fdp Escreveu:BOAS CAMARADA RAMIRO !!
Estes tópicos são sempre importantes para mim visto que pesco quase sempre na pedra e os meus
conhecimentos de pesca na areia são reduzidos !!
Há no entanto aqui qualquer coisa no teu raciocínio que não entendi !!
Ramiro Escreveu:As chamadas "abas" são as zonas que dividem uma e outra zona. Normalmente a melhor aba é a contra-corrente, ou seja, a oposta ao movimento dominante das águas. Por exemplo, na costa ocidental, o movimento dominante é Norte-Sul (pode inverter, como tem sido nos últimos dias). Logo a aba melhor é a de Norte, já que o peixe se alimentará de preferência sempre contra a corrente.
No caso que descreveste e eu sublinhei , a aba melhor não deveria ser a de Sul ??
Ramiro Escreveu:Porquê? Pensem um bocadinho e deixem bitaites, para "aquecer" a conversa.
Em minha opinião será porque a comedia levantada do coroeiro pelo movimento das águas é arrastada
pela corrente na direcção do predador limitando-se este a «emboscar» !!
FIQUEM BEM !!

Olá "camarada", tudo fino por aí? Espero que sim.
Levantas uma questão pertinente. E também a origem de muitos erros. É evidente que cada caso é um caso e nada melhor que estar de frente para um pesqueiro a tentar decifrar como está a "trabalhar". Nestes tópicos limito-me a tentar fornecer indicadores daquilo que é básico na movimentação das águas e do eventual comportamento do peixe. Depois temos de adaptar o que sabemos a cada pesqueiro e às condições em que o mesmo se encontra no momento. O exemplo que dei refere duas coroas de areia com um afastamento lateral considerável entre elas, digamos, no mínimo uns 40mts. Menos que isso, poderemos já chamar-lhe um agueiro, por onde o mar faz a escoa proveniente da rebentação (uma corrente a partir da margem para dentro). Aqui nesta zona, pode haver peixe contra-corrente à espera de paparoca trazida pela corrente e que foi levantada pelas ondas que se abateram. Resta procurar a que distância estão.
As abas laterais provocam ao peixe um comportamento semelhante. O peixe come invariavelmente contra a corrente, mesmo nas pedras, onde, até é mais evidente o comportamento. O peixe nunca se aproxima com água a favor, senão arrisca-se a ser arremessado contra as mesmas. Está virado para onde está a comida ou de onde ela vem e utiliza o movimento das águas para ajudar a fugir se necessário. Portanto, num caso de corrente lateral Norte-Sul, a melhor aba deverá ser a de Norte. A pesca deverá ser colocada na zona mais próxima onde começa a subida da coroa e não em cima da mesma. Se fôr um aparelho com estralho(s) longo(s), a margem de manobra é maior e os resultados provavelmente também.
Espero ter conseguido passar o raciocínio.