Praias concessionadas

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Praias concessionadas"
na nova versão do site.

mb
Registado: quinta jun 12, 2003 11:00 pm

Praias Concessionadas

Mensagem por mb »

Caros participantes.
Antes do verão tive contacto com um deputado da AR para lhe explicar o meu descontentamento com esta nova lei. Entre várias queixas gostaria de sobrepor 2.
1. O pagamento das licenças - Não me oponho ao pagamento desde que se verifique o seguinte, que o dinheiro recebido seja aplicado em vigilância e estudos. Vigilância para acabar com o mito de que os pescadores desportivos são (erradamente) a causa da dizimação dos stocks de pesca (apesar de aqui já verifiquei tantas vezes que pescadores menos escrupulosos levam para casa peixe que nem deveriam sequer pensar em atirar para o balde)e vigilância no sentido de acabar ou minimizar com toda a poluição sólida deixada para trás o que me tem deixado perfeitamente horrorizado. Na minha zona de Cascais o lixo que alguns pescadores deixam é perfeitamente inconcebível e já nem falo de caixas de minhoca ou novelos de fio. Cada vez que vou à pesca trago um saco de lixo que não é meu!
2. A nova lei basea-se no presuposto de que se se regulamentar a pesca desportiva os stocks voltam a recuperar e acaba-se com a pesca ilegal. Como é possível fazer-se uma lei sobre algo que não se sabe. Quantos pescadores desportivos há em Portugal? Quanto é que pescam? Se o dinheiro das licenças vai para o fundo dos pescadores profissionais onde fica a vigilância. Tenho maior gosto em juntar-me a mais pessoas para novamente fazer uma investida em tentar emendar uma coisa que nasceu torta, não quero protagonismo, apenas quero continuar a praticar uma modalidade que me dá imenso prazer e no qual já investi perto de 2500€ em 5 anos. Fico à espera de outras opiniões.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Não sei se reparaste mas escrevi "...Não só mas tambem..."
Até no mar existem muitos "porcos" e até coloquei um topico aqui no sitio cujo titulo é "UM GAJO PASSA-SE COM ESTAS COISAS" onde me insurgi contra alguns Porcos. :x
Em relação à defenição de Pesca Ludica/Desportiva/Lazer, não podia estar mais de acordo contigo. É assim que entendo a pesca que faço :wink:
jopinto
Utilizador Regular

Mensagem por jopinto »

Ninguem é perfeito, e lembras-te que já andamos aqui faz alguns anos a bater sempre na mesma tecla, para tentar incutir nos nossos amigos algum cuidado com o lixo, entre outras coisas. Penso que tem dado resultados pelo que me apercebo no Mar, mas ainda não chega, é preciso mais e se a publicidade não fosse tão cara podia-se fazer mais.
Existem algumas ideias para concretizar até ao fim do Ano nesta materia assim consiga arranjar ajuda.
Claro que se estivessemos organizados as acções seriam mais eficazes, e lá estou eu a entrar por caminhos que já esqueci. Sonhos, não passam de sonhos #-o
jopinto
Utilizador Regular

Mensagem por jopinto »

Caro MB, tem toda a razao, mas tenhamos consciencia de que certos habitos e ou vicios, levam muito tempo a mudar, e é natural que ainda haja muito pescadores desportivos que ou por não saberem, ou por não entenderem a importancia de se cumprir os tamanhos minimos, ou o efeito dos lixos deixados nos pesqueiros, o fazem. Por isso é importante nestes foruns, haver tambem pescadores que informem, e expliquem as consequencias desses maus habitos.
Continuo a dizer que as acções seriam mais eficazes se estivessemos "organizados", mas quiz o destino que nascessemos Portugueses, apesar de termos muitas virtudes :wink: , nalgumas coisas temos atitudes menos nobres :cry:
Responder