isca para pescar
Re: isca para pescar
esse raciocino vai de encontro ao que eu também contactei por mim mesmo muitas vezes, outro exemplo é no spinning quando a gente lança e começa a corricar e para, geralmente nao há ataques a amostra até aqui, mas 90% dos ataques sao logo que recomessa a corricar 

Olá
Sim, de uma forma geral o teu raciocinio está correcto e concordo com a forma como é apresentada a isca, especialmente se for inteira, é muito importante porque não é só pelo facto de ser natural o predador ver a presa no sentido da fuga mas também que não poderá ser atacado. Eu também coloco as iscas com a cabeça virada para a ponteira da cana.
As espécies têm mais ou menos, receio, desconfiança, agressividade, etc., em relação a atacar a comida, em função da sua idade ou do tamanho do grupo/cardume onde se encontram inseridos. Quanto mais jovens mais inconcientes em relação aos perigos do meio e quanto mais velhos mais solitários e mais matreiros.
Mas como em tudo e especialmente na pesca as coisas nem sempre se podem aplicar de forma linear a todas as espécies, sabe-se que, por exemplo o Pargo adulto ataca sempre as suas presas ( outros peixes) pela cabeça. Isto julgo que tem a ver com os predadores mais puros em que uns dependem da pouco variedade de comida que consomem e outros da velocidade com que nadam ( anchova, por ex;).
Quanto ás outras questões que referes essas já entram no campo do Mimetismo e da Camuflagem, onde se pretende sobreviver, uns enganando os outros, dando-lhes a sensação de estarem virados para eles (olhos enormes) que os podem atacar ou dando-lhes um falso alvo para atacarem.
Ab
Paulo karva
Sim, de uma forma geral o teu raciocinio está correcto e concordo com a forma como é apresentada a isca, especialmente se for inteira, é muito importante porque não é só pelo facto de ser natural o predador ver a presa no sentido da fuga mas também que não poderá ser atacado. Eu também coloco as iscas com a cabeça virada para a ponteira da cana.
As espécies têm mais ou menos, receio, desconfiança, agressividade, etc., em relação a atacar a comida, em função da sua idade ou do tamanho do grupo/cardume onde se encontram inseridos. Quanto mais jovens mais inconcientes em relação aos perigos do meio e quanto mais velhos mais solitários e mais matreiros.
Mas como em tudo e especialmente na pesca as coisas nem sempre se podem aplicar de forma linear a todas as espécies, sabe-se que, por exemplo o Pargo adulto ataca sempre as suas presas ( outros peixes) pela cabeça. Isto julgo que tem a ver com os predadores mais puros em que uns dependem da pouco variedade de comida que consomem e outros da velocidade com que nadam ( anchova, por ex;).
Quanto ás outras questões que referes essas já entram no campo do Mimetismo e da Camuflagem, onde se pretende sobreviver, uns enganando os outros, dando-lhes a sensação de estarem virados para eles (olhos enormes) que os podem atacar ou dando-lhes um falso alvo para atacarem.
Ab
Paulo karva
OLÁ A TODOS!EU SOU DA OPINIÃO QUE O MELHOR ISCO PARA PESCAR É O ISCO NATURAL(CAMARÃO,CARANGUEJO,CASULO ETC.)SE O PEIXE O COMER E FOR EMBORA NÃO LHE FAZ MAL E SEMPRE VAI ENGORDANDO NATURALMENTE!NÃO ACHAM?
Olá TirofijoTIROFIJO Escreveu:OLÁ A TODOS!
bem vindo ao Sítio, espero que te divirtas por cá e o melhor para isso seria passares no forum das primeiras participações http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13 e fazeres a tua apresentação ao pessoal aqui do Sítio.
Pedia-lhe tb para escrever em minúsculas para facilitar a leitura do texto.
Ab e manda sempre
Manel
Domingo tenho intenções de ir pescar a um sítio que nunca fui.
Penso ir a "Canteiros norte". Alguém sabe o que está a dar por lá?
obg
Penso ir a "Canteiros norte". Alguém sabe o que está a dar por lá?
obg
Em relação à isca por vezes também vejo que à quem leve de tudo, como já o fiz tb
Ameijola,Bomboca, Camarão, lula, coreano, navalha sei lá mais o quê
o que não fica nada barato em termos de orçamento, e acaba se por usar pouca isca, quando não a trago de volta o que é raro, devolvo ao mar o que vai se tornar um banquete para tods os que se encontram lá em baixo.
Nas minhas 2 últimas saídas Gaião e Malha Grande, acabei por usar somente isca congelada, ligueirão e bomboca. O camarão mal usei e no entanto não deixei de apanhar menos peixes que aqueles que usavam isca fresca.
Isto também lá está o tal raciocinio, o peixe era muito e atirava-se a tudo da 1ª vez, na segunda saída já nem tanto mas, em +- igual quantidade para todos.

Ameijola,Bomboca, Camarão, lula, coreano, navalha sei lá mais o quê

Nas minhas 2 últimas saídas Gaião e Malha Grande, acabei por usar somente isca congelada, ligueirão e bomboca. O camarão mal usei e no entanto não deixei de apanhar menos peixes que aqueles que usavam isca fresca.
Isto também lá está o tal raciocinio, o peixe era muito e atirava-se a tudo da 1ª vez, na segunda saída já nem tanto mas, em +- igual quantidade para todos.
olá outra vez 
emrelação ao que o toalhas disse da isca fresco, eu normalmente levo camarao vermelho e camarao branco. o branco custuma ser mais fresco enquanto o vermelho que ja apanhei peixes com este camarao ja tem semanas, ja foi recongelado um sem numero de vezes. o peixe k mais apanho com ele é o que ca xamam de facaio e roncadores.a minha teoria é que estes peixes nao sao esquesitos
e por acaso como tb têm dito eles custumam andar em cardume.
ja agora porque é que dizem que a isca congelada é desaconselhada? é que hoje em dia os congelados estao melhor conservados que os frescos. os grandes navios de pesca sao autenticas fabricas e o que eles apanham é logo congelado, logo esta melhor perservado que aquele peixe "fresco" que compramos nos supermercados. que opiniao têm sobre isto

emrelação ao que o toalhas disse da isca fresco, eu normalmente levo camarao vermelho e camarao branco. o branco custuma ser mais fresco enquanto o vermelho que ja apanhei peixes com este camarao ja tem semanas, ja foi recongelado um sem numero de vezes. o peixe k mais apanho com ele é o que ca xamam de facaio e roncadores.a minha teoria é que estes peixes nao sao esquesitos

ja agora porque é que dizem que a isca congelada é desaconselhada? é que hoje em dia os congelados estao melhor conservados que os frescos. os grandes navios de pesca sao autenticas fabricas e o que eles apanham é logo congelado, logo esta melhor perservado que aquele peixe "fresco" que compramos nos supermercados. que opiniao têm sobre isto

Olá.bloody27 Escreveu:olá outra vez
emrelação ao que o toalhas disse da isca fresco, eu normalmente levo camarao vermelho e camarao branco. o branco custuma ser mais fresco enquanto o vermelho que ja apanhei peixes com este camarao ja tem semanas, ja foi recongelado um sem numero de vezes. o peixe k mais apanho com ele é o que ca xamam de facaio e roncadores.a minha teoria é que estes peixes nao sao esquesitose por acaso como tb têm dito eles custumam andar em cardume.
ja agora porque é que dizem que a isca congelada é desaconselhada? é que hoje em dia os congelados estao melhor conservados que os frescos. os grandes navios de pesca sao autenticas fabricas e o que eles apanham é logo congelado, logo esta melhor perservado que aquele peixe "fresco" que compramos nos supermercados. que opiniao têm sobre isto![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Por cá também se usa e abusa de camarão congelado, entre outros. O que se diz de uma forma simples é que o isco deve ser o mais natural e fesco possivel, pois só assim pode apresentar as suas principais características intactas, tais como cheiro, sabor, cor etc.. Os congelados, mesmo aqueles que referes que são processados nos navios fábrica, perdem algumas dessas características e ainda lhes são adicionados substâncias químicas, para serem conservados durante longos periodos, manterem a cor e algum sabor. Isto embora não seja considerado de grave, implica uma diferença de características para um isco fresco.
Paulo karva