Fio para pesca à boia

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para pesca à boia"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

Embora sinta que é importante para muitos, pessoalmente não sou nada dado a referenciar marcas / modelos ou mesmo especificidades de qualquer material que seja.
A minha experiencia de vida diz-me que todos nós gostamos de coisas diferentes. Todos nós cultivamos empatias com este material ou com aquele…porque é vermelho ou verde…porque é pequeno ou grande…porque é barato ou caro…porque isto ou porque aquilo.
Por isso tudo raramente entro por esse caminho de aconselhar / elogiar determinado material em detrimento de outro.
O que talvez acho que seja importante é sabermos concretamente quais os propósitos que cada material foi criado…com que objectivos, e com isso tirarmos o maior partido do mesmo para uma boa pesca.
Já vi por cá que o pessoal “curte bué” pescar com multi-filamento em acção de pesca com bóia.
Não critico…tento entender os seus propósitos.
Acho mesmo que esta linha nunca foi idealizada para pescar à Bóia…mas admito que em determinados momentos alguém tenha mais confiança na pesca ao utiliza-la.

Mas uma coisa já me apercebi…
Os que preferem este tipo de linha (multi-filamento) não praticam pesca à bóia – na sua verdadeira essência. Usam a bóia como simples sustento de uma iscada /chumbadinha.
Nesta situação (dito várias vezes por cá) o acto de ferragem é por sistema violento.
Obviamente para este tipo de ferragem a linha quanto menos elasticidade tiver melhor será a eficácia aquando da ferragem…mas…

…mas para mim se realmente estivermos a falar de pesca à bóia…e não pesca com bóia, a ferragem constitui uma condição de estreita ligação com a própria bóia, ou seja a ferragem faz-se pela própria bóia.
Na verdade…encontra-se implícito nesta situação (teoria) um “defeito” desportivo, muito ligado à competição…obviamente.

DNN
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

O que mais acho ainda é que existe uma outra situação muito ligada a utilização do multi-filamento → a qualidade do anzol.
Nem falo do estralho…se é de flucarbono, se é fino ou grosso; se é comprido ou curto até se tem + - elasticidade… que ajude no trabalhar o peixe.
Falo simplesmente do anzol.
Quando alguém me diz que ferra (violentamente) o peixe é quase implícito a qualidade do anzol.
O que me quero referir não tem a ver com tamanhos…mas simplesmente formas, ou em última análise – espessura do anzol.
Sabemos que existe no mercado inúmeras qualidades de anzóis...
…e que a preferência para muitos pescadores recai para um modelo de curvatura do bico para dentro e preferencialmente forte (grosso).
Em teoria a este tipo de anzol dever-se-á aplicar a regra da ferragem violenta visto que não é muito comum o peixe prender-se sozinho…devido à forma suave (curvatura virada para dentro)…”sem espinhas”…sem o bico tocar muito na cavidade bocal do peixe…portanto sem o peixe sentir seja o que for para além da generosa iscada.
Salvo as excepções que por vezes temos que retirar o anzol ao peixe bem lá no fundo…já perto do ânus.
O que a vida piscatória me ensinou, tanto por investigação literária, como por comparações com outros praticantes deste desporto, bem como ainda da própria investigação – processo de tentativa e erro, que na pesca à Bóia dever-se-á usar um anzol sem curvatura para o lado interior e preferencialmente fino.
As ilações sobre esta situação são as seguintes:
O peixe por norma ferra-se sozinho…portanto a violência da ferragem é nula (ou quase nula) tendo como grande ajuda a menor espessura do anzol…mais rapidamente se enterra na cavidade bocal do peixe.

Obviamente que para uma situação destas as linhas terão que ser compatíveis.
Obviamente que com multi-filamento não existirá anzol nenhum com estas últimas características que aguente.
Obviamente que a cana terá que ter uma correlação à altura da pesca que se pratica…e nisto o Taliban possui razões válidas ao afirmar que existe uma forte necessidade de se levar mais que um conjunto de “armas” (cana / linha / carreto / estralho / anzol / bóia / etc) que permita aumentar os níveis de captura de uma determinada espécie.

DNN
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

E falando em linhas…ou pela designação do presente tema – Fios.
Como é que se calcula de uma forma empírica a relação espessura de linha com peso / espécie do peixe? :hummm:
:arrow: Retirando deste raciocínio a multi-filamento…

DNN
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Gostava de fazer um comentário mais completo, mas tenho pouco tempo, contudo quero aflorar algumas questões e começar por dizer que não faço pesca para a balança, o peixe que apanho é para meu consumo, dando também algum a amigos e até a alguns conhecidos.
sargalhão Escreveu:Obviamente que a cana terá que ter uma correlação à altura da pesca que se pratica…e nisto o Taliban possui razões válidas ao afirmar que existe uma forte necessidade de se levar mais que um conjunto de “armas” (cana / linha / carreto / estralho / anzol / bóia / etc) que permita aumentar os níveis de captura de uma determinada espécie.


Como já disse tenho canas preparadas para determinados tipo de pesca à bóia, usando em duas delas o multifilamento e noutras o monofilamento, na cana que mais uso, pesco com o mono.
O molhe sul, na Figueira da Foz é com toda a certeza o local, onde mais pesco e adianto que, actualmente na ponta do aludido molhe, arrisco a continuar a perder peixe, por não utilizar o multi, dado os grandes blocos de cimento que ali colocaram, a altura e distância, que na maré baixa se está da água e o constante roçar do fio ou linha, como lhe queiram chamar, pois existem inúmeras arestas, nos blocos em questão, que mais parecem navalhas.

Quero ainda esclarecer que pesco com anzóis, que no meu entender são finos, tendo que para o efeito referir marcas e modelos, a maior parte dos anzóis que utilizo são da "Sasame", modelos "Keiru", "Yamame","Wormer", "D Point Chinu", "Maruseigo" e "Chinu", sendo estes os mais grossos.

Também informo que não necessito de violentos puxões, para efectuar as ferragens do peixe, concordando portanto com o que diz o "Sargalhão".

Para mim a questão essencial da utilização do multi, deve-se ao local onde se está a pescar e não carga que os mesmos possam aguentar, pois a abrasão nestes fios dão outras garantias que o mono não consegue dar.

Depois leio com mais atenção e caso haja algo mais para me pronunciar assim farei.

Boa continuação.

Braga.
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por pedrolourenco79 »

TALIBAN Escreveu:Também informo que não necessito de violentos puxões, para efectuar as ferragens do peixe, concordando portanto com o que diz o "Sargalhão".

Para mim a questão essencial da utilização do multi, deve-se ao local onde se está a pescar e não carga que os mesmos possam aguentar, pois a abrasão nestes fios dão outras garantias que o mono não consegue dar.

.
Ora Aí está o que tenho vindo a defender tambem.... cada pesqueiro é um caso, logo temos que adaptar o nosso material, ao que em principio nos vai dar mais garantias de sucesso. No entanto, ás vezes torna-se um a questao de habitos... neste momento apos ter o braço no multifilamento, sao raras as vezes em que opto pelo monofilamento. Se pensarmos bem, é o mesmo que a pesca de barco... há muitos pescadores de barco que defende que o uso do multifilamento, deverá ser apenas tido em conta em profundidades superiores aos 30 metros, optando até essa profundidade pelo monofilamento. Por mim ja pesquei a 12 metros e sempre com o multifilamento. Não tem haver com rebocar o peixe, tem a ver com sensibilidade, e principalmente tem a ver com o que considero mais importante: "O fazer do braço". Ao pescar sempre ou quase com o mesmo material, faz com que todo o processo desde o trabalhar da boia até á ferragem do peixe assim como o seu levantamento seja quase institivo e automatico.

Em relaçao ao que o duarte refere como pesca com boia ou pesca á boia, aí nao entendo bem a sua disitinçao perdoe-me. Eu pessoalmente na o uso anzois grossos por pescar com multifilamento: Uso anzois que considero indicado para a especie em questao e para o isco em questao, e nunca condicionado pelo fio que estou a usar.
A violencia da ferragem empregue, é apenas relacionavel do meu ponto de vista (e da forma que vejo a minha pesca) mais uma vez ela especie alvo da nossa pesca assim como da forma como o peixe está a comer. Tem dias em que é preciso ferrar o peixe e tem dias que uma ferragem brusca como refer que acontece no caso dos multi, simplesmente retiraria o isco da boca do peixe. Cada caso é um caso, e cada dia é um dia....

Venham daí mais opinioes...... :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por Paulo »

Muito bem vou dar a minha opinião, que utilizo multi ou mono na bóia.

Tal como já alguns disseram acho que têm mais a ver com o local onde se pesca do que outra coisa qualquer.

Se estivermos a pescar a 15 metros de altura com mais uns 7 metros de profundidade acho que o multi ajuda (na tal sensibilidade).

Se estivermos a pescar por exemplo a 1 ou 2 metros de altura se calhar a sensibilidade pode tornar-se em falta de amortecimento e com isso podemos perder alguns peixes. Estou a pensar por exemplo numa pesca que fiz ao carapau com multi, realmente ferrava melhor os gajos, mas passava metade do tempo a rebentar a boca dos mesmo.

Agora uma coisa dita pelo Talibã e com a qual não concordo porque vejo as coisas de outra forma (corrijam-me se estou a ver mal).

Para mim o multi têm uma menor resistência à abrasão que o nylon, aliás essa é uma das razões pela qual no spinning se fazem as baixadas em nylon, porque se formos a pescar directo (ao multi) e se dermos um ou dois puxões a uma amostra que ficou presa na pedra o multi corta logo (baixa resistência à abrasão) ao contrário do nylon que tem uma maior resistência à abrasão. :fixe:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por pedrolourenco79 »

paulo Escreveu:Para mim o multi têm uma menor resistência à abrasão que o nylon, aliás essa é uma das razões pela qual no spinning se fazem as baixadas em nylon, porque se formos a pescar directo (ao multi) e se dermos um ou dois puxões a uma amostra que ficou presa na pedra o multi corta logo (baixa resistência à abrasão) ao contrário do nylon que tem uma maior resistência à abrasão
Tem sim Paulo só que......... vê as coisas desta forma: Como o taliban diz, se tem um obstaculo á tua frente e sabes que a linha vai lá bater quando tiveres a trazer peixe, a diferença é, que com um multi 0,16 sabes que ele pode la bater 50 vezes que pode esfiapar e tal mas nao parte, enquanto o mono, mesmo que 0,25 se em tensao, só lá bate uma vez e faz trax. Ou seja o multi resiste menos ao choque com as pesdras, mas como tem uma resistencia muito superior e é constituido por mais que uma fibra ao contrario do nylon acaba por ser muito mais resistente. O mais que pode acontecer é ao final de algumas pescas teres que cortar algumas secçoes do multi, mas isso tambem tens que fazer no mono :fixe:

Em relaçao ao carapu... lá está é um dos casos onde eu acho que o monofilamento é sem duvida mais eficaz no resultado da relaçao entre numero de ferragens e exemplares conseguidos. :fixe:
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Fio para pesca à boia

Mensagem por sargalhão »

bom...muito bom... =D> =D> (p'ros dois últimos intervenientes)

Estas últimas conclusões, um pouco contraditórias às intervenções anteriores, parecem-me mais acertadas.
Mas afinal qual das linhas resiste mais ao roçar na pedra?
Qual das linhas resiste melhor a um objecto obtuso…que lhe possa provocar a rotura?

DNN
Responder