FILIPEPC Escreveu:Paulo, a lagoa é extensa sim, mas a boca da lagoa não o é. Em seu redor tens alguns metros sim, não existe um spot totalmente correcto na pesca...
Não mesmo, esqueçe lá isso. Até porque na praia as areias alteram-se do dia para a noite... A lagoa de Novembro e Dezembro não é esta Lagoa, logo não posso dizêr poes-te a 20 metros daquele poste e vais apanhar, isso requer leitura do mar, quando lá chegas, mas... É muito mais fácil se as pessoas tiverem uma ideia.
Se disse que ia para a lagoa e que ficaria perto da boca( que não são mais do que 100 metros, quem lá fosse ia me vêr nesse espaço.
Não posso é pescar pelos outros. O que vejo na internet, são pessoas a mandarem outros a enviarem as pessoas para spot´s errados, ou a não responderem. Eu tenho esta forma de estar, não critico os outros, mas quem me pergunta, e quem pesca comigo sabe disso, explico tudo o que sei, e só espero que se divirtam.
Não pretendo nem ser diferente, nem ser igual, sinceramente estou-me nas tintas, eu gosto é de estar a pescar, e cada vez mais é o que sinto sobre a net, quem quiser ir comigo ou perguntar algo, faça-o sem receios, no que puder ajudo. Este será o meu contributo para a modalidade, o único que lhe posso dar.
É muito importante para os novatos apanharem uns peixitos, caso contrário vão desesperar e desistir. Eu fico feliz só de os vêr apanhar.
Quem quer esconder os pesqueiros faz bem, protege-os por mais tempo, mas eu acho que com tanto areal por favôr... Essa não é mesmo a minha filosofia.
E não confundam 2 coisas distintas. Uma coisa é eu andar a papaguiar onde apanho, outra é se me perguntarem eu responder. Diariamente na loja de pesca e café da minha zona, juntamo-nos alguns pescadores e ajudamo-nos uns aos outros, assim, todos temos a ganhar com isso.
Talvez por isso o meu colega que fez a pescaria fantástica que fez, o tenha conseguido porque eu o avisei que estava a dar, e qual era o isco, da mesma forma, que a mim já o fizeram noutras alturas. Sinto-me bem com esta postura.
E dou-te mais uma vez os parabéns por essa postura. Aliás é assim que penso e ajo. Acerca dos pesqueiros é isso mesmo, mudam, hoje está bom aqui, amanhã se calhar ali uns metros mais ao lado, e para saber só há uma forma, ler o mar. Nisso tenho todo o prazer em ajudar, aliás quem pesca comigo sabe que fico mais feliz por um novato apanhar um bom peixe ao meu lado do que ser eu a apanhar esse peixe. Mas estamos mais uma vez a falar a meu ver de coisas diferentes, uma é ajudar, ensinar "in loco", trocar ideias e ensinamentos que não são possíveis num fórum. Outra é dar pesqueiros de "mão beijada" que no final das contas muitas vezes nem serve para nada mais do que ocupar locais de pesca por pescadores que não sabem pescar nesses locais. Porque sem os tais ensinamentos ligados à especificidade do pesqueiro, não há garantias, se mesmo conhecendo bem o local não há garantias, quanto mais sem conhecer.
Como disse não tenho problemas nenhuns em levar alguém comigo a conhecer diferentes pesqueiros aqui da zona e a transmitir os conhecimentos que tenho acerca deles. Já fiz isso com alguns pescadores, infelizmente alguns, depois de saber onde estava a dar peixe e em que altura dava esse peixe, nunca mais disseram nada, se calhar nunca mais lá foram pescar, ou se calhar, ficaram a saber a única coisa que queriam. Onde dá peixe e em que condições. Ao saberem isto deixaram de ter interesse em dizer que iam pescar para aquele local e em convidar para eu ir também, infelizmente muito interesseiro é o ser humano.
Enfim... de qualquer forma não é por algumas más experiências que já tive a este nível que deixo de partilhar o pouco que sei, agora partilho pesqueiros ao vivo e a cores, não partilho aqui locais concretos tendo por base um relato de uma pescaria, lá está, pelas razões anteriormente já apontadas.