Enjoo de pesca embarcada

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Enjoo de pesca embarcada"
na nova versão do site.

aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: Enjoo de pesca embarcada

Mensagem por aranha »

Nuno...estas a ser injusto, mais tarde me darás razão :fixe:
Nunocosta38
Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm

Mensagem por Nunocosta38 »

aranha Escreveu:Nuno...estas a ser injusto, mais tarde me darás razão :fixe:
Boa tarde Sr: Aranha, Estou a ser injusto em que sentido? Desculpe mas não percebi a sua mensagem..
paulo robalo
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Mensagem por paulo robalo »

Boas Paulo Boss,

Não sei se põem uma questão neste paragrafo, ou dá a explicação deste fenómeno de enjoo (fixar objectos perto dos olhos).

De qualquer maneira fica aqui uma curta interpretação desse paragrafo.

Quando diz “é ter o barco a balançar de um lado para o outro (ouvido diz que nos estamos a mexer), e fixar um objecto perto dos olhos, por exemplo a iscar, desempachar os fios (olhos dizem que estamos parados) - resultado Gregório”. Não, a informação que a visão da ao sistema nervoso central, que ajuda a avaliar as distâncias e posições, resultando nos movimentos dos tendões, das articulações e dos músculos, para nos manter em pé, é que estamos em movimento. Porque para a informação ser de estarmos parados tem que ser um objecto fixo fora do local onde estamos, como:

-Terra.
-Barcos ( Atenção, este ponto só da resultado se estiverem a uma distancia grande, para a informação que é enviada ao sistema nervoso central através da visão ser de que estamos parados )
-Em ultimo recurso Nuvens

Um abraço

:fixe:
Nunocosta38

paulo robalo Escreveu:Boas Paulo Boss,

Não sei se põem uma questão neste paragrafo, ou dá a explicação deste fenómeno de enjoo (fixar objectos perto dos olhos).

De qualquer maneira fica aqui uma curta interpretação desse paragrafo.

Quando diz “é ter o barco a balançar de um lado para o outro (ouvido diz que nos estamos a mexer), e fixar um objecto perto dos olhos, por exemplo a iscar, desempachar os fios (olhos dizem que estamos parados) - resultado Gregório”. Não, a informação que a visão da ao sistema nervoso central, que ajuda a avaliar as distâncias e posições, resultando nos movimentos dos tendões, das articulações e dos músculos, para nos manter em pé, é que estamos em movimento. Porque para a informação ser de estarmos parados tem que ser um objecto fixo fora do local onde estamos, como:

-Terra.
-Barcos ( Atenção, este ponto só da resultado se estiverem a uma distancia grande, para a informação que é enviada ao sistema nervoso central através da visão ser de que estamos parados )
-Em ultimo recurso Nuvens

Um abraço

Boa tarde Sr: Paulo Robalo, desde já agradeço a explicação bem explicíta sobre este tema, Um Abraço!
Nunocosta38

Boa tarde! Como disse anteriormente adequiri uma cana Tica Halieus uma semana antes de ir para o barco e não consegui pescar, gostava efectivamente de saber a opnião sobre esta cana! Obrigado!
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Não conheço :huuum: :huuum:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Paulo estou "a vender o peixe" como vi, ou entendi no documentário.

Uma coisa é certa quem dá noção de movimento ao cérebro é o ouvido interno,

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_interno
O ouvido interno também contém um órgão muito importante que está na verdade conectado com a cóclea, mas que não contribui para o nosso sentido da audição, o sistema vestibular, formado por três pequenos canais semicirculares, que nos ajudam a manter o equilíbrio e auxiliar na visão já que as rotações da mesma precisam ser compensadas para que possamos ter uma visão clara sem ser borrada. É através dele que se pode saber por exemplo quando se esta com o corpo inclinado mesmo estando de olhos vendados.

Problemas com os canais semicirculares podem resultar em sintomas como a vertigem.
Se fixarmos um objecto próximo (segundo a visão) estamos parados, como o barco mexe, segundo o ouvido interno estamos em movimento.

Não sei costuma ver os Caçadores de Mitos. Num episódio andaram a testar mezinhas para o enjoo.

Como provocavam o enjoo, simples, uma cadeira a rodar, a cobaia (salvo o erro o Grant) tinha de movimentar a cabeça de um lado para o outro, mas... aqui entra a visão, enquanto rodava a cadeira e ele mexia a cabeça tinha que fixar uma bola de ténis que estava à sua frente. Para quê? Para provocar a tal "guerra" nos sentidos.

A meu ver o fixar longe serve precisamente para a visão perceber, ou melhor, o cérebro perceber através da visão que estamos em movimento tal como percebe através do ouvido interno.

Claro que aqui estou a reduzir o enjoo a uma causa, mas pelas minha experiência (pouca) nos barcos, parece-me ser esta uma das principais razões para o enjoo quando estamos a pescar, fixar objectos próximos.

Espero ter sido mais claro agora.

Abraço. :fixe:
paulo robalo
Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm

Mensagem por paulo robalo »

Nunocosta38 Escreveu:Boa tarde! Como disse anteriormente adequiri uma cana Tica Halieus uma semana antes de ir para o barco e não consegui pescar, gostava efectivamente de saber a opnião sobre esta cana! Obrigado!
Boas Nuno,

Veja Aqui :hummm:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 14&#p47934
Se não der pesquise Cana Tica Halieus 3,0~3,60m aqui no sitio

Um abraço
Última edição por Paulo em sexta jun 19, 2009 1:10 pm, editado 2 vezes no total.
Razão: Link mal formado http://www.pescador.co.pt > http://www.pescador.com.pt
Responder