Fio para pesca à boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para pesca à boia"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Fala-se das pedras; dos cubos; dos quebra-mares que protegem os pontões; das rochas naturais, dos enrocamentos…etc mas existe algo mais que condiciona em muito a utilização de uma ou de outra linha.
Existe as lapas, em muitos lugares abundantes que podem ter uma importância extrema na escolha da linha.
Sabendo que a linha multi-filamento é mais afundante, esta rapidamente poderá tocar numa das lapas que possa existir sobre a rocha.
A lapa ao sentir-se tocada fecha-se rapidamente e prende a linha.

A pergunta que se segue é a seguinte:
Qual das duas linhas resiste melhor a esta “faca” natural (concha das lapas)?

DNN
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Paulo »

sargalhão Escreveu:Qual das linhas resiste melhor a um objecto obtuso…que lhe possa provocar a rotura?
Como disse posso estar enganado mas considero que o nylon resiste melhor. Não sei se devido há sua maior elasticidade ou não, sei que se prender num monte de mexilhão o multi o mais certo se não tenho cuidado e cortar, enquanto o nylon pode partir mas não corta tão facilmente, ao contrário o multi não parte tão facilmente mas corta mais facilmente.

Posso estar a ver mal, mas uma coisa é resistência ao partir outra é resistência ao cortar. :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por pedrolourenco79 »

Apesar de em muitos dos lugares onde pesco o mexilhao ter pouca relevancia, até ver ainda nao tive o mesmo em consideraçao, mas entendo onde querem chegar. No entanto a linha na maior parte dos locais onde pesco está quase sempre esticada ou quase esticada, e como trabalhamos com estralhos grandes (normalmente acima de 1.80m) o fio que acaba por prender é na maior parte das vezes o monofilamento.

paulo Escreveu:Posso estar a ver mal, mas uma coisa é resistência ao partir outra é resistência ao cortar.
Aqui continuo com serias duvidas... qual a linha que tens mais dificuldade a cortar com a tesoura? o mono ou o multi? o multi se nao usares uma tesoura bem afiada não o consegues cortar. Um monofilamento até com os dentes consegues corta-lo.... :hummm: :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Obviamente que o ângulo de pesca, ou seja o ângulo da nossa cana / linha do carreto em relação ao pano d’água é importante para esta minha última exposição das lapas.
Nas situações que muitos dos intervenientes afirmam pescar…quase a prumo (digamos entre uns 45º a 90º) a situação exposta anteriormente poderá não ter muito significado.
Mas quem pratica pesca ao sargo em zona de praia, ou como que por cá se faz – em calhau…com multi-filamento…cada tiro cada melro.
A lapa corta metros e metros de linha. A não ser que o multi seja de espessura zero / corda. Porque uma 0,15 ou similar a esta…já foste.
O pessoal de cá prefere meter uma 0,22 / 0,25 ou mesmo uma 0,30 que lhes dará mais confiança no contacto com a rocha e logicamente também a lapa.
Uma outra situação também importante é a característica da multi ser mais afundante…
Para a prática de pesca ao sargo em zona de praia, seja ela de areia ou de calhau, o pescador tem que forçosamente de estar com muita atenção para que a linha não se embrulhe com as ondas…correndo o risco de se prender a qualquer rocha. Isto para que insiste em usar a multi.
Por experiência própria sei que mesmo uma 0,22 mono-filamento resiste melhor a esta situação da lapa.
E nas situações em que temos o azar da linha se embrolhar na rocha por uma onda a mais que não estávamos à espera / distraídos, a mltifilar é uma carga de trabalhos desenvencilhar da armadilha. Já a momo com + - geito…aproveitando as ondas…para baixo e para cima nos permite, na maior parte das vezes, safar os nossos aparelhos.
ok a linha poderá ficar num 8…é verdade…mas pelo menos se consegue trazer de volta a bóia, ou mesmo o aparelho completo.

DNN
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Paulo...eu também acho que o nylon resiste melhor que o multi...

DNN
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Pedro...acho que a situação de ser mais facil cortar uma linha do que outra terá que ser avaliada somente quando akmbas encontram-se sobre tensão.
Esperimenta e vê se não se corta melhor o multi.
Atenção que a comparação não deverá ser feita entre espessuras mas sim entre capacidade de peso. Ou seja para uma linha multi 0,15 de talvez 4 /5 ou 6k o mono terá que ser de peso equivalente

DNN
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Mas esta estória corta…não corta…uma é melhor que a outra…e que resiste mais à abrasão…continua a ser muito discutível.
Penso que só as especificidades técnicas apresentadas pelas marcas nos poderão trazer mais certezas sobre estas hipotéticas ilações.

Por agora acho que é melhor fazer / usar aquilo que nos dá mais confiança.
Não invalida que se perceba que perante determinadas circunstâncias poderemos tirar melhor partido de determinados materiais…esquecendo as nossas próprias preferências.

Não sei se isto poderá ir em desencontro com o “fazer o braço” que o Pedro afirma…não deixa de ter importância no que afirma. Aliás é este um dos procedimentos que se aplica na competição. Mais concretamente no que chamamos de treinos…fazer a mão…ou o braço…aperfeiçoar rotinas de procedimento em actos de pesca…a dita mecanização de acções.

Obviamente que a pesca tem muito que se lhe diga…
Cada um defende a sua dama…
O importante é perceber que embora esta paixão pela pesca poderá ser algo de muito aproximado a uma ciência…onde tudo se move sob uma forma de causa e efeito…portanto muito justificável, o leque de variantes são te tal tamanho que…
…quando começamos a falar…são mais que 3 quinze dias para chegar à mínima das conclusões.

DNN
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Preferia antes abordar novamente o sub-tema – vantagens e desvantagens na utilização do Multi / Mono-filamentos em relação à captura / trabalhar / elasticidade / material complementar → Prós e contras

DNN
Responder