Também já fiz muita asneira no passado (e quem não fez que atire a primeira pedra) mas actualmente tento reger-me pelo bom senso e pela lei.
Quanto ao "aproveitar ao máximo porque está a dar, e estamos 12h à pesca" eu compreendo mas não concordo. Pessoalmente não me regulo pelas medidas mínimas do peixe mas vou muito além. Para dar um exemplo, uma Safia com menos de 25cm volta para a água. Besugos, Choupas, etc, idem. Fazendo assim, seleccionamos peixe maior, temos o prazer de pescar e não vamos carregados de espinhas para casa. E fazendo assim, gosto de pensar que este comportamento possa ser contagioso.
Voltando um pouco atrás e aos 18kgs, vamos apenas pensar que nesse dia andavam só 1000 pescadores desportivos em acção de pesca. Só estes retirariam ao mar 18 toneladas de peixe nesse dia. Claro que comparativamente com a pesca profissional é pouco, mas temos de concordar que também tem peso. É certo que existem técnicas de pesca profissional que deviam pura e simplesmente deixar de existir e outras devidamente fiscalizadas, mas até lá, isso que não nos sirva de argumento para também prevaricar.
Continuação de boas pescarias.