Âncora ou ferro de fundear
- bluemerlim
- Utilizador Regular
- Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm
- augusto fonseca
- Registado: sábado abr 15, 2006 11:59 pm
- augusto fonseca
O balão também é usado para fazer soltar a ancora da forma que se explica no site Katembe. A descrição é feita usando em vez da boia um bidão vazio (...quer dizer cheio de ar
) para que o ferro venha cá para cima fácilmente o barco terá de rodar rápido á volta do ferro (que está no fundo), o movimento circular do barco faz com que o balão se afunde até que a impulsão exercida pela agua se torna elevada e o barco abranda acabando o balão por voltar rápidamente à superficie para a arrastando o ferro.
Editado por Boss: link retirado
Editado por Boss: link retirado
- bluemerlim
- Utilizador Regular
boas Augusto.augusto fonseca Escreveu:Viva.
Nuno estamos a falar de coisas diferentes. Eu de fundear e tu de alar o ferro, daí não conseguir perceber o teor do teu 2º post![]()
Essa do "enterra menos" consegue-se perceber estando em mar aberto com vagas de 2m a 3m com um periodo curto e com vaga de vento à mistura
Estes Gajos são uns malandros,estão sempre a puxar por mim e a brincar com a lingua portuguesa.
E depois eu que até nem sou nada de brincadeiras(rapaz sérissimo
Apesar de me referir em tom de brincadeira,não estava mesmo a vêr onde querias chegar com o barco "enterra menos de popa" e continuo sem perceber
~
Se o Cabo estiver esticado,até percebo que o barco não tenha tanto espaço para "" bambolear"" mas isso ia afectar a poitada,por isso é k não tou a chegar lá......
Explica-me lá melhor,pois não tou a conseguir chegar ao teu raciocinio
Abraço
Nuno.
- augusto fonseca
Vamos ver se me sei explicar
Todos sabemos que um barco aproa ao vento ou à corrente consoante o + forte, ou a ambos.
Imaginemos um barco de boca aberta 5m nestas condições.
A amarra (por muita que se dê) fica sempre esticada como é normal (daí quanto + vaga e + vento houver mais amarra se deverá dar para que o ferro se mantenha no fundo).
Imaginemos ainda nesta situação (vaga e vento) que período da vaga é curto, isto é, são umas atrás das outras. Ao passar a vaga a amarra tem tendência a "puxar" o barco para baixo ou seja a "enterrar-se"
Tendo o balão preso à amarra meia duzia de braças à frente, a vaga ao passar actua primeiro sobre o balão evitando que o barco se "enterre" ou atenuando bastante esta situação. Fiz-me entender desta vez

Todos sabemos que um barco aproa ao vento ou à corrente consoante o + forte, ou a ambos.
Imaginemos um barco de boca aberta 5m nestas condições.
A amarra (por muita que se dê) fica sempre esticada como é normal (daí quanto + vaga e + vento houver mais amarra se deverá dar para que o ferro se mantenha no fundo).
Imaginemos ainda nesta situação (vaga e vento) que período da vaga é curto, isto é, são umas atrás das outras. Ao passar a vaga a amarra tem tendência a "puxar" o barco para baixo ou seja a "enterrar-se"
Tendo o balão preso à amarra meia duzia de braças à frente, a vaga ao passar actua primeiro sobre o balão evitando que o barco se "enterre" ou atenuando bastante esta situação. Fiz-me entender desta vez
- bluemerlim
- Utilizador Regular
ok.........ja lá cheguei.........
É o que faz ter costeletas alentejanas !!!
Desconheçia esse factor,secalhar por nunca termos feito essa experiençia
E então nesse caso,levanto uma questão....
Será que em caso de ondulação ou forte corrente,a boia não exerce uma maior força de atrito na agua ao ponto de elevar ou arrastar o ferro e desancorar??
È que é por essas razões e derivado a pescarmos a maioria das vezes na entrada do Estuario do Tejo ,onde para quem não sabe e não acredita ,chegamos a pescar com chumbadas de 500g e até mais,não utilizamos a boia porque achamos que a elevada corrente nos arrasta bastante sem termos a Boia........
Se utilizarmos a boia,não seremos mais arrastados ainda????
Sei que pesca tambem por esta zona e sei que sabe aonde pretendo chegar!!!!
Não seremos mais facilmente arrastados????