Paulo, Frias e Ramiro, Jopinto e outros
Antes de começar a escrever o que tenho para comunicar tenho que agradecer a todos os que quase todos os dias dão dicas sobre o funcionamento da actividade dos peixes, dos pesqueiros, pescarias e outros temas relacionados com o que mais gostamos de fazer - PESCAR.
Coloco algumas questões, que o colega frias referiu, sobre a informação que é colocada, por colegas mais experientes, num site que todos podem ter acesso de borla. Será que esta resposta devia estar no site livre? Esta resposta, se calhar, não devia estar no site livre mas sim no pró. Será que os mais novos nestas andanças não têm o direito de saber mais informações de pessoas com mais conhecimentos na matéria? é que estes que agora dão essas informações também não sabiam tudo e alguém tive que lhe ensinar (outros mais velhos que eles) ou então aprenderam com muitas idas ao mar.
Mas este site não é para troca de informações sobre a pesca?
Na verdade dá que pensar e nem tudo na vida deve de ser facultado de
borlix. Eu reconheço que fiquei a saber mais sobre como entender o mar, mas como diz o Boss existem outros factores que alteram os comportamentos dos peixes (luz, temperatura, comedoria, visibilidade da água, etc...). Não devemos ficar só com esta informação. Devemos ir ao mar e fazer experiências para melhor compreender o seu comportamento.
Eu sei que são quase sempre os mesmos a dar as respostas. Obrigado a todos e continuem assim. Com o sucesso que esta página tem no meio dos pescadores portugueses e não só, não deve faltar muito que outros entendidos na matéria cheguem e também contribuam para que cada vez mais esta página continue a ser a melhor. E como todos sabemos que quem melhor conhece o mar são os pescadores mais velhos mas também são esses que menos sabem de informática e de sites da internet. Os que habitualmente respondem às nossas questões são pessoas com larga experiência na pesca (na companhia de pescadores mais velhos que lhe transmitiram essas informações) e que pelo menos não as guardam todas para si. Partilham-nas com outros colegas pescadores pois também percebem de internet.
O que sei neste site irei transmitir, pois acho que só com a partilha de informação é que podemos melhorar os nossos resultados. Se será publicado no site livre ou no site pró depende de cada um e da vontade do dono da página (Boss). Eu penso que assuntos mais importantes, como o que está a ser discutido neste link, deviam estar no site Pró para os pescadores que já estão registados poderem aceder e bloquear estes conhecimentos aos que só visitam o site livre (muitas vezes nem registados estão) mas também tem um problema. É que quem navega no site livre tem que ter alguma informação que lhe possa ser útil para que o leve a fazer o registo para o site pró. É como diz o outro "uma faca de dois legumes".
Boas pescarias
Epá isto já vai longo carago!