Questoes pertinentes !!!!

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Questoes pertinentes !!!!"
na nova versão do site.

Farcintra
Registado: quarta set 27, 2006 2:31 pm

Re: Questoes pertinentes !!!!

Mensagem por Farcintra »

Então referiaste a quê quando falavas em desenvolvimento??
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

falava de uma maneira geral (incluindo essa materia) :mrgreen:
- promover a pesca como um desporto
- a ensinar as artes no saber pescar
- o incentivar a que as coisas melhorem nas provas
- ao desenvolvimento dos materiais, quer nas canas, fios,anzois etc
- um melhor entendimento do que é a pesca desportiva e pesca de competiçao
- etc etc
Farcintra
Registado: quarta set 27, 2006 2:31 pm

Mensagem por Farcintra »

Pelo que me apercebo tás a entrar em campos que desconheces. Para além disso acho que já te tás a contradizer

"por acaso o pouco que sei de pesca tenho aprendido com quem ja fez competiçao e com alguns que ainda fazem, e complementado com o forum" VS "- a ensinar as artes no saber pescar "

Quanto à parte de desenvolvimento de materiais, nem se quer vou dizer nada, pois já disse anteriormente.

Quanto ao resto, nada como experimentar primeiro e comentar depois.
wildcat
Registado: sábado mai 06, 2006 9:51 pm

Mensagem por wildcat »

Nunca fiz pesca de competição.
Porque não concursos de pesca específica a determinada espécie com liberdade aos pescadores na utilização do método e iscos? Poderíamos evoluir com essas aprendizagens.
??Constou-me que aqui no norte (Viana, Póvoa e Leixões ??) se realizaram concursos denominados "Pesca ao Goraz" e que os vencedores foram quem tirou mais fanecas e carapaus. Isto é inverter a lógica das coisas.
Voltando à questão das capturas na pesca lúdica. Não me parece correcto tratarmos de maneira diferente peixes ditos comerciais e outros (nota: eu também os descrimino). Não temos preconceitos em matar aquilo que não nos agrada tendo, a nova legislação, contribuído em parte para essa forma de agir.
Recentemente tornei.me proprietário de um barco de pesca desportiva. Com aquele entusiasmo de brinquedo novo já iniciei uma série de amigos, que nunca tinham praticado pesca embarcada, e ficaram viciados.
Agora, onde quero chegar, é que a legislação permite 25 Kg por embarcação. Se formos 6 pescadores isso dá cerca de 4 Kg. a cada um. Se fizermos cerca de 30/40 milhas de viagem (ida e volta) vamos querer aproveitar o dia todo de pesca. Com este limite, logicamente, se entrar peixes gastronómicamente melhores vamos deitar fora outros que entretanto foram pescados. Resultado estamos a alimentar as gaivotas (mais uma praga). Se trazemos, por exemplo, uma faneca de 100 metros de profundidade esta já não consegue voltar ao fundo.
Anteriormente as bogas, carabineiros e outros serviam para alimento dos gatos e dos cães, agora são para as gaivotas.
Perdoem-me os colegas que se dedicam à marítima-turística mas, eu penso, que a legislação só passou porque criou essa excepção dos 10 Kg +1 exemplar nos praticantes de pesca desportiva em marítimo-turística. Logicamente, quem integra as comissões e associações são esses colegas porque esta será a sua profissão.
Custa-me transmitir a ideia, aos novos praticantes, que a pesca não passa de uma carnificina.
Esperançado em melhores ventos para desfrutar esta paixão em pleno.
morcom
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Mensagem por morcom »

wildcat Escreveu: Agora, onde quero chegar, é que a legislação permite 25 Kg por embarcação. Se formos 6 pescadores isso dá cerca de 4 Kg.
25kg por embarcação :?: :?: :?: ou 25 Kg por cada pescador da embarcação :?: :?: :?:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

morcom Escreveu:25kg por embarcação ou 25 Kg por cada pescador da embarcação
Morcom sao mesmo 25 kg por embarcaçao se esta não for MT sejam 2 pescadores ou sejam 20. Se for MT sao 10kg + 1 maior exemplar por pescador :wink:
wildcat
Registado: sábado mai 06, 2006 9:51 pm

Mensagem por wildcat »

A propósito alguém me informa se na maritimo-turistica é utilizado o gasóleo verde?
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

wildcat Escreveu:A propósito alguém me informa se na maritimo-turistica é utilizado o gasóleo verde?
Correcto e afirmativo :wink:
Responder