Vou tentar passar o meu ponto de vista mais uma vez, parece que não ficou muito claro.
E aproveito para voltar a repetir que eu tenho dois salinas 55. Realmente o 80 nunca testei, o que acho que é para uma pesca a 50/60 metros é um carreto grande de mais, logo pesado de mais.
Estive agora a medir e aqui vai (atenção os pesos são dos carretos bobinados):
Recuperação; Rácio; Peso
Banax GTW 3000: 90cm ; 4.8 ; 621gr
Okuma Salina 55: 75cm ; 4.5 ; 514gr
Okuma Salina 55S: 100cm ; 6.2 ; 513gr
Agora comparando os carretos em termos de recuperação de fio as tais manivelas.
60 metros de fio:
Salina 80 ou 55S: 60 maniveladas
Salina 55: 80 maniveladas
GTW: 67 maniveladas
Realmente estamos a falar de 20 maniveladas de diferença por exemplo entre o salina 80 e o 55, mas só de 6 maniveladas entre o GTW e o salina 80. Mas também estamos a falar 230gr de diferença entre os salinas e 125gr entre o gtw e o 80.
O que disse e espero que fique claro agora é que para mim faz mais mossa ao longo do dia mais 125gr no carreto do que mais 10 ou 20 maniveladas. E isto por mais equilibrada que seja a cana. Para uma pesca de costa ligeira não vejo necessidade de carretos com tamanhos/pesos do salina 80 ou do Daiwa 5500.
opus bull 4500 vs okuma salina
Re: opus bull 4500 vs okuma salina
ora ai está o salina 80 apesar de não ser muito é mais pesado que o daiwa quase 100 grms e como foi dito pelo paulo mais pesado 230 grms que o 55 aliado a isto ainda tem 4.8 de rátio logo eu penso (é só ideia minha sou teimoso que nem uma porta ) seráum carreto com uma manivelada mais pesada em relação aos outros dois, agora o 55 com 4.5 já é outra conversa mais leve menos rátio só falta mesmo vê-lo á venda para poder comparar os 2, salina 55 e opus bull 4500, e aqui tenho que dizer que respeito,agradeço e aceito as vossas opiniões, têm sido muito esclarecedoras 

Já ando há um tempo afastado da compra de carretos,
pois não me quero entusiasmar a comprar mais nenhum,
pelo menos por enquanto!
Mas penso Pedro que estas a fazer alguma confusão
Mas no funcionamento julgo que não haja nenhuma diferença entre eles, sei que o Stella é estanque e o TP não, e o Stella deve ter mais algumas coisitas. (Como nunca utilizei o TP não posso exprimir a minha opinião). Mas quem compra o TP sei que fica bem servido, já ouvi falar muito bem dele! Se o Stella que eu experimentei de 2008 é fabuloso agora fiquei ansioso por experimentar o Twin Power que ainda por cima é ligeiramente mais barato!
Em relação aos outros carretos que falas nem me atrevo a exprimir opinião porque nunca os experimentei! Sorte a tua se já os experimentas-te todos!
Como vos disse eu tenho dois carretos em utilização, com os quais estou bastante satisfeito são eles o Okuma Salina Sa 80 e o Okuma Vs 45
Utilizações do Okuma salina Sa 80: Pesca embarcada a profundidades superiores a 60m com chumbadas a partir dos 150 grs, jigging com zagaias a partir de 150grs.
Utilizações do Okuma Vs 45: Pesca embarcada a profundidades inferiores a 60m com chumbadas que podem variar entre os 120 e 160grs conforme o mar o pedir, spinning e jiging ligeiro.
Boas escolhas

Mas penso Pedro que estas a fazer alguma confusão
eu não me referi a nenhum sw deves estar a fazer confusão com o Twin Power (TP) quando te referes ao FA???pedrolourenco79 Escreveu:Aliás o stella Sw que referiste foi das piores desilusões que tive ultimamente (nem tem comparação com o FA ).

Em relação aos outros carretos que falas nem me atrevo a exprimir opinião porque nunca os experimentei! Sorte a tua se já os experimentas-te todos!

Como vos disse eu tenho dois carretos em utilização, com os quais estou bastante satisfeito são eles o Okuma Salina Sa 80 e o Okuma Vs 45
Utilizações do Okuma salina Sa 80: Pesca embarcada a profundidades superiores a 60m com chumbadas a partir dos 150 grs, jigging com zagaias a partir de 150grs.
Utilizações do Okuma Vs 45: Pesca embarcada a profundidades inferiores a 60m com chumbadas que podem variar entre os 120 e 160grs conforme o mar o pedir, spinning e jiging ligeiro.
Boas escolhas

Desculpem meter o bedelho mas, em muitos casos, um ratio de valor igual em carretos diferentes nem sempre significa um comprimento de recuperação igual, já que diâmetro das bobines também terá a sua influência nesse valor/resultado.
Como já foi dito, o que realmente vale é o equilíbrio do conjunto e a finalidade (competição ou lazer) e no fim os gostos de cada um (para além da carteira €€€
).
Em relação aos dois carretos em "oposição" neste tópico, o Salina só o conheço de vista (nunca lhe peguei). O Daiwa já manuseei e pesquei uma manhã com o 4000. Um pouco para o pesadote mas sem dúvida um carreto robusto com uma boa embraiagem. Alguém aqui falou que o Daiwa tem bronzes por dentro mas na verdade esses bronzes são inox, ou pelo menos eram nos primeiros que sairam no ano passado (2008). Feitas as contas, acaba por ser uma boa aposta num carreto de baixa manutenção.
O Salina decerto também terá as suas virtudes mas como disse, não posso opinar.
As outras propostas aqui indicadas são também válidas. Com a oferta existente no mercado hoje em dia, venha o diabo e escolha.

Como já foi dito, o que realmente vale é o equilíbrio do conjunto e a finalidade (competição ou lazer) e no fim os gostos de cada um (para além da carteira €€€

Em relação aos dois carretos em "oposição" neste tópico, o Salina só o conheço de vista (nunca lhe peguei). O Daiwa já manuseei e pesquei uma manhã com o 4000. Um pouco para o pesadote mas sem dúvida um carreto robusto com uma boa embraiagem. Alguém aqui falou que o Daiwa tem bronzes por dentro mas na verdade esses bronzes são inox, ou pelo menos eram nos primeiros que sairam no ano passado (2008). Feitas as contas, acaba por ser uma boa aposta num carreto de baixa manutenção.
O Salina decerto também terá as suas virtudes mas como disse, não posso opinar.
As outras propostas aqui indicadas são também válidas. Com a oferta existente no mercado hoje em dia, venha o diabo e escolha.

Então lá está o que eu estava a dizer, se calhar o 55 até serve para pescar em zonas não muito fundas como é o caso aqui em Peniche.Jonyfixe Escreveu: Utilizações do Okuma salina Sa 80: Pesca embarcada a profundidades superiores a 60m com chumbadas a partir dos 150 grs, jigging com zagaias a partir de 150grs.

- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
Não há confusoes jony heheJonyfixe Escreveu:eu não me referi a nenhum sw deves estar a fazer confusão com o Twin Power (TP) quando te referes ao FA??? Mas no funcionamento julgo que não haja nenhuma diferença entre eles, sei que o Stella é estanque e o TP não, e o Stella deve ter mais algumas coisitas. (Como nunca utilizei o TP não posso exprimir a minha opinião). Mas quem compra o TP sei que fica bem servido, já ouvi falar muito bem dele! Se o Stella que eu experimentei de 2008 é fabuloso agora fiquei ansioso por experimentar o Twin Power que ainda por cima é ligeiramente mais barato!
O stella de 2009 é a versao SW. o Stella de 2008 é o FA. Infelizmente a versao de 2009 - SW, tem pouco a ver em força com a versão FA. Os FA sao grandes maquinas, em força e recuperaçao, e mal aparece um perdido nas lojas á venda desaparecem logo. Os Sw sao carretos bonitos, cheios de recuperaçao, mas em termos de força

ora ai está, a malta por aqui pesca sempre na casa dos 60 70 metros só quando se vai apanhar um besuguito a sines ai já vamos para os 90 100 metros mas é uma vez por acaso por isso e derivado ás opiniões vou esperar até ver ao vivo o salina 55 e quem sabe segura-lo por instantes e só depois fazer a dita compra
Mas aproveita se puderes e vê também os modelos maiores, depois diz qual escolhestes. Deixo só uma dica (mas já percebi que pensas como eu), não compres modelos rápidos, opta pelos lentos que têm mais força, o 55s que tenho utilizo no spinning ou então numa bóia, para outras pesca a meu ver é muito rápido.pedro2 Escreveu:ora ai está, a malta por aqui pesca sempre na casa dos 60 70 metros só quando se vai apanhar um besuguito a sines ai já vamos para os 90 100 metros mas é uma vez por acaso por isso e derivado ás opiniões vou espera até ver ao vivo o salina 55 e quem sabe segura-lo por instantes e só depois fazer a dita compra
A primeira vez que fui pescar de barco usei um okuma rápido que tinha para surfcasting, salvo o erro um 6.2. Era um suplicio, com uma safia parecia que estava a puxar três pargos.