Mas só para acrescentar existem mais outra especie na nossa costa que tem pelo nome cientifico de Solen vagina, e outra ainda que se vende no nosso país Pharus legumen.
Ola Joao esse solen vagina conheço bem, e o sabor e do melhor convem estar devidamente lavado... e por causa das tais toxinas que o Filipe fala...
Como qualquer coisa relacionanda com o nome de "vagina" deve tar sempre bem lavado de preferência !
Mas agora a sério, qualquer bivalve que tenha como habitat algum local perto de descargas de esgotos públicos, ou algo semalhante, tem como grave problema as tóxinas que são absorvidas através da alimentação por filtração da água !
eu acho que a pesca ´´a boia é para pescar em numero enao em qualidade claro depende dos pesqueiros pois em sagres á boia saiem cada besta....
mas ao fundo perto das zonas de rochas ai saem aqueles velhos com os dentes ja tods estragados isso sim sao sargos... o resto sao sarguetes
portista Escreveu:viva pessoal
este isco é passivel de ser apanhado na praia? alguem sabe se nas margens da ria de aveiro da para apanhar?
cumps
Claro que dá!!
Se conheces bem a zona da Ria de Aveiro, logo a norte do cais da Bestida tem lá uma extensão de lodo com conchas de berbigão (zona ideal para apanha-los) que tem sempre lingueirão/navalha ou como dizem por lá caralhoses. O método de apanhar é como foi aqui descrito, sal nos buracos em forma de "feijão" e deixa-los sair.
Longueirão (muito idêntico a esta navalha, também diferenciado neste tópico) só o encontrarás no mar, em marés vivas na hora da baixa-mar, por vezes se encontra este isco a dar à costa. É so apanhá-lo à mão.
Eu não conheço muito bem essa zona da Ria de Aveiro, não lhe consigo dizer sitios específicos . O que te posso adiantar é que terás que ter uma zona com uma mistura de lodo e areia pelo menos (com "cricos" de berbigão de preferência), é uma questão de procura-las na baixa-mar com um saco de sal na mão .
Outra forma, provavelmente mais eficaz, é pesquisares nessas zonas se anda alguém a "esgravatar" no baixa-mar, que concerteza serão apanhadores de isco que mesmo não estando a apanhar navalhas te indicam as zonas onde elas abundam.