Nuno com essa moral o dia deve ter sido mesmo dificil, agora a sério, segue os conselhos que o pessoal aqui te deu e tenta ir mais uma ou duas vezes se possivel com o mar em boas condições para te ires habituando, vais ver que é capaz de resultar, e depois tomas-lhe o gosto e não queres outra coisa. Eu pesquei com um companheiro que cada vez que embarcava era carga ao mar e nunca desistiu e pescámos juntos durante 3 anos.Nunocosta38 Escreveu:Boa tarde a todos! Bom desde já agradeço a todos pelos os vossos conselhos, mas acho melhor pescar em terra firme e vender a cana!
Enjoo de pesca embarcada
-
caparica
Re: Enjoo de pesca embarcada
Eu acho que o que se come e bebe na véspera e no próprio dia da saída é muito importante da primeira e única vez que enjoei foi em Peniche e o mar até nem estava nada de especial mas os pasteis de nata quentes fornecidos com a melhor das intenções pelo malandro do 120 deram cabo de mim e de mais 4 o que vale é que pela 1 da tarde já estava fino e pronto a dar cabo do magnifico repasto que ele nos preparou Robalo xxxl no forno acompanhado por uma soberba prova de vinhos que era de beber e chorar por mais.
Não tens para aí na tua banheira nenhum ainda...
Não tens para aí na tua banheira nenhum ainda...
- Nunocosta38
- Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm
Não foi mau foi péssimo, mal o barco afundeou eu tentei descascar a navalha e nada foi logo uma desgraça, resumindo paquei não consegui pescar nem sequer preparar a cana também não sabia a verdade seja dita, tive a sorte de calhar num barco com pessoas impecáveis e o mestre do barco ainda pescou uns peixes para eu levar para casa, foi uma pessoa espetacular.. Comprei a cana uma semana antes de embarcar e posso dizer que ainda não a estrei, que desgraça.caparica Escreveu:Nuno com essa moral o dia deve ter sido mesmo dificil, agora a sério, segue os conselhos que o pessoal aqui te deu e tenta ir mais uma ou duas vezes se possivel com o mar em boas condições para te ires habituando, vais ver que é capaz de resultar, e depois tomas-lhe o gosto e não queres outra coisa. Eu pesquei com um companheiro que cada vez que embarcava era carga ao mar e nunca desistiu e pescámos juntos durante 3 anos.Nunocosta38 Escreveu:Boa tarde a todos! Bom desde já agradeço a todos pelos os vossos conselhos, mas acho melhor pescar em terra firme e vender a cana!
- Nunocosta38
Bom. nem tudo foi mau, deu para criar aqui um tópico aonde as pessoas tentaram me ajudar e a elucidar sobre vários factores e foi bastante positivo a participação das pessoas o que realmente é positivo trocar experiências e pontos de vista. Já agora faço um pequeno apelo, este site foi criado e desenvolvido para as pessoas trocarem conhecimentos e acho bem que o façam, mas as pessoas tem de ser humildes e perceberem que todos os dias estamos aprender pois conheço várias pessoas que por pescarem á muito tempo tem alguma arrogância e pensam que já ninguém lhes ensina nada, significa que ficam estagnados no tempo... Espero que o meu contributo tenha sido útil não só para mim mas para todas as pessoas que frequentam este site que na minha opnião está fantástico apesar de me ter apercebido que há gente que pensa que são os campeões mas é como tudo, em cada rebalho há uma ovelha ranhosa. Parabens Paulo e seus colaboradores!
Última edição por Nunocosta38 em quinta jun 18, 2009 8:08 pm, editado 1 vez no total.
-
rui valerio
- Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm
Não entendi...acho eu!
Para quem está aqui desde do passado dia 15, parece que conhece esta casa melhor que eu
Registado: Segunda Jun 15, 2009 9:14 pm
Mas de qualquer maneira obrigado, pois este tópico foi um hino à partilha de todos os intervenientes neste tópico, sobre uma temática que interessa bastantes às pessoas que anseiam por uma pesca embarcada, pela parte que me toca vou continuar a estar bastante atento á sua participação, pois parece-me que poderá trazer novos motivos de interesse para todos, embora essa figura de retórica "ovelha ranhosa" não fica bem no seu discurso...
- Nunocosta38
Boa noite Sr rui! Como o Sr disse e muito bem eu só conheçi este site no dia 15, as minha finalidades aqui são: aprender, dar o meu contributo o melhor possivel, também gostei de ser ensinado e devo muito a uma pessoa. Longe de mim fazer um registo num site na qual me enquadro só para insultar alguém. simplesmente tive o cuidado de fazer uma observação pelos os vários tópicos e deparei-me que vi certos e determinados comentários arrogantes apenas isso, por isso fiz um alerta para as pessoas serem o mais simples possivel e ensinarem as outras pessoas menos experiêntes, só traz motivo de interesse ao site pessoas que sejam criativas e com mente aberta...rui valerio Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não entendi...acho eu!
Para quem está aqui desde do passado dia 15, parece que conhece esta casa melhor que eu![]()
Registado: Segunda Jun 15, 2009 9:14 pm
Mas de qualquer maneira obrigado, pois este tópico foi um hino à partilha de todos os intervenientes neste tópico, sobre uma temática que interessa bastantes às pessoas que anseiam por uma pesca embarcada, pela parte que me toca vou continuar a estar bastante atento á sua participação, pois parece-me que poderá trazer novos motivos de interesse para todos, embora essa figura de retórica "ovelha ranhosa" não fica bem no seu discurso...
- paulo robalo
- Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm
Amigo Nuno Costa,Nunocosta38 Escreveu:Não foi mau foi péssimo, mal o barco afundeou eu tentei descascar a navalha e nada foi logo uma desgraça, resumindo paquei não consegui pescar nem sequer preparar a cana também não sabia a verdade seja dita, tive a sorte de calhar num barco com pessoas impecáveis e o mestre do barco ainda pescou uns peixes para eu levar para casa, foi uma pessoa espetacular.. Comprei a cana uma semana antes de embarcar e posso dizer que ainda não a estrei, que desgraça.caparica Escreveu:Nuno com essa moral o dia deve ter sido mesmo dificil, agora a sério, segue os conselhos que o pessoal aqui te deu e tenta ir mais uma ou duas vezes se possivel com o mar em boas condições para te ires habituando, vais ver que é capaz de resultar, e depois tomas-lhe o gosto e não queres outra coisa. Eu pesquei com um companheiro que cada vez que embarcava era carga ao mar e nunca desistiu e pescámos juntos durante 3 anos.Nunocosta38 Escreveu:Boa tarde a todos! Bom desde já agradeço a todos pelos os vossos conselhos, mas acho melhor pescar em terra firme e vender a cana!
Não é preciso ser tão radical ao ponte de desistir logo à primeira tentativa.
Não se esqueça que foi na sua primeira embarcada sem preparação nenhuma (penso eu)
Aqui fica um pequeno plano para ver se dá resultado consigo, espero que ajude:
A prevenção deve ser feita na véspera do passeio:
-Tentar dormir as horas de sono de que o organismo necessita.
-Não fazer uso de bebidas alcoólicas.
-Evitar gorduras, cafeína, alimentos lácteos e excessos alimentares.
-Nunca embarcar de estômago vazio.
O enjôo deve ser prevenido antes do aparecimento dos primeiros sintomas. Quando eles aparecem, pouco pode ser feito. Estes podem ser atenuados com as seguintes "dicas":
-Evitar o interior do barco (cabine). Permanecer no convés, em local arejado.
-Não deixar a cabeça acompanhar o movimento do barco. Tentar mantê-la fixa, olhando o horizonte ou outro ponto de referência que esteja fixo (objeto na costa, outro barco ao longe, etc).
-Manter-se preferencialmente na popa do barco e longe do cheiro de combustível
-Evitar esforçar-se exageradamente quando estiver navegando. Procurar ocupar-se com atividades leves e conversas de bordo.
-Evitar o fumo e manter-se longe de quem está fumando.
-Respirar fundo e lentamente.
-Evitar sentir frio.
-Tente evitar iscar com a cabeça para baixo ( alias parece que foi o problema na sua 1ª embarcada).
-Comer bolachas de água e sal e beber água.
-Comer pouco de cada vez mas muitas vezes ( de hora em hora, no máximo)
Sim não falei de nenhuma medicação contra enjoo, pois amigo para isso consulte o seu medico ou farmacêutico, porque a principal ação das drogas usadas na profilaxia e tratamento do enjôo marítimo é, basicamente, a sedação. Elas diminuem a atividade do sistema nervoso central , agindo diretamente sobre ele, ou diminuindo os impulsos nervosos que chegam até ele. As drogas de escolha são os anti-histamínicos, na forma de comprimidos ou injetável. Normalmente é receitado meia a uma hora antes de entrar no barco e repetido uma hora depois do início da viagem. Seus efeitos colaterais são sonolência, boca seca, e, em alguns casos, alterações visuais (visão turva, diplopia), dentre outros. Seus efeitos variam de indivíduo para indivíduo e duram de seis a oito horas. A sonolência em certos casos pode ser benéfica. Em outros, pode provocar acidentes, pois prejudica a atividade do paciente, tornando sua mente embotada e diminuindo a atividade reflexa.
Atenção Amigos à condução das viaturas depois de um dia de pesca caso claro se administraram algum medicamento para o enjoo.
Não desista, insista e boas e belas pescarias.
Um Abraço
Paulo Robalo
Bem Paulo estiveste em grande (mais uma vez). =D> =D> =D>
Ao ler o teu texto lembrei-me de um programa que vi há pouco tempo, salvo o erro no Odisseia ou Discovery.
Adivinhem sobre o que era... Enjoo.
Em primeiro lugar explicaram porque enjoamos nos barcos por exemplo. Tem tudo a ver com o que o nosso ouvido interno diz ao cérebro e o que os nossos olhos dizem ao cérebro (um diz que estamos a ir para um lado, os outros para outro). Se são coisas diferentes (o que não faz sentido para o cérebro) o nosso sistema pensa que fomos envenenados (há venenos que provocam o mesmo efeito) logo vomitamos para "mandar fora" o tal veneno que o nosso sistema pensa que ingerimos. Adivinhem qual era uma das formas de adaptar o nosso cérebro a estas duas informações contraditórias (dadas pela visão e ouvido interno), isso mesmo, habituação a outra era a sedação (apresentaram e testaram algumas mesinhas - umas até funcionaram mas sinceramente não me lembro quais).
Mas a melhor forma como estava a dizer era, habituação, no final de algumas sessões de gregório as cobaias do programa que continuavam a ir "ensinavam" o cérebro a não ligar às tais informações contraditórias. Claro que se tivessem muito tempo sem ir o cérebro perdia a tal habituação e voltavam a enjoar.
Agora, qual a melhor forma de num barco dar essas informações contraditórias, é ter o barco a balançar de um lado para o outro (ouvido diz que nos estamos a mexer), e fixar um objecto perto dos olhos, por exemplo a iscar, desempachar os fios (olhos dizem que estamos parados) - resultado gregório :-& :-& :-& :-& . Já vi muito boa gente ficar KO de um momento para o outro por causa destes olhares para objectos próximos, as únicas vezes que tive uma ligeira indesposição foi, adivinhem, por estar a olhar muito tempo para objectos próximos.
Não estou com isto a dizer que tudo o resto que já foi dito não é importante, que o é, e está tudo muito bem dito, com este meu post quero só chamar à atenção que:
1) Desistir não é a solução.
2) Fazem tudo bem mas depois metem-se 10 minutos a desembrulhar os fios com o barco a balançar ou a iscar 3 anzóis à frente do nariz, claro que vai ser difícil não ficarem enjoados se têm tendência para isso.
Ao ler o teu texto lembrei-me de um programa que vi há pouco tempo, salvo o erro no Odisseia ou Discovery.
Adivinhem sobre o que era... Enjoo.
Em primeiro lugar explicaram porque enjoamos nos barcos por exemplo. Tem tudo a ver com o que o nosso ouvido interno diz ao cérebro e o que os nossos olhos dizem ao cérebro (um diz que estamos a ir para um lado, os outros para outro). Se são coisas diferentes (o que não faz sentido para o cérebro) o nosso sistema pensa que fomos envenenados (há venenos que provocam o mesmo efeito) logo vomitamos para "mandar fora" o tal veneno que o nosso sistema pensa que ingerimos. Adivinhem qual era uma das formas de adaptar o nosso cérebro a estas duas informações contraditórias (dadas pela visão e ouvido interno), isso mesmo, habituação a outra era a sedação (apresentaram e testaram algumas mesinhas - umas até funcionaram mas sinceramente não me lembro quais).
Mas a melhor forma como estava a dizer era, habituação, no final de algumas sessões de gregório as cobaias do programa que continuavam a ir "ensinavam" o cérebro a não ligar às tais informações contraditórias. Claro que se tivessem muito tempo sem ir o cérebro perdia a tal habituação e voltavam a enjoar.
Agora, qual a melhor forma de num barco dar essas informações contraditórias, é ter o barco a balançar de um lado para o outro (ouvido diz que nos estamos a mexer), e fixar um objecto perto dos olhos, por exemplo a iscar, desempachar os fios (olhos dizem que estamos parados) - resultado gregório :-& :-& :-& :-& . Já vi muito boa gente ficar KO de um momento para o outro por causa destes olhares para objectos próximos, as únicas vezes que tive uma ligeira indesposição foi, adivinhem, por estar a olhar muito tempo para objectos próximos.
Não estou com isto a dizer que tudo o resto que já foi dito não é importante, que o é, e está tudo muito bem dito, com este meu post quero só chamar à atenção que:
1) Desistir não é a solução.
2) Fazem tudo bem mas depois metem-se 10 minutos a desembrulhar os fios com o barco a balançar ou a iscar 3 anzóis à frente do nariz, claro que vai ser difícil não ficarem enjoados se têm tendência para isso.