Negócio em Peniche

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Negócio em Peniche"
na nova versão do site.

Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Negócio em Peniche

Mensagem por Ramiro »

Com certeza Joe.
Também já fiz muita asneira no passado (e quem não fez que atire a primeira pedra) mas actualmente tento reger-me pelo bom senso e pela lei.
Quanto ao "aproveitar ao máximo porque está a dar, e estamos 12h à pesca" eu compreendo mas não concordo. Pessoalmente não me regulo pelas medidas mínimas do peixe mas vou muito além. Para dar um exemplo, uma Safia com menos de 25cm volta para a água. Besugos, Choupas, etc, idem. Fazendo assim, seleccionamos peixe maior, temos o prazer de pescar e não vamos carregados de espinhas para casa. E fazendo assim, gosto de pensar que este comportamento possa ser contagioso.
Voltando um pouco atrás e aos 18kgs, vamos apenas pensar que nesse dia andavam só 1000 pescadores desportivos em acção de pesca. Só estes retirariam ao mar 18 toneladas de peixe nesse dia. Claro que comparativamente com a pesca profissional é pouco, mas temos de concordar que também tem peso. É certo que existem técnicas de pesca profissional que deviam pura e simplesmente deixar de existir e outras devidamente fiscalizadas, mas até lá, isso que não nos sirva de argumento para também prevaricar.
Continuação de boas pescarias. :fixe:
fergar
Registado: terça jan 08, 2008 1:14 am

Mensagem por fergar »

Não posso estar mais de acordo com o que o Ramiro disse. Está tudo explicadinho tim tim por tim tim.
cardoso74
Registado: quarta jan 21, 2009 4:27 pm

Mensagem por cardoso74 »

relativamente ás saidas com mau tempo, não me posso queixar dos mestres. Desmarcaram sempre as pescarias antes do dia marcado.

Aliás comecei este ano a praticar a pesca embarcada. Consegui arranjar o contacto de uma MT em Aveiro e á que marcar. 1ª marcação feita para o dia 5/01/09, desmarcada. Marcações feitas aproximadamente de 15 em 15 dias e sempre desmarcadas devido ás condições do mar.

No dia 10 de Maio lá consegui sair para o mar a 1ª vez ( aleluia pensei eu). Saimos com ondulação de 1,5 e tempo da vaga nos 11 segundos (penso que é assim que se diz)mar estanhado(segundo diziam) e lá fomos nós em direcção á Galega. Por volta das 13h começou a soprar um vento mais forte de sudoeste e o mar a levantar bastante. O mestre depois de confirmar as alterações nas condições meteorologicas mandou levantar as pescas que o retorno ia ser complicado.

Escusado será dizer que demoramos 2h30 a chegar á entrada da barra, e eu como baptismo não tinha uma peça de roupa seca no corpo. Foi uma viagem e peras. Só ouvia comentarios do genero " pesco no mar á tantos anos nunca me aconteceu nada a assim".

Acho que nunca devemos questionar a decisão do mestre da embarcação, eles conhecem o mar melhor que ninguem.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

cardoso74 Escreveu: Saimos com ondulação de 1,5 e tempo da vaga nos 11 segundos (penso que é assim que se diz)mar estanhado(segundo diziam) e lá fomos nós em direcção á Galega. Por volta das 13h começou a soprar um vento mais forte de sudoeste e o mar a levantar bastante
Pois é amigo mar estranho mas se havia previsao de vento de sudoeste a pesca nao deveria ter sido feita. É o pior vento que podemos ter aqui no norte para ir ao mar pois juntamente com vaga de noroeste, qualquer brisa torna o mar muito bravo. Ainda por cima navegando para norte e obrigando o pessoal a navegar contra este vento.. vai lá vai... :nono: :nono: :nono: :nono: :nono: :nono: :nono:
cardoso74

Mensagem por cardoso74 »

Pois, mas isso é para quem sabe, um leigo como eu tem de acreditar que estavam reunidas as condições para sair. :hummm:

Eu, como já aqui o disse, normalmente pesco sozinho, e vou adquirindo experiencia á custa do que leio em foruns e que depois vou aplicando nas jornadas de pesca. Algumas vezes aprendo da pior maneira ( como foi o caso do relato anterior).

O que conta é que mesmo tendo tido uma má experiencia, o "bichinho" da pesca embarcada ficou,e se tivesse possibilidades fazia uma todas as semanas. :boia:
zeze-beleza
Registado: segunda abr 09, 2007 2:49 pm

Mensagem por zeze-beleza »

cardoso74 Escreveu:relativamente ás saidas com mau tempo, não me posso queixar dos mestres. Desmarcaram sempre as pescarias antes do dia marcado.

Escusado será dizer que demoramos 2h30 a chegar á entrada da barra, e eu como baptismo não tinha uma peça de roupa seca no corpo. Foi uma viagem e peras. Só ouvia comentarios do genero " pesco no mar á tantos anos nunca me aconteceu nada a assim".

Acho que nunca devemos questionar a decisão do mestre da embarcação, eles conhecem o mar melhor que ninguem.
Amigo Cardoso, :fixe: :fixe: acho que esse Mestre não conhece assim tão bem o mar... :122: :122: ou não queria perder o dinheiro de mais uma Embarcada. :moca: :moca:
Não acha? :201:
cardoso74

Mensagem por cardoso74 »

Acho que não, mas tambem não tenho grande experiencia.

Só nos cobrou metade do valor uma vez que só pescamos até ás 13h. Pareceu-me muito correcto.
joedevil
Registado: quinta abr 23, 2009 3:18 pm

Mensagem por joedevil »

cardoso74 Escreveu:Acho que não, mas tambem não tenho grande experiencia.

Só nos cobrou metade do valor uma vez que só pescamos até ás 13h. Pareceu-me muito correcto.
Mas pescaram ou andaram a "levar porrada" do mar? :meco:
Responder