Ameijoa

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ameijoa"
na nova versão do site.

Strob
Registado: segunda set 04, 2006 9:55 am

Mensagem por Strob »

Mas nada que o fio não resolva.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Strob, cada zona tem as suas particularidades. Eu quando respondo a alguém só posso falar daquilo que sei e da minha experiência na minha zona de pesca. E como aqui, a ameijoa é uma isca que funciona mal para o surfcasting, eu não poderia dizer o contrário.
Por isso é que existe o fórum, para podermos partilhar conhecimentos. Esta ferramenta aproxima-nos a todos de tal forma que, por vezes esquecemos que as nossas zonas de pesca podem ser bastante diferentes.
Acabas por discordar completamente da minha afirmação, mas depois corriges a tua (e bem) quando dizes:
nenhum deles se faz de esquisito, isto falando da minha zona (Aveiro).
E eu de facto também errei quando disse que a ameijoa não é grande coisa para surfcasting. Eu devia ter dito "na minha zona". Mea culpa.
Cumprimentos.
Strob
Registado: segunda set 04, 2006 9:55 am

Mensagem por Strob »

Presumo que a vossa zona não seja assim tão má para se pescar com amêijoa (julgo serem praias mistas de areia e pedra). Uma coisa é nós ser-mos bafejados com pescarias feitas com certa e determinada isca, e então, continuamos a insistir porque julgamos que a tal faz a diferença, outra coisa, é nós ter-mos outras alternativas mas não insistimos com elas.
Dou o exemplo da minha primeira vez que pesquei com Coreana, fartei-me de rir quando me puseram as bichas à frente dos olhos. Levei quatro doses daquilo, resultado, cinco belos robalos que perfaziam um total de +/- 5kg. Depois disso continuei a utilizar Coreana, mas nada. É como a velha teoria, qualquer isca é boa, mas a melhor é aquela que tira peixe.

Galante
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Também te dou alguma razão mas, por aqui a ameijoa na pesca de fundo resulta muito mal, e não é por falta de insistência... garanto.
Não quero com isto dizer que não possa funcionar numa ou noutra ocasião, mas não é um dos pratos predilectos da nossa "clientela". Agora se me falares em Mexilhão fresco, em Teagem, em Serrada, Carangueijo, etc, a história é outra.
Por aqui, apesar dos fundos mistos, os bivalves de areia são escassos, praticamente inexistentes, tirando por exemplo o caso da zona da Lagoa de Óbidos. Mas isso, apesar de perto, é fora da minha zona regular de pesca.
Se te disser que em Peniche-Sul, aqui tão perto, as Douradas caem bem com Sardinha, admiras-te? Talvez não.
E se te disser que meia-dúzia de quilómetros mais a Sul, na minha zona, não apanhas uma com Sardinha?
Cada zona tem as suas particularidades e o peixe cai sempre melhor no isco que procura e existe nessa zona.
Resta-nos acertar no isco que melhor está a funcionar nesse dia ou nessa noite, que até pode ser a ameijoa (quem sabe?).
O peixe tem as suas "pancadas" e a nós cabe-nos perceber para onde estão inclinados. A tua experiência com o Coreano é exemplar. Também foi um isco com o qual nunca tinha tido grande sucesso até ao ano passado, em que o peixe caiu excepcionalmente bem com ele. Já este ano, não se mostra tão eficaz... pelo menos comigo.
Enfim, discordando acabamos por concordar, né? :wink:
Responder