Peixe Desova estuario tejo

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Peixe Desova estuario tejo"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Peixe Desova estuario tejo

Mensagem por Paulo »

Bem se calhar vou "partir a loiça toda". :lol: :lol:

Para mim é mais grave apanharem 1, 2 ou 3 quilos de robalos sem medida (que é o que infelizmente há mais pelo nosso país e ninguém fiscaliza isso), robalos este que ainda não se reproduziram, do que apanhar 40 quilos de robalos que já fizeram bem o seu papel em prol da espécie. :wink:
caparica

Mensagem por caparica »

Também sou da tua opinião, uma coisa é olhares para um balde cheio de cachotes :x :x sem medida outra coisa é veres uma caixa na traseira duma pickup como eu vi ,com aqueles meninos lá deitados com os olhos ainda a brilhar :roll: :roll: . Uma cachola daquelas no forno ou cozido com uma boa pinga a acompanhar é de comer e chorar por mais. =P~ =P~ =P~ .Para mim podem os bifes no buraco ao fundo das costas. :wink: :wink:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

paulo Escreveu:Bem se calhar vou "partir a loiça toda". :lol: :lol:

Para mim é mais grave apanharem 1, 2 ou 3 quilos de robalos sem medida (que é o que infelizmente há mais pelo nosso país e ninguém fiscaliza isso), robalos este que ainda não se reproduziram, do que apanhar 40 quilos de robalos que já fizeram bem o seu papel em prol da espécie. :wink:
Paulo.... é isso mesmo.

Todos fazem leis.... só alguns tem o bom senso de pensar nelas!
NAREIS
Registado: terça nov 13, 2007 8:43 pm

Mensagem por NAREIS »

caparica Escreveu:Caro Nareis já vou atrasado mas vou ver se o consigo ajudar nas suas dúvidas.Fui criado em Porto Brandão (deve conhecer) pesco no Tejo desde os 8 anos tenho 36, por isso conheço bem o estuário desde a ponta do mato até à barra.Se quer apanhar douradas de verão é na zona de cacilhas para cima de inverno na zona entre a Cova do vapor e os silos da Trafaria com marés grandes de preferência e apartir de meia maré para cima. Se procurar sargos de verão toda a margem é boa mas de Cacilhas para baixo tem excelentes pesqueiros para pescar. Eu pesco à bóia de noite entre a Banática e o cais militar da nato no Portinho da costa nas 2 últimas horas de vazante e 2 primeiras de enchente.Se procurar robalos aí tem várias maneiras de pescar, pode corricar, pode pescar à bóia pode pescar ao fundo. Para mim as melhores marés para pescar no tejo nestas zonas são as marés grandes.
Boas,caro amigo caparica,claro que nao vem tarde,aliás vem oportuno ;)Claro que conheço o porto brandao já lá fiz muitas pescarias hehe as suas dicas de tao boas souberam a pouco muita sabedoria ;) Ja agora pesco dentro dos estaleiros da lisnave e tenho apanhado grades! sabe me dizer se estamos num mês mau ou a que factores se deverá?
caparica

Mensagem por caparica »

Boas

Para essa zona os melhores meses são os de verão. Tenta mais a baixo na Banática entre a shell e a galp, pesca à bóia de noite com camarão do rio, minhoca ou coreano, nesta altura podes apanhar uns sargos bons ou alguns robalos, Porto Brandão também é bom ou então no portinho lado direito da praia.
domcunha
Registado: domingo jul 01, 2007 12:37 am

Mensagem por domcunha »

caros amigos

Os locais dentro do rio tejo onde o peixe comia têm sido degradados pelos "pescadores" "profissionais" que andam a rapar os fundos (ameijoa, berbigão,etc) logo o peixe fica sem comida e vai embora. 1º culpa de quem não respeita o meio ambiente. Alguns pescadores chegam a apanhar 140 kg de ameijoa por dia. Não há reposição de especies logo não há comida, logo não há peixe. (eu também só vou onde como bem). O peixe não entra no rio pois está tudo quase rapado. O polvo tem safado a malta de algumas grades, mas também acaba. Os profissionais nem querem saber disso. Há cerca de 1 mês tirei umas douradas na praia de santo amaro de oeiras logo fora do rio.
O porto brandão só conheço de passeio nunca pesquei lá, e na cova do vapor tenho ouvido muito más informações com respeito ao pessoal que pesca nessa zona. Por isso tenho frequentado a praia das hortas e mais assiduamente a praia das bicas no meco. Não é nada por aí além mas nunca mais trouxe grades. No proximo sabado lá estarei nas hortas, mas desta vez irei de dia pois as noites estão desaconcelhadamente frias.
Quanto á razão de não haver peixe no rio tejo penso que se todos colocarem a mão na consciencia devem achar que também são responsáveis pela situação, eu contra mim falo, também fiz algumas asneiras, e ninguém cumpre a lei. Logo torna-se contribuinte para o actual estado de coisas.
um abraço
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Boas... :olaaa:

Eu para começar faço a vénia ao caparica, pois sei bem o que ele se refere acerca das dicas e principalmente na zona onde ele mora, apesar de estar mais calma, que se deve a ter passado a haver menor afluênçia aquela zona de pescadores, logo menos atrocidades em certos aspectos, situações essas que os moradores também nao gostam e pregam uns cachaços nalguns chico-espertos que depois dá a má fama á zona que ali , se forem pescar que fazem e aconteçem, todavia, ninguem gosta de ver revelados os segredos conheçidos pelo pessoal da zona e depois aproveitado de mão beijada por outsiders que depois nem sobra espaço para eles nos pontos mais quentes, logo o que Caparica está a revelar é sempre de louvar por alguem que conheçe a zona e pesca lá desde pequenos com os profissionais dali. :nubone:

No 2º aspecto, em relação ao que o Cunha disse, não deixa de ser uma grande verdade acrescentada ainda pelo pormenor de que quem conheçe a zona, sabe que os PROFISSIONAIS,cortam sem qualquer hipotese , a entrada do peixe a partir de Almada para dentro do Tejo com redes que vão desde, A ponta de almada, até quase a margem de Lisboa quase em linha recta......só para terem a ideia, praticamente fica logo ali entre 40% a 60% do peixo no total.....FACTO. :2dedos:

facto...
Quando ele não malha na rede á entrada, fica na mesma á saida........é tão triste uma pessoa por-se a pensar mas porque raio não apanha 1 peixe em condições e depois puxa pela tola e observa as bioas de garrafões que marcam as redes mesmo a fechar a entrada do rio, desmoraliza logo, só dá vontade de puxar da faca e......vamos embora, senão ainda faço uma asneira. :122:

Nuno Guerreiro.
:201:
P.S-Caparica, obrigado pela dica que desde ao teu primo (Miguel) para ele ir no teu lugar no barco, nunca te cheguei a agradecer.......outra vénia. :fixe:
augusto fonseca
Registado: sábado abr 15, 2006 11:59 pm

Mensagem por augusto fonseca »

bluemerlim Escreveu:Quando ele não malha na rede á entrada, fica na mesma á saida........é tão triste uma pessoa por-se a pensar mas porque raio não apanha 1 peixe em condições e depois puxa pela tola e observa as bioas de garrafões que marcam as redes mesmo a fechar a entrada do rio, desmoraliza logo, só dá vontade de puxar da faca e......
É isso tal e qual mente. Não nos deixam alternativa :let:
...e só ainda me admira não terem já proibido os amadores (esse bando de criminosos) de lá pescarem
Responder