Hum serao parguinhos do norte?

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Hum serao parguinhos do norte?"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Hum serao parguinhos do norte?

Mensagem por Paulo »

caparica Escreveu:
pedrolourenco79 Escreveu:
caparica Escreveu:Anzóis nº6 , bolas isso deve ser mesmo para rapar o fundo
Para rapar sao os nº 8 e os 10... Os de uso normal para a pesca aos varios sao nº4 e nº6.. e chegam perfeitamente caparica :fixe:
Pedro a minha ideia de pesca é diferente da tua, para mim anzóis abaixo do nº4 pura e simplesmente haviam de ser proibidos, ainda mais a pescar embarcado. Anzóis desses para mim é para rapar e eu não me vejo como rapador. Conheço donos de barcos que se me vissem a pescar com anzóis desses atiravam-me à água. Enfim cada um tem a sua ideia e eu respeito embora não concorde.
Desculpa mas nesta não concordo contigo. Para mim o importante não são os anzóis que se usam, mas sim o que se faz com eles.

Conheço (infelizmente) muito boa gente que não usa anzóis maiores que numero 4 e depois... não devolve o peixe que não tem tamanho mínimo, apanha peixe que não quer e deixa-o a secar ou apodrecer em vez de o devolver em condições (vivo). Isso sim é o importante.

Por isso digo e volto a dizer, não me faz confusão ver usarem este ou aquele anzol, deste ou daquele tamanho.

O importante não é tamanho do anzol mas sim o que se faz com ele. :pay:
caparica

Mensagem por caparica »

Para rapar sao os nº 8 e os 10... Os de uso normal para a pesca aos varios sao nº4 e nº6.. e chegam perfeitamente caparica :fixe:
Pedro a minha ideia de pesca é diferente da tua, para mim anzóis abaixo do nº4 pura e simplesmente haviam de ser proibidos, ainda mais a pescar embarcado. Anzóis desses para mim é para rapar e eu não me vejo como rapador. Conheço donos de barcos que se me vissem a pescar com anzóis desses atiravam-me à água. Enfim cada um tem a sua ideia e eu respeito embora não concorde.
Desculpa mas nesta não concordo contigo. Para mim o importante não são os anzóis que se usam, mas sim o que se faz com eles.

Conheço (infelizmente) muito boa gente que não usa anzóis maiores que numero 4 e depois... não devolve o peixe que não tem tamanho mínimo, apanha peixe que não quer e deixa-o a secar ou apodrecer em vez de o devolver em condições (vivo). Isso sim é o importante.

Por isso digo e volto a dizer, não me faz confusão ver usarem este ou aquele anzol, deste ou daquele tamanho.

Não concordas comigo, então não achas que a pescar com anzóis desse tamanho é mais provável apanhares peixe sem medida completamente embuxado e depois de chegar dentro do barco mesmo que queiras devolver, ele já só serve para dar às gaivotas. Comigo não contem para pescar com anzóis para rapar o fundo.
O importante não é tamanho do anzol mas sim o que se faz com ele. :pay:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Caparica acho que o teu erro é apenas um: A definiçao de rapar....
O chamado rapanso, é uma pesca especifica para apanhar apanhar peixe de fundo, ganoupas, piças, andorinhas e afins. O rapanso nao serve para apanhar peixe de escama, ou pelo menos os exemplares capturados com esta tecnica sao em numero insufuciente para ter alguma expressao. O facto de usar anzois nº 6/8/10 nao significa que o peixe embuche o anzol... Muito pelo contrario... dizias que conheces mestres que atiravam-te á agua por usares anzois nº 6... pois bem sao esses mesmos mestres que na maioria das vezes se andam a queixar que nao ha peixe e tal... pois bem o peixe está lá , é preciso é as pessoas actualizarem-se... se em cada 10 peixes capturados embuxar 1 ja me dou por satisfeito, mas se calhar nem esse 1 embuxa... é tudo uma questao de materiais adequados e de filosofia de pesca e de corresponder ás exigencias que o peixe hoje nos pede...
Tenho pena que nao te tenhas inscrito no work shop para poderes pescar comigo, mas estou certo que outras oportinidades haverao, mas podes crer que o meu numero de capturas sem medida deverá ser até inferior á media de qualquer pescador e gostaria de te mostrar isso in locco :fixe:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Em relação aos anzois.... Caparica entendo o que queres dizer, mas pelo menos do que foi relatado e das fotos que estão presentes, não vejo peixe sem medida :com: , nem sargos que se colocam dentro da objectiva para parecerem maiores :moca: , logo, o factor seleção pelos anzois, embora seja verdade que pode influênciar, depende das técnicas que se desenvolvem com eles.
Em relação ao rapanço, é uma noção de pesca que se vê em muitos sites, mas que muito boa gente não tem a ideia precisa da forma como se processa, eu não a pratico por não ter material adquado para essa técnica, mas como foi referido, o rapanço nada tem a ver com a captura de espécimes mais pequenos das espécies mais cobiçadas, é vocacionada para espécies alvo que frequentam os fundos,muitas vezes considerados menos nobres mas que normalmente se encontram em todos os pesqueiros.

Aqui está mais um tema que proponho para se aflorar no dia 30 no workshop... Como surgiu, onde surgiu e como se processa a técnica do rapanço...

Quanto aos colegas de barco.... no meu caso, se corro o risco de me mandar borda fora, não são pessoas com quem me possa relacionar... comigo não pescavam, nem colegas serião, até porque não sei nadar, considerava isso como uma tentativa de homicídio :help: :pay:
frias
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

Parabéns chorões que bons alunos eu tenho pelo norte já choram muito bem.

E eu a levar baile das bailas...hehehe
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Marco, eu costumo pescar com anzóis do nº1 ao nº8 (em barco).

E apesar de ter muito pouca experiência neste tipo de pesca, nunca notei que o peixe embuchasse mais com os anzóis mais pequenos.

O que reparei foi que em certos dias tive de usar os anzóis mais pequenos para por exemplo conseguir apanhar umas safias decentes, eu uso o anzol mais pequeno não tanto para apanhar peixe mais pequeno, mas para conseguir fazer iscadas mais pequenas. Não sei se os outros usam por essa razão, mas a minha razão principal é essa. :fixe:

PS: Vou editar a tua mensagem para meter as citações mais perceptíveis.
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

paulo Escreveu: eu uso o anzol mais pequeno não tanto para apanhar peixe mais pequeno, mas para conseguir fazer iscadas mais pequenas. Não sei se os outros usam por essa razão, mas a minha razão principal é essa.
Clarooooooo essa é a unica razao ... Poder adquar o tamanho do anzol ao isco e forma de iscar que me parece mais indicada na altura em conformidade com a forma que o peixe está a comer... se tens uma safia ou um besugo a mamar no anzol, sentes o gajo a por na boca e a cuspir por exemplo, se pescares com um anzol pequeno camuflado ás vezes em metade de uma amejoa apenas, o gajo se calha de meter aquilo na boca... azar... ja nunca mais o tira :hahaha:

Se fosse pelo tamanho do peixe, quem pescasse por exemplo ao robalo usaria entao só um anzol sempre acima do 3/0 pois um robalo de kg tem boca mais que suficiente para isso...
caparica

Mensagem por caparica »

pedrolourenco79 Escreveu:Caparica acho que o teu erro é apenas um: A definiçao de rapar....
O chamado rapanso, é uma pesca especifica para apanhar apanhar peixe de fundo, ganoupas, piças, andorinhas e afins. O rapanso nao serve para apanhar peixe de escama, ou pelo menos os exemplares capturados com esta tecnica sao em numero insufuciente para ter alguma expressao. O facto de usar anzois nº 6/8/10 nao significa que o peixe embuche o anzol... Muito pelo contrario... dizias que conheces mestres que atiravam-te á agua por usares anzois nº 6... pois bem sao esses mesmos mestres que na maioria das vezes se andam a queixar que nao ha peixe e tal... pois bem o peixe está lá , é preciso é as pessoas actualizarem-se... se em cada 10 peixes capturados embuxar 1 ja me dou por satisfeito, mas se calhar nem esse 1 embuxa... é tudo uma questao de materiais adequados e de filosofia de pesca e de corresponder ás exigencias que o peixe hoje nos pede...
Tenho pena que nao te tenhas inscrito no work shop para poderes pescar comigo, mas estou certo que outras oportinidades haverao, mas podes crer que o meu numero de capturas sem medida deverá ser até inferior á media de qualquer pescador e gostaria de te mostrar isso in locco :fixe:
O rapanço é normalmente o que se faz na competição :hummm: .Quanto à questão de me mandarem à água foi só uma força de expressão, mas alguns chateiam a cabeça à malta por causa dos anzóis e não só :moca: . Em relação a cada 10 peixes embuxar 1 nada tem a ver o material adequado, mas sim com os tiques que voçês aprendem na competição. Não me venhas é dizer que apanhas mais peixe grande com anzóis mais pequenos :-({|= , um anzól nº6 nem sequer dá para fazer uma iscada decente, mas é como digo a minha prespectiva sobre a pesca é
diferente da tua. Se cada vez mais se reduzir o diâmetro dos fios e o tamanho dos anzóis, qualquer dia estamos a mandar só a chumbada para a água. :hahaha:
Responder