Se calhar até vou gerar alguma polémica (isto é maneira de falar

) a algumas ideias que por aqui andam (por aqui e não só), relativamente ao levantamento de grandes pesos com canas ligeiras (e até das pesadas). Julgo que Posso esclarecer algumas "modas e manias" que andam a obcecar e a criar alguns mitos criados pelas marcas, com intuitos claramente comerciais, mas é com estas conversas/discussões que se evolui e progide. Evidentemente digo estas coisas com humildade mas até provas em contrário mantenho-me firme nas minhas convicções, sendo as mesmas baseadas em situações vividas em primeira mão e outras testemunhadas (muitos anos a virar frangos

).
Os fabricantes de canas, cada vez mais vão anunciando relativamente (e principalmente) às canas de bóia e de pesca embarcada (fundeada) uma maior capacidade de levantamento de peso.
Entrando pelo caminho da ironia, a pesca (que eu saiba) não é nem nunca foi uma prova de halterofilismo (levantamento de peso).
Voltando à conversa séria... vamos tomar como exemplo uma cana de bóia que consiga efectivamente alar um peso de 5kgs. Esta cana tem obrigatoriamente de possuir uma acção muito inclinada para o parabólico, de modo a combinar essa flexibilidade com a sua leveza e por tabela com essa tal capacidade de elevação. Pronto... é lindo fazer uns testes em casa, ou na loja de material de pesca, em cima de uma varanda ou de um escadote e com a seda do carreto "ferrada" num garrafão de 5 lts de água. Fazem-se e fizeram-se vários vídeos gravados destas proezas de capacidade. Mas... e há sempre um
mas, na prática, esta capacidade de elevação não funciona. Vou passar a explicar o meu raciocínio e a minha experiência, baseado em algumas situações vividas e outras testemunhadas:
- Nas redondezas dos 5kgs (em seco) o esforço da cana é tal que temos de recolocar as mãos/braços senão não se iça nada. E aí, ou temos uma terceira mão para dar à manivela ou um ajudante para esse serviço. Mas mesmo assim, o esforço da cana é tal que a cana, se tiver capacidade para isso, se encontra de tal maneira dobrada que o peso/peixe está aos pés do pescador/testador de canas. Sendo o caso e o pesqueiro fôr ao nível da água ou numa embarcação, o pescador deverá socorrer-se de um carrapichel/xalavar para alar o peixe e colocá-lo a "salvo". Se o pesqueiro fôr elevado relativamente à água, e fruto da "dobra" da cana devido ao peso (imaginemos que estamos numa falésia/arriba
só a 10mts de altura da água), a tal "dobra" da cana vai fazer o peixe bater contra a falésia e perder-se, já que os 5, 6, 7 ou 8 mts de cana se reduzem a quase nada (vectorialmente falando).
Isto para além de, e cada um que experimente, em seco tentar enrolar no carreto um peso de 5kgs.

Não sei se me consegui explicar bem, mas basta verem um qualquer vídeo de teste a qualquer cana a elevar um grande peso e conseguem perceber onde quero chegar.
Bom... contas feitas no fim... o bom pescador nunca vai levantar um grande peixe no ar. Se fôr embarcado, socorre-se do xalavar. Se apeado, se puder socorre-se também do xalavar ou então duma rabeca, ou encalha o peixe num local onde possa recolhê-lho. Ninguém
sobe um peixe de 5kgs ao peito.