metodos a uzar para nao partir as ponteiras

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"metodos a uzar para nao partir as ponteiras"
na nova versão do site.

tomachado
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Re: metodos a uzar poara nao partir as ponteiras

Mensagem por tomachado »

Em tempos idos tambem usei a dita bolinha, mas notava que as vibrações indesejadas na linha aumentavam considerávelmente, em especial nos dias em que a corrente era mais forte, e por isso, fui-me habituando a pescar sem bolinha e hoje definitivamente não uso.
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

#-o
:shock:
Macho que é macho não usa essas foleirices pá.
Macho que é macho,usa o colarinho da camisa aberto 3 botões,valente cordão de ouro com o belo do crucifixo,palitinho no canto da boca,unháka do dedo mindinho grande, perfeitamente arranjada e da qual orgulhosamente faz uso publico para tirar Carlótas dos orificiios da cara....
Bolinhas para o verdadeiro Macho só tem 1 uso....é não é bolinhas é.......CO#&$ÕES.
Que Rrrraio de bichanices é esta agorrra nos barrrrcos pá.
#-o
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re: metodos a uzar para nao partir as ponteiras

Mensagem por Carpa Real »

Boas para todos, não sendo eu pescador de alto-mar gostaria no entanto de deixar uma dica sobre o assunto:
Nas minhas parcas saídas testei uma situação que deu bingo sobre um conselho de um amigo. A primeira vez que utilizei a bolinha a mesma por vezes prendia no nó de ligação ente o multi e o mono e acabava por afogar indo junto com a junção do nó.
Então seguindo o dito conselho, já não tive mais esse problema.
Por norma as bolas trazem o orifício muito pequeno, então com uma broca um pouquito acima da espessura do orifício alarga-se este um pouco mais e pronto acabam-se os problemas de a bola afugar quer motivado pelo nó quer pela corrente.

Boas Pescarias... :mrgreen:

Carpa Real
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

tomachado Escreveu:mas notava que as vibrações indesejadas na linha aumentavam considerávelmente, em especial nos dias em que a corrente era mais forte, e por isso, fui-me habituando a pescar sem bolinha e hoje definitivamente não uso.
Um ponto muito bem focado e que faz diferença, especialmente naqueles dias que o peixe está difícil.

Afinal apenas precisamos de estar com atenção ao que fazemos. Na primeira que recolhemos a pesca, contamos quantas voltas de manivela precisamos dar ao carreto após a entrada do nylon para que a montagem fique na posição ideal para alar o peixe para dentro. Não falha.
tomachado
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Está tudo dito amigo Ramiro, um pouco de atenção e é tudo.
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Se utilizarem a baixada de monofilamento vão notar a diferença. Quando o multi entra tudo no carreto o barulho deste a passar nos passadores é diferente do mono (mais suave). Como sabemos que o mono tem 5/7 braças temos de estar com atenção pois a pesca está a chegar. Não precisamos de contar as maniveladas, basta prestar atenção à passagem do multi para o mono e depois recuperar com mais atenção.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Rui, sem discordar de ti, discordo. :lol: :lol: :lol:

Por outras palavras, tens razão mas (há sempre um mas) o que eu quis dizer é que sabendo-se exactamente o número de maniveladas que precisas fazer para levantares a montagem da água na posição exacta para trazeres o peixe para dentro, é uma grande vantagem. Claro que, havendo prática e no caso de estares a puxar para cima peixe mais miúdo, podes relaxar um pouco a concentração e fazer a coisa a olho. Mas se estiveres a puxar um maiorzito, daqueles que já metem algum respeito mas ainda não suficiente para chamar pelo xalavar, podes acto contínuo trazê-lo para dentro do barco sem paragens ou afrouxamentos por estares à procura do início da montagem. Ou seja, a atenção está toda dedicada ao "oponente" pendurado no anzol. É assim que faço mas isto é como tudo: o que é bom ou funciona para uns, pode não funcionar para outros.
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Por isso é que a pesca é bonita.

O que para mim parece ser a melhor maneira, para outro pode não ser. É preciso é inovar e aceitar as opiniões dos outros. Eu gosto da baixada e até ao momento não me deixou ficar mal. A opinião do Ramiro também é válida e até a posso vir a aplicar, mas se a que utilizo me dá garantias mudar porquê?

Utilizem as duas e tirem as suas conclusões. :roll:
Responder