Também tenho algumas, mas vou contar as duas melhores.
Também um dia estava pesca lá na praia povoeira, praia essa que nunca me favoreceu ou por eu saber pouco daquilo ou pelo que seja, mas o colega que costuma ir comigo tira lá sempre uns peixitos bons e então continuo a insistir naquele local, com o pensamento de que um dia ainda de lá hei-de tirar um exemplar de gosto, que sei que por lá há pois um destes anos vi um pescador submarino de lá tirar um peixe que lhe chegava à cintura.
Eis que sinto um toque... um toque esquisito mas inconfundível, não era a chumbada a rolar com as ondas e a corrente… não, era um valente toque que me puxava a cana com tal força que se o carreto não tivesse desembraiado partia a ponteira.
Mas era esquisito, em vez de serem puxões era um movimento suave e uniforme do tipo arrastão e, se passasse algum barco perto diria que o tinha pescado.
O meu colega a sorrir perguntava:
- É fundo?
- Não pá… está a vir mas de quando em quando puxa que se desalma… pelo movimento parecem mas é algas mas com a força que estão a fazer devem ter uns 5Kg.
Estive naquele rengo rengo durante uns 45m sempre a ver se não partia nada e na esperança que fosse o meu peixão. Mas não era… era um saco do modelo com 5Kg de areia…
O meu peixe ainda anda por ai.
Outra vez estava na albufeira do Castelo do Bode à pesca com quem sabe do assunto num local XPTO que ele conhecia lá para os lados da Serra.
Éramos 3 e estávamos ao achigã com bóia de água e pardelhas.
Conversa para cá, conversa para lá… e porque nunca sai daqui sem um cavaco (achigã jeitosito)… e porque assim e porque assado
Eu, como ao achigã gosto de os procurar, resolvi dar uma voltita e andar um pouco.
Andei uns 30m e eis que os vejo a nadar quase à superfície, em direcção aos meus colegas. Dois cavacos...
-Vão aqui dois, desta não vou ficar a ler.
Calmamente para não os espantar, lanço para o local onde deveriam passar se mantivessem a trajectória e aguardo que lá vão. Eles afundam e passado um pouco… Ai está a bóia aos saltos… Nem posso de contente, fisguei um… E dos grandes que está a dar uma luta engraçada…
Tinha fisgado uma cobra, uma senhora cobrita.
Passados mais cinco minutos (ou seriam dez, sei lá já nem cuidava do tempo) enquanto tentava desferrar a cobra ouço um dos meus colegas gritar. E ainda quase de seguida ouço o outro…
Acabei por levar dois peixes para casa porque eles foram simpáticos mas o desgosto, esse demorou a passar e sempre falamos em ir a uma dessas pescarias lá vem a frase...
- David, o temido pelos achigãs, mas cuidado com as cobras.
Tenho algumas mais mas fica para a próxima...
Cumprimentos, e boas pescarias