Ajuda sff

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda sff"
na nova versão do site.

NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Ajuda sff

Mensagem por NelsonP »

Eu não acredito nos 15 kg desse fio 0,35mm. Acredito sim que o camarada fdp lance 150gr a 70/80 mts se partir a linha :fixe: Mais que isso ela parte. Ja usei 0.35mm e já experimentei o 0,36mm que tenho num carreto sem chicote com 150gr e é o mesmo que atirar a chumbada fora :moca: O fio parte, mas lanço mais que os 80 metros
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Isso depende de muitos factores, forma de lançar, dureza da cana, a tolerância da linha á água salgada, e mais umas 1000 coisitas sem importância.
O resto são cantigas, e não há nenhum fabricante que diga o que a linha aguenta no lançamento, e isso por si só quer dizer muito, porque uma coisa é arrastar um pexeco, outra é fazer um lançamento e outra ainda é o teste "standard", portanto nem vale a pena é a olhometro e de vez em quando há que refazer os nós senão vai tudo.
Outro dia depois de tirar um robalote fui lançar e logo no arranque partiu pelo nó, era "só" um 0,50 com nó trilene e não foi o nó que se desfez.

Para quem quiser saber mais um pouco, pág. 71
http://www.relixfishing.com/getfile.asp ... 2-2013.pdf

Agora que a linha da vega é boa é.
pintassilgo
Utilizador Regular
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Mensagem por pintassilgo »

essa linha e forte peca muito e na elasticidade que e enorme.
fdp
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !
Depois de TANTAS E BOAS opiniões venho defender o meu ponto de vista ! :fixe:
Em 1º lugar quando postei não vim defender os 15.90kg que a «marca» (VEGA) declara !
Defendi sim o facto de conseguir lançar com «essa» linha com os valores que apresentei , e isso
digo por experiência própria pois não estou aqui para «inventar» !
Um nosso camarada escreveu algures atrás para eu experimentar com 3 garrafões de 5 litros !
Se for «água» DESISTO , se for «tinto» ACEITO O DESAFIO ! :hahaha: :hahaha: :hahaha:
As contas não são tão lineares como nos parece à primeira vista !
As marcas ao apresentarem valores referem-se a uma tracção «progressiva» , e não a uma
tracção «imediata» !
É ponto assente que um peixe exerce mais de 3 vezes «força» que o seu peso real dentro de agua !
TRADUZO :
A linha é óbvio que não iça 15kg a «seco» !
É óbvio também que a elasticidade da mesma não será igual se se tratar de 1m ou de 10m , logo o
ponto de «ruptura» também terá variações , e logo os «nós» também terão influencia !
Diz o camarada :
TRABALHEI COM CALMA O PEIXE , E PERDI-O ALI AOS PÉS!
Façam contas !
DuarteG
Registado: domingo nov 04, 2012 7:25 pm

Mensagem por DuarteG »

No que toca à resistência de qualquer fio, temos que ter em conta coisas triviais como a inércia do peso lá exercido. O que faz partir um fio no lançamento a maior parte das vezes será a inércia presente no chumbo. Se testarem dar 2 ou 3 passos largos antes do lançamento vao reparar que o fio nao parte tao frequentemente, a inércia do chumbo diminui e no "arranque" o fio não sofre uma força tão grande!

Em relação aos pesos, já foi tudo dito, dentro e fora de água a diferença é enorme, e quanto mais fio estiver fora da bobine mais elasticidade tem, ou seja, mais tolerância a arranques bruscos ou até a forças contínuas.
As marcas ao que referem são apenas valores de referencia que são "testados" em sistemas ideais, com poucos ou sem atritos e em condições que podem diferir muito do que se enfrenta quando se está à pesca, podendo muitas vezes parecer que afinal a linha que diz 12kg suporte 15kg na realidade ou que outras vezes chega aos 9kg e ja se foi.
Outra variàvel que muitas vezes nem nos lembramos é a temperatura ambiente. De Inverno, numa noite gelada, os fios perdem muito mais elasticdade comparativamente a um dia de verão onde se está a pescar acima dos 30ºC. Esteja o fio dentro ou fora de àgua, há alterações.

Atenção, falo tudo isto com pouca experiência de "campo", apenas tive uma cadeira chamada Física de Materiais, onde uma das matérias era precisamente hidrodinamica e tensões.

Boas pescaris e .... esqueçam lá o fio, no Discovery Channel pesca-se de muitas formas sem fios ... :music: :118:
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

:fixe: :fixe:
Responder