iscadas que pode haversargalhão Escreveu:Qualquer um de nós descasca o camarão e deita as cascas, cabeça, rabo e também as patas fora

-
- Registado: terça out 28, 2008 11:14 am
Bem-Vindobloody27 Escreveu:Eu sou ainda nova nestas andanças(4-5 meses)e a minha questão é qual o melhor isca para pescar junto á costa no mar. Sou da Madeira e a iscas que uso é o camarão branco ou vermelho. O que acham? O peixe que encontro cá são besugos, sargos, salemas, facaios, taínhas, douradas, dobradas, etc....se nao for pedir de mais qual a isca mais adequada para estes peixes?
Só para acabar, akelas embalagens que compramos nos supermercados de sortido de marisco(mexiloes camarao pekenino, etc) resulta para a pesca???? Obrigado e fikem bem
Na Madeira nunca pesquei, mas nos Açores costumo utilizar, para pescar ao fundo, aqueles caranguejos pequeninos pretos que apanho debaixo das pedras e isco vivos, retirando-lhes as pinças
Sim a cabeça de camarão com as patinhas todas e caca à mistura é um excelente isco...
Agora essa das patas (só) nunca experimentei, mais uma para testar. =D>
PS: Ainda não consegui experimentar as cracas, quando o mar está bom, não posso ir pescar, quando até podia ir pescar, não está mar ou tempo em condições. Mas não está esquecido.
Agora essa das patas (só) nunca experimentei, mais uma para testar. =D>
PS: Ainda não consegui experimentar as cracas, quando o mar está bom, não posso ir pescar, quando até podia ir pescar, não está mar ou tempo em condições. Mas não está esquecido.
Caros amigos
À muito que ando para perguntar isto por estas bandas.
O tema encontra-se ligado com à forma de interacção do peixe com o meio ambiente / pescador.
As perguntas são simples:
→ A teoria de Pavlov (Reflexos condicionados) poderá ser aplicada à pesca?
→ Poderemos tirar proveito deste estudo nos actos de pesca?
DNN
À muito que ando para perguntar isto por estas bandas.
O tema encontra-se ligado com à forma de interacção do peixe com o meio ambiente / pescador.
As perguntas são simples:
→ A teoria de Pavlov (Reflexos condicionados) poderá ser aplicada à pesca?
→ Poderemos tirar proveito deste estudo nos actos de pesca?
DNN