Cana nova da tica

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana nova da tica"
na nova versão do site.

liciniofaria
Registado: sábado fev 27, 2010 8:06 pm

Re: Cana nova da tica

Mensagem por liciniofaria »

Caros colegas
Eu andava para comprar uma de sete metros, pois tenho uma tauros de seis metros e pensava que eram parecidas, não tem nada a ver.
Um dia da semana passada presenciei uma a pescar e o que a cana tem de bom é mesmo os componentes e o peso, a pescar é muito varejona e um peixe de 400gramas pareçe ter 1.5kg. Uma cana boa para pescas light, com fios fininhos, ou para estar na mão um dia inteiro, para pescas a serio não. Eu adquiri uma shimano speedmasterbxte9700xxh de sete metros, pesa mais 40gramas do que a talismã, mandei aplicar mais um passador movel, no segundo elemento e uma ponteira fuji mais reforçada. Aqui a talismã de sete metros, tem sido vendida a 250 euros, eu comprei a shimano por 240euros, estou super satisfeito com a cana :beer:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Bem como tenho um colega que anda envergonhado para vir aqui ao forum deixar as duvidas, disse-lhe que faria uma espécie de sondagem/votação, acerca de uma cana de boia de 5mt, para ele. A dúvida dele está entre a daiwa crossfire(a cinzenta com passadores dourados), e a tica taurus. Vamos a opiniões, e justificações.
Eu já lhe dei a minha a crossfire é muito boa, resistente, gosto dos passadores, que me parecem mais resistentes do que os da taurus, mas a taurus é capaz de ganhar em força, além de ter apenas 280/85 gramitas, o que é fabuloso. A ver se conseguimos ajudar o rapaz. A crossfire custa aqui 100 euros, a taurus 130, logo a diferença, não é muita. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Filipe conheço as duas na versao 6 metros. A crossfire tenho-a inclusivé mas ao contrario de ti nao gosto muito dos passodores dourados... manias.... A taurus pelo menos na versao 6m é um vara irrepreensivel... :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Pois são gostos, eu por norma não aprecio o dourado, mas naquela cana acho que fica muito bem, mas isso até é secundário. Eu também conheço melhor as versoes de 6 metros, será a taurus de 5 metros da mesma qualidade? espero que alguem a tenha. Eu tb tenho as de 6 metros e gosto imenso, agora é esperar por opiniões.
dave_pescador
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Mensagem por dave_pescador »

Se for para uma pesca com boias mais pesadas e em pesqueiros mais altos a taurus é melhor opção, de resto a crossfire faz o mesmo trabalho. :boia:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Se calhar até vou gerar alguma polémica (isto é maneira de falar :tecla: ) a algumas ideias que por aqui andam (por aqui e não só), relativamente ao levantamento de grandes pesos com canas ligeiras (e até das pesadas). Julgo que Posso esclarecer algumas "modas e manias" que andam a obcecar e a criar alguns mitos criados pelas marcas, com intuitos claramente comerciais, mas é com estas conversas/discussões que se evolui e progide. Evidentemente digo estas coisas com humildade mas até provas em contrário mantenho-me firme nas minhas convicções, sendo as mesmas baseadas em situações vividas em primeira mão e outras testemunhadas (muitos anos a virar frangos zzzz ).
Os fabricantes de canas, cada vez mais vão anunciando relativamente (e principalmente) às canas de bóia e de pesca embarcada (fundeada) uma maior capacidade de levantamento de peso.
Entrando pelo caminho da ironia, a pesca (que eu saiba) não é nem nunca foi uma prova de halterofilismo (levantamento de peso). :hahaha:
Voltando à conversa séria... vamos tomar como exemplo uma cana de bóia que consiga efectivamente alar um peso de 5kgs. Esta cana tem obrigatoriamente de possuir uma acção muito inclinada para o parabólico, de modo a combinar essa flexibilidade com a sua leveza e por tabela com essa tal capacidade de elevação. Pronto... é lindo fazer uns testes em casa, ou na loja de material de pesca, em cima de uma varanda ou de um escadote e com a seda do carreto "ferrada" num garrafão de 5 lts de água. Fazem-se e fizeram-se vários vídeos gravados destas proezas de capacidade. Mas... e há sempre um mas, na prática, esta capacidade de elevação não funciona. Vou passar a explicar o meu raciocínio e a minha experiência, baseado em algumas situações vividas e outras testemunhadas:
- Nas redondezas dos 5kgs (em seco) o esforço da cana é tal que temos de recolocar as mãos/braços senão não se iça nada. E aí, ou temos uma terceira mão para dar à manivela ou um ajudante para esse serviço. Mas mesmo assim, o esforço da cana é tal que a cana, se tiver capacidade para isso, se encontra de tal maneira dobrada que o peso/peixe está aos pés do pescador/testador de canas. Sendo o caso e o pesqueiro fôr ao nível da água ou numa embarcação, o pescador deverá socorrer-se de um carrapichel/xalavar para alar o peixe e colocá-lo a "salvo". Se o pesqueiro fôr elevado relativamente à água, e fruto da "dobra" da cana devido ao peso (imaginemos que estamos numa falésia/arriba a 10mts de altura da água), a tal "dobra" da cana vai fazer o peixe bater contra a falésia e perder-se, já que os 5, 6, 7 ou 8 mts de cana se reduzem a quase nada (vectorialmente falando). :help:
Isto para além de, e cada um que experimente, em seco tentar enrolar no carreto um peso de 5kgs. :122:
Não sei se me consegui explicar bem, mas basta verem um qualquer vídeo de teste a qualquer cana a elevar um grande peso e conseguem perceber onde quero chegar.
Bom... contas feitas no fim... o bom pescador nunca vai levantar um grande peixe no ar. Se fôr embarcado, socorre-se do xalavar. Se apeado, se puder socorre-se também do xalavar ou então duma rabeca, ou encalha o peixe num local onde possa recolhê-lho. Ninguém sobe um peixe de 5kgs ao peito.
:let:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Concordo com tudo isso, alias estou sempre a dize-lo a quem acha que cai levantar esse peso, alias ramiro em seco dá para veres que até um peso de 2 kilos obriga te a tal esforço que quem vai dar ao carreto, se as maos estão ocupadas? em altura para mim é o mesmo que estar em seco, com o aumento da força e safanões que o peixe dá. Arriscar levantar um peixe desses em altura, julgo que mais vale levarem um pau com uma linha lá presa, mas neste caso não pretendo testar esse promenor, apenas saber se a crossfire é mais cana ou menos que a taurus, na sua performance.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

FILIPEPC Escreveu:Concordo com tudo isso, alias estou sempre a dize-lo a quem acha que cai levantar esse peso, alias ramiro em seco dá para veres que até um peso de 2 kilos obriga te a tal esforço que quem vai dar ao carreto, se as maos estão ocupadas? em altura para mim é o mesmo que estar em seco, com o aumento da força e safanões que o peixe dá. Arriscar levantar um peixe desses em altura, julgo que mais vale levarem um pau com uma linha lá presa, mas neste caso não pretendo testar esse promenor, apenas saber se a crossfire é mais cana ou menos que a taurus, na sua performance.
Fixe, Filipe. :fixe:
Eu apenas aproveitei a ocasião para debitar o meu "testamento" sobre um assunto um pouco paralelo à questão mas que ao fim e ao cabo acaba por ser central na maior parte das decisões de compra de muita gente, percebes?
Responder