verdade ou mito

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"verdade ou mito"
na nova versão do site.

bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Se é ou não verdade não sei mas de uma coisa sei eu e muitas vezes se desconheço os resultados tento saber se existe algum dito popular. :idea:

O senso cumum ou ditados populares,muitas das vezes são o resultados de inumeras situações em que acabam sempre num denominador cumum ou seja sempre o mesmo desfecho,então......

Se o ditado existe por alguma razão o é dito :wink:
P.S- Em relação ás escamas ,não tou a ver qual é a dificuldade de iscar com ou sem escamas..... A não ser que estejamos a falar de escamas de 1 valente capatão de 15kg em que a escama tem 1 mm :lol: :lol: :lol: :lol:

:roll:
Como aqueles que eu tou sempre a devolver ao mar.....é o que faz já ter atinjido o expoente maximo na pesca :roll: 8)
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Pois, verdade, mito ou não desde pequeno que ouço dizer que com leste não pesque!?!?!? :roll:

Carpa Real
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

O Leste ou Nascente, normalmente "deita" o mar, empurra as areias para terra e "limpa" demasiadamente as águas. Se esse vento Leste é forte, de forma a que faça com que as ondas deixem spray para trás quando rebentam então é mesmo para esquecer, no que diz respeito à pesca de costa e na costa ocidental. Pelo menos costuma ser norma aqui pela zona.
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re:

Mensagem por sargalhão »

Chacal Escreveu:há um outro mito que é o ouriço, que escalda o pesqueiro.

Não faço a menor ideia do que quer dizer....
Caro amigo
A lógica que o pesqueiro poderá ficar "escaldado" tem muito de verdade.
Passo a sitar uma crónica escrita por mim no site da FPPD, mais concretamente no Fórum, sub o tema Tecnicas de Pesca à Bóia - Truques & Aldrabices:
Já os ditados populares diziam:
“Com engodo de ouriço hoje pescas amanha não”
Mastigando um pouco esta história verifica-se que os “antigos” até têm razões de sobra para proferir este ditado.
Levei algum tempo a decifrar o código aqui transmitido mas finalmente cheguei à essência do problema.
Acontece porem que se é constatável que os ouriços são hermafroditas e como tal possuem os dois sexos em simultâneo mas incapazes (como o Caracol) de se auto fecundar. Nós poderemos de forma involuntária contribuir para essa fecundação acelerada e com isso influenciar a curto prazo na destruição radical do meio ambiente local (onde deitamos o nosso engodozinho de ouriço).
Assim no momento que se efectua a pesca com o ouriço poderemos trazer baldes de peixe para casa mas algumas semanas depois as rochas circundantes poderão ficar completamente carecas (sem qualquer alga) porque os ouriçozinhos (que entretanto eclodiram) iram limpar uma a uma cada pedra dos microorganismos a elas agregadas.
Por isso o que se deverá fazer para utilizar o Ouriço como engodo sem estragar o meio ambiente é muito simples – 2 soluções possíveis:
Ou congelamos primeiro – matando assim todos os ovos / esperma;
Ou salgamos – o processo da salga também mata.
Para competição Regional uso a congelação – apresenta-se com cheiro mais fresco.
Para pesca de fim-de-semana uso o salgado – cheiro mais intenso e para além disso permite-me usar a quantidade que quiser e trazer o resto para casa sem se estragar.
Duarte Nuno Nóbrega (Sargalhão)
Responder