Chumbadas de cor

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas de cor"
na nova versão do site.

flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Chumbadas de cor

Mensagem por flex »

A conversa está "colorida" ! ...gostei :fixe:
jopinto Escreveu: Quando pescamos por exemplo a 120 metros de fundo com o nosso equipamento habitual dos diversos, é normal que haja Bogas, carapaus, cavalas e afins, mas o nosso objectivo não é propriamente estes indigenas, mas sim algo mais "musculado", e portanto como fazer para suavizar a enevitabilidade de "rebocar" alguns daqueles indigenas e trazer tambem algum destes Balmázios ?
Esta questao penso ser fundamental para minimizar o problema, ou seja trazer um ou dois carapaus, mas aproveitar para trazer Balmásios ou algum Lambasio. :hummm:
... :join:
Jo: na questão que pões não me aventuro muito (até porque não pesco de barco) ... mas penso que a situação não muito será diferente na pesca de costa :hummm: ...uma situação recorrente da semana que passei na costa de Sines este verâo:

Costa Norte, praia com alguma pedra "semeada" na faixa até aos 100m e com alguns cabeços de maior dimensão aos 120 a 150m (aqui é a distância á costa e não a profundidade :mrgreen: )
Mar calmo ou com fraca ondulação, vento fraco, temperaturas relativamente alta da água (para a zona)... faixas com limo partido e tb "murraça" e "tabaco" ( :grrr: mesmo bom para perder a paciência), conforme a maré e a corrente, a pesca era mais (ou menos) possível...

Peixe: Linguados XL e XXL (que como costume "entram"na mesma medida em que o sol baixa), sargos e safias (estes quase sempre no meio do limo e a meia-água) parguetes e peixe-porco( lá bem longe junto ás zonas com mais pedra)... bogas a pontapé #-o (entre os 100/120m e a rebentação) e alguns cardumes de carapau (estes mais junto á margem )

Nestas condições, e com a mira nos linguados (tirei dois com 45cm :lol: ), montagem com dois anzóis e iscadas generosas de coreano ou minhoca da areia ( grilo), iscos bem ao gosto dos carapaus e das bogas (na zona, tb os melhores para o linguado) :huuum: ... assim que a chumbada caía na água tinha uma\duas bogas, as vezes que chegava ao fundo eram raríssimas :moca: ... a solução: procurar a distancia onde as bogas não estavam e sacrificar o anzol de cima (pescar com a cana baixa era sinónimo de um estendal de limo em questão de minutos). Até aqui nada de novo :hahaha: .O curioso era o comportamento das boop-boops em função da chumbada e do lançamento: chumbadas lentas a descer e as de cor branca era "cada tiro cada melro" ...as bogas claro, idem com lançamentos mais tensos em que o chumbo entrava na água com ângulos menores. Lançamentos mais em arco (entrada na água próxima da vertical) e chumbadas escuras e aerodinâmicas melhoravam e muito a probabilidade de os iscos chegarem ao fundo :fixe:

...para acabar: o meu filho estava entretido a "corricar" uns carapaus á chumbadinha (com 10 anos e uma cana ultra-ligth os carapaus valem como robalos XL :mrgreen: ) ...cada vez que falhava o lançamento e a chumbadinha fazia um "splash" maior saia uma boga, quando imobilizava o isco, idem :wink:

Fica mais esta para reflexão :join: (que nem só de barco se tem que andar a "fugir" ás cagonas )

Cumps

p.s.~ quanto aos peixe-porco e aos parguetes (pesca nocturna e a grande distância) é tema para outra conversa (e outros iscos), mas por ali, nunca os tinha encontrado tâo próximos da costa :shock:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

flex Escreveu:.O curioso era o comportamento das boop-boops em função da chumbada e do lançamento: chumbadas lentas a descer e as de cor branca era "cada tiro cada melro" ...as bogas claro, idem com lançamentos mais tensos em que o chumbo entrava na água com ângulos menores. Lançamentos mais em arco (entrada na água próxima da vertical) e chumbadas escuras e aerodinâmicas melhoravam e muito a probabilidade de os iscos chegarem ao fundo
Boas flex

É exactamente o que fazemos na embarcada, para as boops boops sem duvida que ajuda deixar de iscar o anzol de cima. Mas o caso da chumbada diferente e com descida mais rapida é fundamental para evitar por vezes as irritantes e lutadoras cavalas, e prova disso é por exemplo estar a pescar a 40 metros ( de fundo) e por vezes ter que usar 300 grs para tentar passar pelas bichanas com o isco intacto... O silencio a bordo assim como o silencio da pesca a entrar na agua é tambem outro grande trunfo que devemos usar, que muitas vezes é descurado, e que na maior parte dos casos faz a grande difença no final da pesca, entre quem apanha peixe de escama ou quem passa a tarde a desempachar pescas com as cavalas. :fixe:

E já agora outra para a confusao...
estava eu outro dia aos balmasios :join: a 120 metros de fundura (onde em teoria a luz é mais que escassa), e com o pesqueiro inundado de bogas e carapaus... o mais curioso é que usando fios finos, iscando apenas o anzol junto da chumbada e utilizando anzois pretos tirei um sem fim de triplas de carapaus e bogas ( iscados pelas boca).... e esta hein? Qual a razao? será que ao usarmos os fios de diametro reduzido pela sua maior ou menor visibilidade, nao estamos tambem a esquecer-nos das diferentes vibraçoes por estes causados na agua e que no final poderao tambem, ter diferentes resultados nas capturas consoante os diametros de fio utlizado? :hummm: :hummm: :hummm: :hummm:
Abutre
Registado: domingo jul 19, 2009 8:26 pm

Mensagem por Abutre »

pedrolourenco79 Escreveu:
zedomorto Escreveu:resumindo..... em minha casa sento-me à mesa e marcha quase tudo, hoje já amandei 2 copos de vinho 1 pão, um pedaço de boroa com chouriço, varias fatias de paio de cachaço de porco preto, um queijinho fresco e estou no PC à espera do polvo que está a ser alourado pela minha esposa...amanhã na cantina da empresa pensa que vai ser fácil eu comer tanto???...chegou o polvo à mesa até já...
Hehehehehe :join: :join: :join: :join: :join:

Eu até ia convidar-te para virres pescar no domingo com o m.Santos mas ja vi que tens peixe a mais em casa :join: :join: :join: MAs se quiseres apita zé :fixe:
Sr.Pedro ainda há vagas eu sou de matosinhos e posso estar interesado,msou um bocado toto mas estou lá nem que seja para engodar.

AB
Fernando
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

pedrolourenco79 Escreveu:E já agora outra para a confusao...
estava eu outro dia aos balmasios :join: a 120 metros de fundura (onde em teoria a luz é mais que escassa), e com o pesqueiro inundado de bogas e carapaus... o mais curioso é que usando fios finos, iscando apenas o anzol junto da chumbada e utilizando anzois pretos tirei um sem fim de triplas de carapaus e bogas ( iscados pelas boca).... e esta hein? Qual a razao? será que ao usarmos os fios de diametro reduzido pela sua maior ou menor visibilidade, nao estamos tambem a esquecer-nos das diferentes vibraçoes por estes causados na agua e que no final poderao tambem, ter diferentes resultados nas capturas consoante os diametros de fio utlizado? :hummm: :hummm: :hummm: :hummm:
Olá Pedro

... e eu a pensar que já estavas viciado no "Big Game" e andas atrás de "balmásios" :mrgreen: ...

Acho que a razão para teres apanhado os carapaus nos anzóis nus é mesmo a que referiste as vibrações :fixe: ...agora, na minha opinião, os "culpados" são os teus anzóis pretos (e finos e torcidos, até aposto :mrgreen: ) que na ponta de um fio fino (que os deixa vibrar á vontade) zumbiam em direcção ao fundo. O preto neste caso até devia ajudar... o contraste devia torná-los em alvos perfeitos :hahaha: (não é por acaso que de noite se usam amostras escuras :wink: ) ...remédio só há um: retirar os anzóis da montagem :mrgreen: , ou mudar de pesqueiro :join:

Um Abraço
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Abutre Escreveu:Sr.Pedro ainda há vagas eu sou de matosinhos e posso estar interesado,msou um bocado toto mas estou lá nem que seja para engodar.
Viva Fernando... Primeiro deixa la o Sr. Que esse está no ceu... Infelizmente a vaga ja esta ocupada com outro companheiro mas fica para outra oportunidade... Vá estando atento que vao surgindo algumas vagas e por isso é só uma questao de oportunidade..... :fixe:
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

pedrolourenco79 Escreveu:será que ao usarmos os fios de diametro reduzido pela sua maior ou menor visibilidade, nao estamos tambem a esquecer-nos das diferentes vibraçoes por estes causados na agua e que no final poderao tambem, ter diferentes resultados nas capturas consoante os diametros de fio utlizado?
É uma teoria interessante – a das vibrações. Tema que ainda não me tinha passado pela cabeça.
Mas estas estória das espessuras das linhas também encontram-se directamente ligadas às correntes. Quanto mais fina for a linha melhor “trabalhará” as iscas, ou seja, parecerão mais naturais.
De qualquer forma, no meu entender, seja fina ou menos fina a linha, o peixe vê sempre. Não tenhamos ilusões.
Temos sempre a mania que inteligentes e espertos somos só nós. O resto dos animais não tem inteligência alguma.
Os mecanismos de defesa destes seres, que idolatramos, permite-lhes percepcionar a mais pequena anormalidade em torno do seu meio.
A fome, a ânsia de comer para sobreviver pelo menos mais um dia é que lhes causa pequenos descuidos – descuidos esses bem aproveitados por nós.
DNN
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

sargalhão Escreveu:
pedrolourenco79 Escreveu:será que ao usarmos os fios de diametro reduzido pela sua maior ou menor visibilidade, nao estamos tambem a esquecer-nos das diferentes vibraçoes por estes causados na agua e que no final poderao tambem, ter diferentes resultados nas capturas consoante os diametros de fio utlizado?
É uma teoria interessante – a das vibrações. Tema que ainda não me tinha passado pela cabeça.
Mas estas estória das espessuras das linhas também encontram-se directamente ligadas às correntes. Quanto mais fina for a linha melhor “trabalhará” as iscas, ou seja, parecerão mais naturais.
De qualquer forma, no meu entender, seja fina ou menos fina a linha, o peixe vê sempre. Não tenhamos ilusões.
Temos sempre a mania que inteligentes e espertos somos só nós. O resto dos animais não tem inteligência alguma.
Os mecanismos de defesa destes seres, que idolatramos, permite-lhes percepcionar a mais pequena anormalidade em torno do seu meio.
A fome, a ânsia de comer para sobreviver pelo menos mais um dia é que lhes causa pequenos descuidos – descuidos esses bem aproveitados por nós.
DNN
Ola
Duarte....aqui estamos em desacordo e felizmente... :grrr2:
Claro que me refiro às espessuras das linhas, seja por outra razao qualquer que nao a visao do peixe, ja tive "N" provas de que na dificuldade de ferrar, se baixar a espessura do fio, consigo apanha-los. :huuum:
No caso especifico das iscadas, e das bogas (cagonas) e carapaus, é notorio que estes peixes, trabalham o isco de tal maneira que ou vêm (no caso da sardinha) sem pele e ratadas ou vêm somente a espinha principal ainda com as espinhas da parte da barriga, como se de um "trabalho de um escultor" se tratasse... :122:
Por todos estes pormenores das nossas experiencas levam-me a concluir algumas coisas importantes, e inclusivé dá para perceber, ou "ivaginar", aquela luta lá em baixo, com todos os pormenores de quem manda, quem é o primeiro a atacar o anzol, e que especies estao em cada camada da coluna de agua. :pay:
Acho que não basta pensarmos que se retirarmos o isco do anzol de cima, as bogas e os carapaus nao atacam, pois não é raro vir boga em baixo e um besugo ou pargo no anzol de cima, claro que depdende de como a pesca esteja a trabalhar mas por norma, nao vejo que haja mistura la em baixo mas sim patamares de especies. :201:
Abraço
Jo Pinto
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

[/quote]E já agora outra para a confusao...
estava eu outro dia aos balmasios :join: a 120 metros de fundura (onde em teoria a luz é mais que escassa), e com o pesqueiro inundado de bogas e carapaus... o mais curioso é que usando fios finos, iscando apenas o anzol junto da chumbada e utilizando anzois pretos tirei um sem fim de triplas de carapaus e bogas ( iscados pelas boca).... e esta hein? Qual a razao? será que ao usarmos os fios de diametro reduzido pela sua maior ou menor visibilidade, nao estamos tambem a esquecer-nos das diferentes vibraçoes por estes causados na agua e que no final poderao tambem, ter diferentes resultados nas capturas consoante os diametros de fio utlizado? :hummm: :hummm: :hummm: :hummm:[/quote]

Ó Pedro, esqueceste aí dum pormenor...alguem ao teu lado estava a tirar Balmasios e Lambasios... :join: :dificil:
Responder