isca para pescar

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"isca para pescar"
na nova versão do site.

pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: isca para pescar

Mensagem por pedrolourenco79 »

A malta está cá é para isso mesmo.. discussao saudavel de ideias.. Se o site fosse apenas uma galeria de fotos ou de relatos, perdia todo o interesse que nos faz ca´ andar á tantos anos :wink:

Parabens pela sua postura =D> =D>
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

sargalhão Escreveu:O que não acontece com o pessoal de competição. Parece que têm medo que lhe roubem...não sei o quê.
Olá Duarte

De facto já abordámos tb esse assunto por aqui, mas só pela rama http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... 6&start=15
wildcat
Registado: sábado mai 06, 2006 9:51 pm

Mensagem por wildcat »

Na pesca embarcada cá no Norte utilizo sardinha e ameijoa.
A sardinha para goraz, besugo, congro, polvo ...
A ameijoa básicamente para sargos
Peixes como faneca ou cavala comem de tudo.
Já experimentei diversos iscos e a conclusão que tirei é que se sai peixe com outros iscos também sai com sardinha ou ameijoa.
Usava a ameijoa "holandesa ovada" mas como agora não se arranja utilizo a marmorizada com bons resultados
PCrat
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Mensagem por PCrat »

Sim senhor, cada vez fico mais instruido :D :D Eu de comportamento animal na percebo nada, não é a minha área e de pesca percebo pouco, mas quanto aos iscos costumo ir ver com o que a malta da zona pesca ( em roma sê romano), não quer dizer que não experimente outros que deram resultados antes para essas espécies, mas pelo menos tenho uma base para começar, pq se lá pescam assim por algum motivo deve ser, quer seja pela disponibilidade dos iscos, quer pelos resultados...
De preferencia isco fresco e de boa qualidade, tirando a senhora sardinha salgada, camarão congelado cru mas com casca para descascar na hora ou usar com casca, vermes (casulo, coreana bicha...etc) vivinhos e a rabiar bem. Ou melhor ainda, apanhar o nosso isco se tal for possivel na zonar em que vamos pescar, mexilhão, bicha da pedra,...
PCrat
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Mensagem por PCrat »

paulo Escreveu:
karva Escreveu:
paulo Escreveu:Falando de outros factores o que acham do da velocidade do vento e principalmente do da direcção do vento.

Certos pesqueiros só "trabalham bem" com certos ventos, e nem tem a ver com o facto de terem o vento de frente ou não. :wink:

Certas espécies tendem a sair com ventos de determinados quadrantes. Nunca repararam nisso? 8)

Em relação aos ventos há alguns aspectos a considerar:
1.º - A influência da velocidade do vento na formação as vagas, eu pessoalmente não gosto de pescar com ventos superiores a 15 km/h.já que o mesmo torna-se desconfortável e produz alguma agitação marirtima desordenada com formação da bem conhecida carneirada, a situação agrava-se com as marés de Lua.
Por outro lado este estado do mar tem uma influência negativa nas espécie que vivem junto á "superficie", "meia-água", procurando abrigo em águas mais profundas.

2.º - Outro aspecto a considerar tem a ver com a configuração do pesqueiro, se mais abrigado ou mais exposto, daí que talvez trabalhem melhor com certos ventos, independentemente da sua orientação.

3.º - Outro aspecto a ter em conta é que há espécies que são mais susceptíveis aos ventos que outras, já que estes podem aquecer ou arrefecer, esbarrentar ou limpar as águas conforme o quadrante que sopram.

Ab
Aqui pelos meus lados tb tenho verificado quando muda o vento ao sul, são dias muito mais produtivos em termos de pesca, quer na areia quer nos molhes, é claro que ainda não fiz nenhum estudo sobre isso limito-me a constatar o facto. O vento predominante é do quadrante norte bem como a ondulação, quando vira mesmo que pouco ao sul nota-se a diferença.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

sargalhão Escreveu:Já vi que o pessoal aqui é descomplexado na troca de informação, não se pondo com rodeios para expor as suas opiniões nem têm medo que lhe roubem as ideias → Óptimo
O que não acontece com o pessoal de competição. Parece que têm medo que lhe roubem...não sei o quê.
Depois vão para o campo...levam no pacote…mas continuam convictos nas suas mesquinhas ideias...paradas no tempo.
E como ultimamente tenho vomitado umas ideias minhas sobre pesca, noutro sítio, mas a contra argumentação é nula, o que se tornou num perfeito monólogo, gostaria de expô-las por estes lados para ver se aprendo ainda mais sobre a nossa paixão comum.
Se neste lado observo gente capaz de o fazer, gostaria de retransmitir, neste Sitio, essas ideias, que até se enquadram no espírito dos temas que se desenrolam.
Tenho a perfeita consciência que os meus argumentos poderão não estar 100% correctos e a ausência de critica dificulta-me qualquer evolução.
Por isso se ninguém se opor passarei a rescrever alguns textos já à muito escritos.
DNN
Boas Duarte, está à vontade para colocar aqui, nos locais que achar mais apropriados alguns dos seus textos. Até agradeço que faça isso, é através da discussão saudável e partilha de ideias que todos podemos evoluir, como pescadores e como pessoas. Aliás um dos principais fundamentos deste site é esse. A partilha de informação e de ideias.

Quando no outro post me referi ao monólogo foi mais na vertente que aponta, fiquei bastante surpreso com a quantidade de ideias passadas, algumas delas bem interessantes para iniciar umas "divagações", e infelizmente nem comentários mereceram por parte dos outros utilizadores. :shock:

Assim, opine, estamos cá para dar também a nossa opinião. Depois cada qual tirará a sua conclusão, seja ela qual for, certamente ficaremos (ficarão) todos mais ricos. :wink:
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

em termos de iscos para pesca embarcada quanto mais frescos melhores os resultados :mrgreen: , o que nao quer dizer que por vezes nao comam aqueles iscos recongelados e salgados :twisted:

iscos na embarcada que mais utilizo sao: bomboca,ameijola, lingueirao,ameijoa,berbigao,sardinha,casulo,lula, acho que nao me esqueci de nenhum dos mais utilizados.

depois as sobras convem serem salgadas e com agua do mar se possivel, ajuda e muito :mrgreen:

agora a sempre aquelas coisas que nos trocam as voltas que é so estarem a pegar em cavala #-o

de terra
pouco percebo #-o
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Forma de colocação da isca:
A maioria dos peixes pratica a depredação, ou seja persegue uma presa qualquer para se alimentar.
As regras da natureza são claras…se alguém persegue outro é perseguido…e invariavelmente é sempre à frente do perseguidor.
Ok…até aqui não existe dúvidas.
O que é preciso demonstrar nesta teoria é que os animais funcionam por hábitos, por repetições, por sistematização…por registo de procedimentos. Os nossos “animais” são exímios nessas lógicas de funcionamento ou seja novamente, fazem o que sempre fizeram a vida toda, ora por transmissão de genes ora por experiências de vida – Tentativa e erro.
Se…se é perfeitamente normal um peixe observar a presa por de trás (porque esta encontra-se em fuga) como reagirá quando esta regra apresentar-se alterada?
É complexo…digo-vos mais é deveras interessante ao ponto de provocar muitas interrogações, mesmo ao próprio peixe.
Por observação directa já constatei que por vezes o predador hesita na deglutição da presa quando esta encontra-se bem “arregalada” (de frente).
Não sei…não sei mesmo…
Na minha pesca evito sempre meter qualquer isca nos meus anzóis com a cabeça virada para baixo…mesmo que minhocas.
Já vi em aquário de água salgada que os peixinhos não atacavam a minhoca quando metia na água com a cabeça virada para baixo.
Pois…novamente…
E então se no aquário (peixinhos iguais ao que capturo em competição regional) são relutantes em comer pela cabeça e então…? Vou cometer a mesma asneira em competição.
A acrescentar a este anterior raciocínio…mais 3 coisas:
- Porque é que alguns peixes apresentam falsamente olhos nas caudas, tanto no mar como em terra; Borboletas por exemplo?
- Porque é que quando se pratica caça submarina (também já pratiquei muita) não deveremos olhar olhos nos olhos para os peixes e sempre que isso acontece o peixe parece que tem um foguete no rabo?
- Já repararam que mesmo as amostras (Rapalas) para a pesca do peixe de alto-mar encontram-se presas na sua forma natural – no sentido da fuga?
Por último:
Conhecem algum animal que não goste de “atacar” por de trás?
Karva comente este raciocínio. E os outros senhores também
DNN
Responder