Viva meus Caros Amigos!
Ainda não tinha participado nestas interessantes conversas embora vá lendo o que aqui se escreve na tentativa de aprender (muito, sempre!) com aqueles que sabem e, sobretudo, gostam e não se importam de partilhar os seus conhecimentos.
Há alguns anos que me dedico à pesca embarcada e também conheço esta técnica, no entanto estranho não ver nenhuma referência a algo que, em minha opinião, substitui estes looongos terminais com grande vantagem. Estou a referir-me a uns terminais em silicone denominados "shock leaders" da Hiro, com comprimentos de 30 a 80 cm e resistências até 12 kgs que trabalham muito bem com multifilares.
Tornam a acção dos multifilamentos muito mais eficaz, visto que práticamente pescam directo, sem o inconveniente da falta de elasticidade na recuperação que lhe é conferida por este amortecedor.
Espero ter contribuído de forma útil para a vossa (nossa) troca de opiniões.
um abraço.
Baixada em mono na embarcada
Re: Baixada em mono na embarcada
bem vindo ao Sitio
essa banda por acaso há muito que nao se fala dela mas já foi falada...á muito.
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=15&t=489
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =15&t=1809
essa banda por acaso há muito que nao se fala dela mas já foi falada...á muito.
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=15&t=489
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =15&t=1809
-
karva
Viva caro jdom, bem vindo aqui ao Sitio do Pescador. Já agora poderia fazer uma pequena apresentação aqui viewforum.php?f=13 para todos o conhecermos melhor.jdom Escreveu:Viva meus Caros Amigos!
Ainda não tinha participado nestas interessantes conversas embora vá lendo o que aqui se escreve na tentativa de aprender (muito, sempre!) com aqueles que sabem e, sobretudo, gostam e não se importam de partilhar os seus conhecimentos.
Há alguns anos que me dedico à pesca embarcada e também conheço esta técnica, no entanto estranho não ver nenhuma referência a algo que, em minha opinião, substitui estes looongos terminais com grande vantagem. Estou a referir-me a uns terminais em silicone denominados "shock leaders" da Hiro, com comprimentos de 30 a 80 cm e resistências até 12 kgs que trabalham muito bem com multifilares.
Tornam a acção dos multifilamentos muito mais eficaz, visto que práticamente pescam directo, sem o inconveniente da falta de elasticidade na recuperação que lhe é conferida por este amortecedor.
um abraço.
Não se mencionou esses terminais porque, talvez, ninguém se lembrou deles, julgo eu, á uma certa dificuldade por parte de alguns em aceitar coisas novas, rejeitando-as e colocando rótulos de coisa que não presta, daí que para não ferir susceptibilidades o melhor é não nos refrirmos a essas coisas. Mas como tudo na vida isso também evolui.
Eu conheço esses terminais e tenho os da Hayabusa para experimentar um dia destes.
Ab
Paulo karva
-
toalhas
Tenho, ou tinha 2 Terminais desses para utilizar em caso duma emergência,(penso que da sasamejdom Escreveu:Viva meus Caros Amigos!
um abraço.
estando em prova ou num torneio e no caso de perder o chicote utilizava uma coisa dessas,(torna-se mais rápido )
bom por acaso na 1ª vez que precisei disso nao consegui encontrar dentro do saco da pesca,devo ter posto em qualquer lado e não me recordo.
Um era mais fino e curto e outro mais comprido e grosso, este ultimo numa saída que efectuei no barco da Hiro tive a opurtunidade de reparar num colega que estava ao lado e pescava com um desses e que se não tem feito um chicote, ia dizer mal daquilo o dia todo, era tipo yo-yo. Os Besugos vinham aos pulos.
Agora á gostos para tudo e como á varias espessuras pode ser que sejam diferentes, eu não experimentei por essa razão.
Pescador há 40 anos (comecei com 14!) já passei por várias modalidades quer de água doce, quer de água salgada.
As minhas preferências vão para a bóia e a embarcada, sendo que desde há meia dúzia de anos para cá me tenho dedicado a esta última em exclusivo.
A minha zona normal de pesca vai desde o Cabo Espichel ao Cabo Sardão.
Quanto aos elásticos quando um é que sabe, sobretudo se já experimentou. Para mim é 100% eficaz, na ferragem e no ganho de elasticidade para quem usa multifilamento. Nunca me apercebi do "poing, poing" mas isso terá também que ver com o tipo de cana utilizada, a regulação do drag... Dá muito jeito quando se pesca com baixadas de 0,28 e estralhos de 0,24.
São preferências...
-
toalhas
Exacto, depende do que se esta a utilizar, quando eu vi o outro pescador a comentar aquilo fiquei de pé atraz, no entanto o que ele tinha, era mais ou menos com 50 cm e via se que tinha muita elasticidade, no entanto 1 que me foi dada, tem á volta de 15 cm, menos elasticidade, talvez com esta ele se tivesse adaptado melhor, vai ser uma das minhas próximas experiencias para confirmar se é bom ou nãojdom Escreveu:Pois é! Falta de educação não começar pela apresentação.
Pescador há 40 anos (comecei com 14!) já passei por várias modalidades quer de água doce, quer de água salgada.
As minhas preferências vão para a bóia e a embarcada, sendo que desde há meia dúzia de anos para cá me tenho dedicado a esta última em exclusivo.
A minha zona normal de pesca vai desde o Cabo Espichel ao Cabo Sardão.
Quanto aos elásticos quando um é que sabe, sobretudo se já experimentou. Para mim é 100% eficaz, na ferragem e no ganho de elasticidade para quem usa multifilamento. Nunca me apercebi do "poing, poing" mas isso terá também que ver com o tipo de cana utilizada, a regulação do drag... Dá muito jeito quando se pesca com baixadas de 0,28 e estralhos de 0,24.
São preferências...
Se é curto e faz o papel de um chicote com 5 ou 6 braças então tem de ter alguma elasticidade, elasticidade essa que na minha optica é prejudicial na ferragem. Devido a termos uma elasticidade equivalente a 5 ou 6 braças de fio num pedaço de 30 ou 40cm.
Apenas a minha opinião, após experimentar várias manieras, até mesmo sem chicote
Apenas a minha opinião, após experimentar várias manieras, até mesmo sem chicote
partilho a mesma ideia que o Farcintra
é muita elasticidade concentrada num espaço tao curto
dai dizerem que se parece com um ioio 
é muita elasticidade concentrada num espaço tao curto