Shimano Aero Technium XT 10 000

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Shimano Aero Technium XT 10 000"
na nova versão do site.

Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Shimano Aero Technium XT 10 000

Mensagem por Ramiro »

pesca no prato Escreveu:Obrigado pela dica, vou ter de continuar com o mono e vou aproveitar para testar uma nova linha que seja bem resistente e eficaz.
Se vais comprar um nylon, podes descer, por exemplo, a um 0,22 ou 0,23mm. Linhas com boa fluidez de saída tens por exemplo, a Falcon Match Soft, A Shimano Technium, a Shimano Spinning (mais barata que a Technium e excelente para bons lançamentos de surfcasting). Escusado será dizer que a cauda de rato é mais uma vez essencial... neste caso não será por cortar os dedos mas porque a espessura da linha não aguentará o arranque para o lançamento e dará o estoiro. #-o
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Ramiro Escreveu:Shimano Technium
Já usei a 0,25, muito boa mas muito cara. 12€ uma bobine de 200m :oops: :oops: :oops: . Agora estou a usar a Carboline da Leoni tb em 0,25, tão boa qt a Shimano, por metade do preço, e em bobines de 250m. Tb já li muito boas referências à Carbotex da Leoni, mas nunca usei. Mais cara do que a Carboline.
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Pois Manel, já por cá se tinha comentado esses da Leoni (que nunca usei... aqui na zona não há quem tenha para venda).

Depois temos o Asso Tetramax, o Plaway Supercast, o Platil Soft, o Prosargos Iridium e ainda um da Colmic que não me lembro da referência mas tem uma côr tipo rosa salmão (acho que já o mencionei algures cá no fórum).
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Ramiro Escreveu:e ainda um da Colmic que não me lembro da referência mas tem uma côr tipo rosa salmão
Fendreel :?: ou Axial :!: :wink:
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

PedrasSalgadas Escreveu:
Ramiro Escreveu:e ainda um da Colmic que não me lembro da referência mas tem uma côr tipo rosa salmão
Fendreel :?: ou Axial :!: :wink:
Talvez Fendreel, não tenho a certeza.
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

Mais uma vez, obrigado, para este carreto vou testar uma das linhas que me propões e numa das bobines do ultrega vou então testar a multifilar. Sexta-feira já vou fazer uma pesquisa sobre preços das linhas recomendadas. Agora amigo Ramiro, para ser sincero nunca usei linhas nos carretos mais finas do que 0,28 e para mudar, com confiança para uma linha 0,22 ou 0,23 como sugere acho que vou querer optar por uma de qualidade superior, não querendo gastar mais de 20 a 25 euros numa linha, qual é a que me aconselha. Digo isto porque na praia onde costumo pescar, por vezes o mar está a arear e a chumbada tende a ficar presa no fundo. e como já tive algumas fézadas com o mar assim, gosto sempre de insistir um pouco o que leva a que por vezes se tenha de fazer alguma força na linha para desenterrar o chumbo e não queria uma linha que fosse quebradiça. Aproveito para perguntar, visto que nunca usei chicotes cónicos, qual é o que o amigo recomenda e não pergunto mais nada porque também não quero maçar o pessoal. Obrigado.
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

Não maças nada.
Quanto a linhas, se encontrares a Falcon Match Soft é uma das minhas preferidas. Se tens receio de descer a 0,22mm ou mesmo 0,20mm, fica-te pelos 0,25mm que será já um bom começo. Os chicotes existem vários, mas ultimamente tenho usado uns da Grauvell com 15mts e que começam em 0,57mm e acabam em 0,235mm (packs com 10 chicotes). E tenho usado estes, não por uma preferência especial mas porque me são mais fáceis de adquirir (as lojas por aqui são um bocado limitadas). Para quem achar os 0,57mm demasiado, podem sempre cortar 3 ou 4mts à ponta mais grossa do chicote... sempre reduz alguma espessura. O nó para ligares o chicote à madre poderá ser o nó de sangue http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... ?f=7&t=184 e ficando bem feito a sua resistência é excelente. Se tens receio em partir a linha ou o nó quando levantas a pesca e tens a chumbada enterrada na areia, a minha sugestão é recolheres 1 ou 2 metros de vez em quando, ao invés de deixares a arte "abandonada" muito tempo :wink: . E não sei como é por aí mas por aqui, quando o mar faz esse trabalho com relativa rapidez (enterrar a chumbada) normalmente não insisto muito na pesca... é sinal que a areia anda em muito reboliço/movimento e raramente o peixe aparece (pode andar mais alvorado, mas pelo fundo é quase certo que não anda nada).

Outra solução é a de utilizares uma linha cónica inteira. Estas linhas são cónicas em toda a extensão (normalmente 220mts) e em muitos casos mudam de côr de 25 em 25mts. A redução de diâmetros nestes fios acaba por ser mais progressiva e não tão abrupta como no caso que temos vindo a discutir.

Volto a dizer que, o uso de qualquer destes sistemas/linhas, não se compadece com fundos rochosos ou mistos, sob pena de se passar a vida a montar novos chicotes, etc. #-o .
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

Ramiro Escreveu:Os chicotes existem vários, mas ultimamente tenho usado uns da Grauvell com 15mts e que começam em 0,57mm e acabam em 0,235mm (packs com 10 chicotes).
pracase...pracase...tambem uso desses e com a linha shimano speed master 0.22 sacou ainda á pouco tempo um menino de quase 3kilitos sem problemas, até fez surf sobre o sargaço :mrgreen: :lol: :lol: :lol:
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =30#p58049
Responder