isca para pescar

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"isca para pescar"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: isca para pescar

Mensagem por Paulo »

karva Escreveu:
paulo Escreveu:Falando de outros factores o que acham do da velocidade do vento e principalmente do da direcção do vento.

Certos pesqueiros só "trabalham bem" com certos ventos, e nem tem a ver com o facto de terem o vento de frente ou não. :wink:

Certas espécies tendem a sair com ventos de determinados quadrantes. Nunca repararam nisso? 8)

Em relação aos ventos há alguns aspectos a considerar:
1.º - A influência da velocidade do vento na formação as vagas, eu pessoalmente não gosto de pescar com ventos superiores a 15 km/h.já que o mesmo torna-se desconfortável e produz alguma agitação marirtima desordenada com formação da bem conhecida carneirada, a situação agrava-se com as marés de Lua.
Por outro lado este estado do mar tem uma influência negativa nas espécie que vivem junto á "superficie", "meia-água", procurando abrigo em águas mais profundas.

2.º - Outro aspecto a considerar tem a ver com a configuração do pesqueiro, se mais abrigado ou mais exposto, daí que talvez trabalhem melhor com certos ventos, independentemente da sua orientação.

3.º - Outro aspecto a ter em conta é que há espécies que são mais susceptíveis aos ventos que outras, já que estes podem aquecer ou arrefecer, esbarrentar ou limpar as águas conforme o quadrante que sopram.

Ab
As nossas amigas Douradas, aqui na zona preferem sem sombra de dúvidas vento sul, e se este se mantiver uns dias assim, é ouro sobre azul.

Por vezes chega a ser interessante verificar no pesqueiro (mesmo só com uma ligeira brisa) como o mar muda conforme o vento muda de quadrante. Muitas vezes os toques mudam também com essas alterações subtis no vento.
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Bem..também tenho uma engraçada sobre o comportamento animal.
Chamo-lhe teoria do cão vadio.
Se tivermos pela frente um cão vadio e atiramos um osso… este mesmo com fome deverá ser cauteloso ao apanha-lho – Consequência directa do instinto de defesa de qualquer animal.
Por outro lado se esse mesmo cão tiver englobado numa matilha, pequena ou grande não interessa para o caso, a reacção do mesmo deverá ser completamente diferente. Ou seja o instinto de cautela será rapidamente substituído pelo instinto de sobrevivência. Ou seja ainda… o 1º que lá chegar é que fica com o osso.
Passando para os peixes e de forma mais desenvolvida…
Temos um peixe pela frente…sozinho…cheio de medo de hipotéticos predadores… cauteloso ao avançar para a nossa isca, que deveremos fazer para lhe apresentar maior confiança?
Mais isca…? Melhor apresentada…? Anzol escondido…? Linhas de fluor-carbono…? Linhas mais finas…? …qualquer coisa que contrarie a desconfiança.
De forma contrária esse mesmo peixe ao sentir-se relativamente seguro pela existência dos indivíduos da mesma espécie permite-lhe descorar de grande parte da atalaia tendo em consideração que essa tarefa é partilhada pelo grupo.
Pela mesma analogia da matilha, o primeiro peixe que chegar à isca terá a vantagem de não passar mais um dia sem comer… ou +- isso…
Assim neste caso, obviamente que a rapidez de captura será um factor a levar ao extremo sendo os materiais a empregar de acordo com essa acção.
O que é preciso descobrir com esta historieta é cada pescador deverá ter a perfeita percepção dos acontecimentos sub os seu pés. É perfeitamente normal trocarmos a ideia que o peixe está a comer mal pela a constatação do fraco nº de peixes.
Vadios…vadios… muitas das vezes somos nós ao esquecermos de pensar…pesca.

DNN
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

sargalhão Escreveu:De forma contrária esse mesmo peixe ao sentir-se relativamente seguro pela existência dos indivíduos da mesma espécie permite-lhe descorar de grande parte da atalaia tendo em consideração que essa tarefa é partilhada pelo grupo.
Não só a questão da vigilância mas também a própria concorrência entre eles (se não me despacho, aqui o "colega" do lado come tudo). :wink:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Ramiro Escreveu:
sargalhão Escreveu:De forma contrária esse mesmo peixe ao sentir-se relativamente seguro pela existência dos indivíduos da mesma espécie permite-lhe descorar de grande parte da atalaia tendo em consideração que essa tarefa é partilhada pelo grupo.
Não só a questão da vigilância mas também a própria concorrência entre eles (se não me despacho, aqui o "colega" do lado come tudo). :wink:
Exacto, também vejo mais esse comportamento como concorrência. "Deixa-me comer antes que aquele ali coma".

Um exemplo típico é um cardume de cavalas ou carapaus. Quando são muitos é ver quem chega primeiro à paparoca. Quando são poucos, comem com muito mais calma e cuidado.

Já cheguei a estar apenas a observar as cavalas a atacarem a isca, e percebe-se perfeitamente pelas arrancadas que competem entre si para chegar primeiro à comidinha. :wink:
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Bloody → Sobre engodo:
O pão é o engodo de eleição cá na Madeira. Qualquer pescador experiente da Região sabe muito bem disso.
O milho que fala (o que nós cá chamamos de milhos estrassuado, ou mais compreensivelmente milho triturado – o que se usa para a alimentação dos galináceos novos) é também muito bom, em especial para os Sargos. Mas de uma forma geral ainda não conheci nenhuma espécie de cá da Região que recuse esta matéria orgânica.
No continente o resultado é medíocre. A Tainha ainda come, visto possuir um estômago especial, idêntico às galinhas (já agora um aparte – as Tainhas maiores cá na região chamamos-lhe galinhas-do-mar → por terem também uma moela). Como tal necessitam de pequenos inertes (pedras ou qualquer coisa mais sólida que faça a vez) para ajudar na trituração dos alimentos).
Volto a realçar que todo o peixe não desgosta desta forma de milho, em especial quando misturado com cavala ou óleo de sardinha.

Aranha → Penso ter respondido a sua questão relativamente aos peixes que gostam deste tipo de engodo → todos. O raciocínio do Karva sobre os hábitos dos peixes aplica-se também aqui.

Karva → Infelizmente tenho que discordar de si relativamente ao engodo universal – sardinha.
Pergunto-lhe: E onde simplesmente a sardinha não existe, como é o caso de cá, na Madeira.
A vossa realidade (Continente Português) é realmente uma constatação, pelas mais variadas razões, mas cá a “única” que existe vem toda daí…e congelada é claro.
Por isso o seu raciocínio sobre os hábitos dos peixes, que aplaudo, é também uma grande verdade por estas bandas → neste caso com a cavala.
Por estes lados a cavala substitui a 100% a sardinha, por simplesmente termos nos nossos mares…mais que muitas. Na proporção de 1/ 1000 – uma sardinha para 1000 cavalas. E as poucas que existem são anorexias.
Por estes lados os peixinhos dão a vidinha pela cavala, e pela sardinha +-… tem dias.
DNN
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Bloody
Se precisar de mais ajuda poderá me procura ou outro elemento da minha equipa (Sporting Clube da Madeira) para esclarecimentos mais aprofundados.
[email protected]
De qualquer forma não deixe de alimentar estas nossas conversas colectivas por estes lados.
Eu não sei tudo e como vê existe muita gente por aqui que sabe sobre pesca.
DNN
karva

Mensagem por karva »

Viva Duarte.
Peço desculpa quando falei na sardinha como uma espécie de engodo Universal, não me lembrei das características próprias da Madeira e dos Açores, por uma questão de hábito referia-me ao Continente. Por cá também se usa outras espécies para engodar, como o ouriço por exemplo, mas a grande maioria opta sempre pela sardinha, pelo menos como base para fazer um engodo para o mar.

Ab
Paulo karva
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Já vi que o pessoal aqui é descomplexado na troca de informação, não se pondo com rodeios para expor as suas opiniões nem têm medo que lhe roubem as ideias → Óptimo
O que não acontece com o pessoal de competição. Parece que têm medo que lhe roubem...não sei o quê.
Depois vão para o campo...levam no pacote…mas continuam convictos nas suas mesquinhas ideias...paradas no tempo.
E como ultimamente tenho vomitado umas ideias minhas sobre pesca, noutro sítio, mas a contra argumentação é nula, o que se tornou num perfeito monólogo, gostaria de expô-las por estes lados para ver se aprendo ainda mais sobre a nossa paixão comum.
Se neste lado observo gente capaz de o fazer, gostaria de retransmitir, neste Sitio, essas ideias, que até se enquadram no espírito dos temas que se desenrolam.
Tenho a perfeita consciência que os meus argumentos poderão não estar 100% correctos e a ausência de critica dificulta-me qualquer evolução.
Por isso se ninguém se opor passarei a rescrever alguns textos já à muito escritos.
DNN
Responder